Literatura

Em “País mal educado”, Daniel Barros aprofunda análise do sistema educacional brasileiro

Compartilhe
Compartilhe

O futuro do Brasil não será decidido nas reuniões do Copom, nos pregões da Bolsa ou nas profundezas do pré-sal. Ele será decidido nos milhares de salas de aula do nosso país-continente. As deficiências do ensino básico e a desigualdade de oportunidades respondem pela mais cruel e injusta fratura da vida brasileira — o equivalente moral da escravidão no século XXI.” Eduardo Giannetti.
Divulgados recentemente, os dados do Sistema de Avaliação do Ensino Básico, o Saeb, mostram, por exemplo, que apenas 4% de alunos do Ensino Médio têm conhecimento adequado das disciplinas de português e matemática. Estes resultados reforçam a existência de uma grave crise de aprendizagem, como revela o autor Daniel Barros em “País mal educado”, que chega às livrarias pela Record em setembro.
“Crianças e adolescentes vão à escola, mas não conseguem adquirir o conhecimento esperado. Para crescer mais, será preciso fazer mudanças estruturais. Essas mudanças devem envolver a disseminação pelo país de aspectos centrais em casos de sucesso de estados e municípios brasileiros. Mas também deve ter modificações mais basilares, a exemplo do que fizeram outros países que revolucionaram a educação. O livro investiga as razões para nossa crise de aprendizagem e oferece caminhos a partir de casos emblemáticos de sucesso no Brasil e em partes do mundo”, defende Daniel.
No texto, ele faz uma preciosa investigação das raízes da baixa qualidade do ensino no Brasil, incluindo uma análise do último século e o cruzamento de pesquisas de ponta, políticas públicas de sucesso e entrevistas com especialistas. Apesar de o senso comum defender que um dos maiores problemas do Brasil é a fragilidade da sua educação básica, na maioria das vezes essas conversas apenas arranham a superfície do problema — o que faz com que se criem diversos mitos e suposições.
O objetivo de Daniel é desfazer alguns dos mitos e responder ao que considera a questão central de qualquer sistema educacional: as crianças e adolescentes estão aprendendo? “Vejo um consenso cada vez maior de que nenhuma ação tem mais impacto na aprendizagem do que garantir um professor preparado para ensinar os estudantes”, argumenta Daniel. O livro mostra que existe esperança: há diversos estados como Pernambuco, Ceará, Goiás e municípios como Sobral (CE), Rio de Janeiro (RJ) e Seabra (BA) que avançaram bastante e se tornaram exemplos para o restante do país.
Daniel Barros é jornalista formado pela UFRJ e mestre em administração pública pela Universidade de Columbia, em Nova York. Como repórter da revista Exame, ganhou diversos prêmios jornalísticos, entre eles o Esso, na categoria Educação, em 2014. Trabalha atualmente como consultor de políticas públicas.

Compartilhe
Por
Cadorno Teles -

Cearense de Amontada, um apaixonado pelo conhecimento, licenciado em Ciências Biológicas e em Física, Historiador de formação, idealizador da Biblioteca Canto do Piririguá. Membro do NALAP e do Conselho Editorial da Kawo Kabiyesile, mestre de RPG em vários sistemas, ler e assiste de tudo.

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
AgendaLiteratura

‘Intermitências apenas’, da poeta Valéria Grassi, será lançado na Janela Livraria

A obra traz poesias escritas num formato inovador: entre vírgulas e com...

EntrevistasLiteratura

Beija-Flor de Concreto: Andrey Jandson conversa sobre a escrita

Livro combina sensibilidade e realismo mágico para abordar as nuances da condição...

AgendaLiteraturaTeatro

SP Escola de Teatro lança livro “Eternizar Em Escrita Preta 5”

Acontece em 21 de novembro, a partir das 19h, o lançamento do...

LançamentosLiteratura

“Futuro do Pretérito”: Lilian Dias perpassa do amor à construção da memória do país

Uma mulher sem memória, Mariana descobre um Brasil fragmentado e contraditório no...

AgendaLiteratura

Escritor brasileiro J. D. Netto é confirmado no VI Encontro Mundial de Literatura Brasileira em Nova York

Nova York vai receber um dos eventos mais aguardados da literatura brasileira...

Literatura

Dia Nacional da Alfabetização: Isa Colli dá dicas de leitura

Em 14 de novembro, celebra-se o Dia Nacional da Alfabetização, uma data...

AgendaLiteraturaQuadrinhos

Evento na Gibiteca de Curitiba celebra impacto de “O Mágico de Oz”

O projeto NA-NU na Gibiteca de Curitiba chega a sua terceira edição...