Screenshot 2023 08 30 at 16 18 59 Fotos Cícero Santos Google Drive
LançamentosLiteratura

“Cartas para o futuro – o amor nunca morre”: Cícero Santos escreve romance LGBTQIA+

História de dois adolescentes que atravessam os percalços de crescer em uma cidade pequena e preconceituosa

“De alguma forma, essas palavras chegarão até você para que sua vida tenha um novo sentido. Este não é apenas um livro de uma história comum, é um livro que te leva a pensar e repensar o sentido da vida.”
Trecho do livro (p. 46) 

“Uma grande mensagem de amor e respeito ao próximo”. É assim que Cícero Santos vê “Cartas para o Futuro – o amor nunca morre” (96 p.), seu livro recém-publicado pela Lura Editorial. O romance será lançado na Bienal do Rio de Janeiro, entre os dias 1º e 10 de setembro e, posteriormente, nos sites da Amazon e da editora.

“Cartas para o Futuro – o amor nunca morre” conta a história de dois jovens que moram em uma cidade pequena e, ao se conhecerem na escola, se apaixonam e passam a viver as vicissitudes de uma relação homoafetiva, em um lugar entranhado de preconceitos. Ben Smith e Cristian Miller, personagens principais do romance, vem de contextos completamente diferentes: Ben é um rapaz negro, de classe baixa e que está na escola por conta de uma bolsa de desempenho. Por outro lado, Cristian Miller é um jovem de posses, recém-chegado à cidade e cujos pais coordenam uma igreja neopentecostal.

A obra também possui uma série de personagens femininas fortes: A mãe de Ben, faxineira e viúva é quem primeiro acolhe a sexualidade do filho; Bella, a melhor amiga de Ben, cujo pai alcoólatra costuma agredi-la, mas faz vê-la os efeitos do patriarcado nas famílias; e a professora Carlota Brown, aquela que resolve tratar o tema do respeito e da tolerância em sala de aula. 

No prefácio de “Cartas para o Futuro – o amor nunca morre”, Camilly Ferreira dos Santos, filha do autor, de 17 anos, chama atenção para o fato de que “este livro é um testemunho poderoso das experiências individuais e coletivas” (p.9). Este é, sem dúvida, um traço importante do romance que, ao relatar pormenores das vidas de suas personagens, também reflete sobre questões sociais que estruturam a nossa sociedade como um todo.

Alguns temas tratados pelo livro são o preconceito de raça, cor e identidade de gênero, religiosidade, a luta para vivenciar o amor entre duas pessoas do mesmo sexo, o amor materno e a amizade verdadeira. Como disse o autor, “as fragilidades do ser humano que vive a própria essência.”

Cícero, inclusive, conta que vivenciou algumas dessas histórias como professor em sala de aula: “Uma fonte de inspiração significativa são as experiências pessoais e profissionais no momento de escuta e observação com as quais me deparei ao longo dos anos. Cada encontro, cada história de vida, tem o poder de transmitir emoções profundas e ligações valiosas. Eu encontro inspiração em minhas jornadas, desafios e conquistas, e muitas vezes enxergo potencial para transformar vivências em narrativas cativantes.”


A função da leitura: prestar um serviço à sociedade 

Cícero, além de escritor e poeta, é professor há 21 anos. Foi premiado em 2023 como um dos dez melhores escritores de poesia alagoana. Em “Cartas para o Futuro – o amor nunca morre”, ele busca devolver à sociedade as transformações que os livros trouxeram para si. “A leitura sempre foi uma parte essencial da minha vida desde criança. Através dos livros, descobri mundos fascinantes, personagens inesquecíveis e ideias transformadoras”, afirma.

Foi este lado leitor, inclusive, que despertou o escritor que vivia nele. “A experiência de ser transportado para universos imaginários despertou meu desejo de criar minhas próprias histórias e, eventualmente, me tornar um autor”, completa. 

De linguagem simples, de fácil compreensão e acessível a todo leitor, “Cartas para o Futuro – o amor nunca morre” pode ser voltado primeiramente para o público jovem, que está começando no mundo da leitura, mas vai encantar leitores de todas as idades.

O e-book estará disponível pela Amazon a partir do fim de agosto. O livro físico estará no estande da Lura Editorial, na Bienal do Rio de Janeiro, de 1º a 10 de setembro. 

Confira um trecho de “Cartas para o Futuro – o amor nunca morre”:

“O papai dizia que as estrelas eram os encantos do céu e cada uma delas tinha seu brilho e lugar diferentes, cada uma cumpria o seu papel de deixar a noite mais bonita.” (p. 18)

“O impulso de embaralhar e desembaralhar cartas sobre a mesa — tudo isso teve início a partir de um “Bom dia!”. Está gravado em cada pensamento meu, em cada parte da casa, em tudo, no cheiro do alecrim e das flores em dias quentes ao canto frenético dos pássaros formando uma orquestra sinfônica à tarde — cheiros e sons com os quais cresci e convivi durante todos os dias anteriores àquele, mas que, de repente, se transformaram e adquiriram nuances diferentes para sempre, coloridos pelos acontecimentos daquele momento.” (p.29)

“O papai dizia que as estrelas eram os encantos do céu e cada uma delas tinha seu brilho e lugar diferentes, cada uma cumpria o seu papel de deixar a noite mais bonita.” (p. 18)

Deixe um comentário

Sugeridos
“Júlia Lopes de Almeida Um Fenômeno Literário na Cena Carioca
AgendaLiteratura

Júlia Lopes de Almeida em exposição nas bibliotecas José de Alencar e Marques Rebelo, no RJ

A escritora Júlia Lopes de Almeida (1862–1934) ganha destaque na exposição “Júlia Lopes de Almeida:...

MotleyPressPhoto
LançamentosMúsica

Mötley Crüe lança versão de “Take Me To The Top”

Pela primeira vez, a versão original de 1981 lançada pela Leathür Records...

Crédito Kevin Velásquez
LançamentosMúsica

FloyyMenor lança Off The Planet

Chileno FloyyMenor lança em todas as plataformas de streaming o novo EP...

MISSAO FACÇÃO CAIPIRA
LançamentosMúsica

Facção Caipira lança single “Missão”

Dando continuidade aos lançamentos que antecedem o álbum O Retorno, a banda...

WRY POR ERIC MARQUES
LançamentosMúsica

WRY lança single “Décimo Andar” 

A banda paulista WRY apresenta em todas as plataformas de streaming o...

Brazino777 games
Lançamentos

Jogos de navegador: por que mais usuários preferem jogar online

Os jogos de navegador voltaram a ganhar espaço no entretenimento digital porque...

CMAT album option photo EURO COUNTRY Credit Sarah Doyle. (1)
LançamentosMúsica

Cmat será atração do Primavera Sound São Paulo 2026

A cantora e compositora irlandesa CMAT desembarca no Brasil em dezembro de...

rota 54
Lançamentos

“1822”: Rota 54 explora memória e mudanças da vida urbana

O Rota 54 divulgou nesta quarta-feira (7) o single “1822”, produzido no...

808 punks
Lançamentos

“Bater Cabeça e Rebolar” ganha videoclipe Anarkophunk

A banda carioca 808 Punks lançou o videoclipe de “Bater Cabeça e...

APC 3 449 Travis Shinn crop
LançamentosMúsica

A Perfect Circle lança “To Whom It May Concern”

A Perfect Circle (liderada pelo guitarrista e produtor Billy Howerdel e pelo...

Marcus Salles e Samuel Messias (1)
LançamentosMúsica

Marcus Salles lança “Ele Vai Fazer de Novo”

Dando sequência aos lançamentos de seu novo projeto audiovisual, o cantor e...

Gabriel Guedes 1 (Edifica Produções)
LançamentosMúsica

Gabriel Guedes lança clipe infantil de “Santo pra Sempre”

Gabriel Guedes apresenta uma novidade para as novas gerações. O artista lança...