AgendaLiteratura

Escritor brasileiro J. D. Netto é confirmado no VI Encontro Mundial de Literatura Brasileira em Nova York

Nova York vai receber um dos eventos mais aguardados da literatura brasileira nos Estados Unidos: o VI Encontro Mundial de Literatura Brasileira, que acontecerá nos dias 13 e 14 de novembro no Consulado Geral do Brasil. O evento reunirá escritores, cineastas e especialistas em literatura para discussões e apresentações, promovendo um espaço de reflexão e valorização da cultura brasileira no exterior.

Entre os convidados de destaque, está o escritor brasileiro J. D. Netto, que reside em Nova York e é conhecido por suas obras de ficção. Netto foi especialmente convidado pela organização do evento para participar de uma palestra sobre a construção de personagens na literatura de ficção, que acontecerá no dia 14 de novembro, às 10h. Em suas palavras, o autor considera uma honra poder compartilhar sua visão com a comunidade brasileira nos Estados Unidos.

“É uma honra poder inspirar a comunidade brasileira nos Estados Unidos por meio da literatura. A verdade vive na ficção. A fantasia é um testemunho daquilo que realmente está em nós. Será um momento super interessante e informativo”, afirma J. D. Netto.

Durante sua participação, Netto abordará a influência do psicológico humano na criação de personagens. Segundo o autor, personagens literários são frequentemente espelhos do comportamento e da determinação humana. Ele explica que a construção de um personagem fictício vai além de simples características físicas ou comportamentais; trata-se de explorar como o psicológico do ser humano se reflete em suas ações e decisões dentro da narrativa.

“Vou falar sobre como o psicológico do ser humano influencia na criação dos personagens e como eles se tornam símbolos do nosso comportamento e determinação. Vai ser bem interessante”, acrescenta o autor.

No evento, Netto também fará paralelos com seu novo livro, Do Outro Lado do Oceano, previsto para lançamento em 2025, que conta a história de um romance de um brasileiro-americano indocumentado.

O evento oferece uma programação diversificada, incluindo debates sobre a comunidade LGBTQI+ no cinema brasileiro, exibições de filmes e discussões sobre a língua portuguesa como ativo político. No entanto, a palestra de Netto promete ser um dos pontos altos, especialmente para os entusiastas da literatura de ficção, que poderão entender melhor como a psicologia humana influencia os enredos e personagens que tanto cativam os leitores.

O Encontro Mundial de Literatura Brasileira em Nova York é uma iniciativa da Academia Internacional de Literatura Brasileira e conta com o apoio do Consulado Geral do Brasil e patrocinadores como a Alencar Family Foundation e a Underline Publishing. Além de oferecer uma oportunidade única para o público brasileiro nos Estados Unidos, o evento também celebra a contribuição dos escritores brasileiros que ajudam a fortalecer a identidade cultural do país no exterior.

Deixe um comentário

Sugeridos
Festival em SP promove recital e bate-papo com poeta, cordelistas e repentistas
AgendaFestivaisShows

Festival em SP promove recital e bate-papo com poeta

Evento gratuito será na sede da Ucran e terá participação de Moreira...

Agenda

“Revolução na América do Sul”, clássico de Augusto Boal, estreia no Teatro Poeirinha

Marco fundador do teatro épico no Brasil, a obra “Revolução na América...

Literatura

Cinco autores nordestinos

A literatura nordestina contemporânea não cabe em uma única chave temática. Ao...

Nicole Musafir - Crédito Elisa Maciel
AgendaTeatro

Nicole Musafir estreia “Para Quem Não me Conhece” em Ipanema

Aos 6 anos, ela já escrevia canções. Aos 30, precisou descobrir por...

AgendaTeatro

Centenário da atriz Berta Loran é celebrado na peça inédita “Berta – Minha vida por um palco”

Uma das grandes comediantes do país, a atriz Berta Loran (1926-2025) terá...

Tudo Que a Boca Come - Foto Fernanda Luz
AgendaDança

“Tudo Que a Boca Come” no Sesc Pompeia

O espetáculo reflete sobre a rotina dos entregadores de delivery, que atravessam...

AgendaArtes Visuais

Tudo Preto: uma re_vista

Em 2026, a peça “Tudo Preto: uma re_vista” marca o centenário de...

AgendaTeatro

Livia La Gatto apresenta seu premiado solo de comédia Neyde Pistola

O espetáculo venceu o Prêmio de Humor 2026, na categoria de melhor...

AgendaArtes Visuais

Amazônicas: poéticas femininas no CCBB RJ

A Amazônia é um território historicamente marcado por mulheres protagonistas, pioneiras e...

AgendaArtes VisuaisAstrosMúsica

Mostra sobre RM, líder do BTS, abre retirada de ingressos gratuitos

Exposição “A Arte de Ser Humano — RM: The Human Behind the...

AgendaTeatro

Feliz Ano Velho, de Marcelo Rubens Paiva, ganha versão musical

Com direção de Gustavo Barchilon e adaptação de Marilia Toledo, espetáculo conta...

AgendaSem categoria

Game da Memória cria reflexão sobre envelhecimento

Com direção de Verônica Gentilin, espetáculo propõe uma inversão do olhar para...