em ,

TopTop

Carambaia publica ‘Senhores do orvalho’, obra de Jacques Roumain

Livro apresenta o cotidiano do povo haitiano na luta por sobrevivência

Manuel é o protagonista de Senhores do orvalho, romance de Jacques Roumain, livro publicado pela Carambaia.

Depois de quinze anos vivendo em Cuba como cortador de cana, Manuel volta para seu povoado no Haiti e constata que a paisagem de Fonds Rouge não é mais a mesma: após décadas de desmatamento, a terra está seca, as fontes de água desapareceram, e a população padece da miséria e da fome.

Além disso, uma briga entre famílias locais criou uma rivalidade incontornável, e os moradores, que sempre trabalharam a terra coletivamente, com a tradicional “coumbite”, estavam desunidos.

É nesse contexto que Manuel surge como uma espécie de herói, para, entre a experiência adquirida com os trabalhadores cubanos e um mergulho nas tradições ancestrais, tentar unir sua gente e encontrar uma solução para a miséria.

Uma das obras fundadoras da literatura haitiana, Senhores do orvalho é uma história de valorização da cultura negra do Haiti, de sua língua, sua paisagem, sua tradição e religião, o vodu.

O romance foi lançado originalmente em 1944 e ganha agora nova edição no Brasil, pela Carambaia, com tradução de Monica Stahel.

 

Participe com sua opinião!