O escritor Matheus Borges (@matheusmedeborg), que foi vencedor do Prêmio Odisseia Literatura Fantástica em 2023, além de ser finalista dos Prêmios Açorianos com “Mil Placebos”, agora anuncia seu novo livro, “Frankito em Chamas”. O romance traz a história de um roteirista de cinema que visita um pequeno balneário no litoral do Uruguai, onde está sendo rodado seu próximo filme, e sairá pela editora Todavia.
Diferente de “Mil Placebos”, que discute saúde mental e relações em meio ao capitalismo tardio e à internet, a nova obra explora mais o convívio social, principalmente entre amigos. Segundo o autor, o projeto começou a ser elaborado em 2021, no auge do isolamento social provocado pela pandemia, mas com a intenção de abordar justamente o oposto da solidão e o mal-estar que marcaram o período. “Nesse sentido, a privação me fez olhar para o contato humano com doses iguais de estranheza e melancolia – isso transparece nas páginas deste livro.”, afirma. “Frankito em Chamas” foi desenvolvido enquanto seu projeto de Mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), cuja defesa e aprovação aconteceram em 2023, dois anos após ele começar a trabalhar na ideia inicial.
Nascido em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, em 1992, Matheus Borges é graduado em Realização Audiovisual pela Unisinos e mestre em Estudos Literários pela UFRGS. Atuou como roteirista em “A Colmeia”, longa-metragem vencedor de cinco prêmios na edição de 2021 do Festival de Cinema de Gramado. Em 2022, publicou seu primeiro livro, o romance “Mil Placebos”.
Comente!