em ,

Bienal do Livro de São Paulo: Confira a programação do último final de semana

A 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo se encerra no dia 31 de agosto com lotação absoluta. Apesar da tão comentada falha na organização da Bienal, não há como negar que o espaço criado para a interação do público com os seus autores preferidos, com stands de desconto e palestras, é um ótimo programa para se fazer em São Paulo.
Na semana passada, a Bienal reuniu milhares de pessoas de todas as idades e classes sociais afoitas por um autografo, para ver a palestra de algum ídolo ou apenas saber o que tem de novidade no mercado editorial. Os destaques ficaram para Clarissa Clare, Kiera Kass, Harla Coben, as blogueiras Bruna Vieira e Paula Pimenta e muitos outros.
A Bienal também tem uma super programação para o final de semana do encerramento. O Ambrosia separou algumas dicas para você anotar na agenda, confere aí:
SEXTA-FEIRA, DIA 29 DE AGOSTO
O que: Sessão de autógrafos
Autor: Pedro Gabriel
Título: Eu me chamo Antônio
Editora: Intrínseca
Local e horário: estande da Intrínseca (C500) às 16h
Breve sinopse: Seja por identificação ou por simples admiração, a arte de Pedro Gabriel — que se descreve como um desenhador de palavras — ganhou a web, viralizou e se transformou em meio de expressão para os sentimentos dos mais de 840 mil seguidores (contabilizados até agora) que compartilham os “guardanapos poéticos” da página do Facebook Eu me chamo Antônio, criada em outubro de 2012. Eu me chamo Antônio é também o título do primeiro livro nacional de arte da Intrínseca, uma narrativa sobre o personagem Antônio, espécie de alter ego de Pedro.

O que: Bate papo com o autor e sessão de autógrafos
Autor: André Vianco
Título: Já publicou os livros: Os Sete, O senhor da Chuva, Sementes de Gelo, Vampiro Vol 1 e 2, O turno da noite Vol 1, 2 e 3, Vampiros do Rio Douro, O caminho do poço de lágrimas, Crônicas do fim do Mundo e a recente coleção infantil “Meu querido monstrinho”. Já foram lançados dois volumes dessa série incrível, com ilustrações do Santtos
Editora: Rocco
Local e horário: stand da Rocco 19h – distribuição de 200 senhas por evento, 1h antes do evento, no estande da Rocco (Rua H498)
SÁBADO, DIA 30 DE AGOSTO
O que: Palestra e Lançamento de “Eternidade por um fio”
Autor: Ken Follet
Editora: Editora Arqueiro
Local e horário: às 10h30 na Arena Cultural
Retirada de ingressos: À partir das 8h, no Portão 2
Breve sinopse: Durante toda a trilogia “O Século”, Ken Follett narrou a saga de cinco famílias – americana, alemã, russa, inglesa e galesa. Agora, no livro que encerra a série, Eternidade por um fio, o destino de seus personagens é selado pelas decisões dos governos, que deixam o mundo à beira do abismo durante a Guerra Fria. Uma inesquecível história de paixão e conflitos que acontece numa das épocas mais tumultuadas: a enorme turbulência social, política e econômica entre as décadas de 1960 e 1980, com o Muro de Berlim, assassinatos, movimentos políticos de massa, a crise dos mísseis de Cuba, escândalos presidenciais e… rock and roll. Do extremo sul dos Estados Unidos à vastidão da Sibéria, da isolada Cuba ao ritmo das ruas da Londres dos anos 1960, Eternidade por um fio encerra com maestria a história de pessoas que acreditaram em seus sonhos e, assim, mudaram o mundo.

Editora: Globo
Autor: Ziraldo
Lançamento: Maluquinho de família
Horário: 11h
Senhas: Retirada de senha na compra do livro

O que: Lançamento de “Batidas partidas do coração”
Autor: Bianca Brione
Editora: Record
Local: Estande da Record às 11h Sem distribuição de senhas
Breve sinopse: As batidas perdidas do coração é uma história sobre perdas e como cada um lida com elas. É o encontro atormentado entre a dor e o amor. Com uma narrativa sexy, envolvente e repleta de música, este livro traz a última tentativa de duas pessoas arruinadas que, juntas, buscam desesperadamente se encontrar.

O que: Sessão de autógrafos
Autor: Thalita Rebouças
Editora: Rocco
Horário: 13h – distribuição de 200 senhas por evento, 1h antes do evento, no estande da Rocco (Rua H498)
Breve sinopse: Autora da série “Fala Sério” e do “Era uma vez minha primeira vez”, recentemente Thalita fez uma parceria com Mauricio de Souza para lançar “Ela disse, Ele disse: o namoro”, a edição é o lançamento do livro da autora, mas com comentários da Mônica e do Cebolinha jovem.

O que: Sessão de autógrafo
Autor: Bianca Pinheiro, autora de BEAR, e Fernanda Nia, autora do Como eu realmente
Editora: Grupo Autentica
Local e horário: às 14h
Retirada de ingressos: À partir das 8h no Portão 2

O que: Sessão de autógrafo e lançamento Valente 4
Autor: Vitor Cafaggi
Editora: Panini
Local e horário: às 14h – senha por ordem de chegada

O que: Sessão de autógrafo
Autora: Sylvia Day
Editora: Universo dos Livros
Horário: 15h – estande Ed. Universo (Rua C 700)
Breve Sinopse: Escritora americana conhecida pelos best-sellers eróticos da série “Crossfire” (“Toda sua”, “Profundamente sua” e “Para sempre sua”).

O que: Sessão de autógrafo e lançamento Bidu Caminhos
Autor: Eduardo Damaceno e Luiz Felipe Garrocho
Editora: Panini
Local e horário: às 16h – senha por ordem de chegada

O que: Sessão de autógrafos
Autor: Eduardo Spohr
Editora: VERUS
Lançamento: FILHOS DO ÉDEN – ANJO DA MORTE
Local e horário: Sessão no Espaço para Autógrafos de 15h – 20h
Breve sinopse: Anjos da Morte é o segundo livro da série Filhos do Éden. Sua narrativa regressa ao século 20 para contar a gênese de Denyel, um querubim exilado, e sua trajetória no esquadrão dos anjos da morte – desde a invasão das tropas aliadas à Europa, durante a Segunda Guerra Mundial, até a queda do Muro de Berlim. Os “anjos da morte”, como ficaram conhecidos, foram originalmente recrutados a partir do Sexto Céu, com a missão de estudar de perto os confrontos humanos. Uma vez convivendo com os mortais, porém, eles acabaram por incorporar seus hábitos, vícios e tentações, o que ao longo das décadas os fez esquecer e até abandonar sua natureza celeste. Anjos da Morte é o terceiro título de Eduardo Spohr, autor best-seller com mais de 700 mil livros vendidos.
Local e horário: Sessão no Espaço para Autógrafos de 15h – 20h
DOMINGO, DIA 31 DE AGOSTO
O que: Sessão de autógrafos e lançamento de Meus 15 anos
Autor: Luiza Trigo
Editora: Rocco
Horário: 11h – distribuição de 200 senhas por evento, 1h antes do evento, no estande da Rocco (Rua H498)
Breve sinopse: Autora de Carnaval, A caixinha mágica, “As Valentinas” e agora de “Meus 15 anos” que conta a história de Bia. De acordo com as amigas, Bia é a mais inteligente e também a mais lerda, a última a entender as indiretas. Para o resto da escola, ela é a nerd. Para seu melhor amigo, ela é demais. E para o garoto mais bonito do colégio, Bia é invisível.
Mas uma grande virada está prestes a acontecer: uma superfesta de 15 anos para nenhuma princesa moderna colocar defeito e para fazer inveja ao colégio inteiro. Depois da festa, a história de Bia nunca mais será a mesma.
Em Meus 15 anos, Luiza Trigo constrói uma trama repleta de humor, ação e romance, com direito a intrigas e amizades cinematográficas.

O que: Sessão de autógrafos e lançamento de O LIVRO DOS VILÕES
Autor: Carina Rissi e Fabio Yabu
Editora: GALERA / Grupo Editorial Record
Local e horário: sessão de autógrafos no estande do Grupo Editorial Record às 11h
Breve sinopse: Nos mesmos moldes de O livro das Princesas (Galera), best-seller que vendeu mais de 30 mil cópias em seis meses no Brasil, O livro dos vilões reúne grandes nomes da literatura infantojuvenil para reescrever e adaptar para os dias atuais a história daqueles personagens que não são lembrados por atos de bondade: os icônicos vilões dos contos de fadas. Como será que se tornaram tão malvados? O passado nebuloso e a origem da maldade desses personagens podem ser conferidos neste livro, que não é tão bonzinho como seu antecessor. A história das irmãs de Cinderela é recontada por Cecily Von Ziegesar em #stepsisters – Sobre sapatos e selfies. Em Menina Veneno, Carina Rissi reinventa o passado da Rainha Má. Diana Peterfreund dá a sua versão de Malévola no conto Quanto mais afiado o espinho. E por fim, Fábio Yabu reconta a história do terrível Lobo Mau em A Menina e o Lobo.

O que: Sessão de autógrafos e lançamento de “Os Milagres de Jesus com a Turma da Mônica”
Autor: Mauricio de Sousa
Editora: Ave-Maria
Local e horário: Rua D8, estande nº B500 (Ave-Maria), das 14 horas às 15h30. Retirada de ingressos: Estande da Editora Ave-Maria.
Breve sinopse: A turminha mais alegre dos Quadrinhos gostou tanto de apresentar em forma de teatro os ensinamentos da Sagrada Escritura (Minha primeira Bíblia com a Turma da Mônica), que agora encena os principais milagres realizados por Jesus, como: a transformação da água em vinho, a cura do paralítico, a multiplicação dos pães, a caminhada sobre as águas, entre outros, contados de modo divertido para que a criançada aprenda que Jesus realizou e continua realizando muitos milagres em nossa vida.

O que: Sessão de autógrafo
Autor: Laurentino Gomes
Editora: Globo
Livro: 1808
Horário: às 15h – Retirada de senha na compra do livro
Breve Sinopse: O propósito deste livro, resultado de dez anos de investigação jornalística, é resgatar e contar a história da corte lusitana no Brasil e tentar devolver seus protagonistas à dimensão mais correta possível dos papéis que desempenharam duzentos anos atrás. ‘1808 – Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil’ é o relato sobre um dos principais momentos históricos brasileiros.

O que: Sessão de autógrafo Título: Pó de Lua
Autor: Clarice Freire
Editora: Intrínseca
Local e horário: no estande da Intrínseca a partir das 16h
Breve sinopse: Em 2011, a publicitária Clarice Freire criou no Facebook uma página discreta para reunir seus escritos e desenhos. Batizou-a como Pó de Lua, sua receita infalível “para tirar a gravidade das coisas”. Desde então, ela vem conquistando uma legião de fãs fiéis e engajados, que se encantaram com a delicadeza de seus pensamentos, seu humor sutil e o traço despretensioso, que combina desenho e até fragmentos de palavras.
Da internet para as páginas de um livro, foi mais um salto para a jovem autora recifense, de apenas 26 anos. Ela surpreende seus admiradores com uma proposta diferente. Pó de lua, o livro, tem o formato de um dos cadernos moleskine em que Clarice exercita sua criatividade. Inspirada pelas quatro fases da lua – minguante, nova, crescente e cheia –, ela trata em frases concisas e certeiras de sentimentos como a saudade, o medo, a paixão e a alegria, sempre em sua caligrafia característica, ilustradas com muitos desenhos.

O que: Sessão de autógrafos
Editora: Intrínseca
Título: Tempos extremos
Autor: Míriam Leitão
Local e horário: 18:00 – 19:30, no Arena Cultural, no painel Momento Jabuti – O escritor e sua obra estande da Intrínseca às 20h (C500)
Sinopse: O livro Tempos extremos apresenta a Míriam Leitão romancista, que transita dos flagelos da escravidão, no século XIX, aos subterrâneos do regime militar brasileiro, no século XX. A protagonista Larissa percorre diferentes momentos do tempo para desvendar os mistérios que envolvem a centenária fazenda Soledade de Sinhá, incrustada entre as montanhas de Minas Gerais. Sua família, dividida por antigos rancores, ainda lida com o sentimento dos que carregam a feridas deixadas pela ditadura, um dos períodos mais sombrios vividos no Brasil.
Serviço
23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Quando: de 22 a 31 de Agosto de 2012
Onde: Pavilhão de Exposições do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana)
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira das 9 às 22h (com entrada até 21h); sábados e domingos, das 10h às 22h (com entrada até 21h)
Ingressos: R$ 12 (segunda, terça, quarta e quinta) R$ 14 (sexta, sábado e domingo)

Participe com sua opinião!

Explorador(a)

Publicado por Thais Cunha

Crítica: "A 100 Passos De Um Sonho" não ousa nos ingredientes de sua receita

Aguente 5 minutinhos de pancadas em Pokemon Tournament