LançamentosLiteratura

Expressão Popular lança “Operação Lava Jato”

Compartilhe
Compartilhe

A editora Expressão Popular lança Operação Lava Jato: crime, devastação econômica e perseguição política.

Organizado pelo sociólogo Fausto Augusto Jr, pelo professor José Sérgio Gabrielli e pelo jornalista Antonio Alonso Jr é extremamente atual e é um impactante e imprescindível trabalho sobre a mais famosa e polêmica operação judicial brasileira.

O livro

O livro traz elementos para compreender essa operação que teve origem com a denúncia apresentada pelo proprietário da empresa brasileira Dunel, Hermes Freitas Magnus e a partir daí começaram as investigações que levaram aos quatro grupos criminosos que, entre 2005 e 2014, obtiveram contratos substanciais com a Petrobras e outras empresas públicas, utilizando como ferramenta o suborno massivo de funcionários e políticos. Assim, o que no início se tratou de uma investigação da Polícia Federal do Brasil com o objetivo de desmontar os planos de corrupção e lavagem de dinheiro que envolviam a Petrobras, se desenvolveu ao longo de mais de 40 fases de investigação, nas quais apareceram empresas públicas e privadas, diretores, políticos, narcotraficantes e diversos outros personagens espalhados por uma dúzia de países. Ou seja, uma estrutura extensa de corrupção, com implicação institucional e lavagem de dinheiro, e com pelo menos mil indivíduos relacionados e interagindo entre si.

No entanto, a direção das investigações tomou um outro rumo: responsabilizar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e impedir a sua candidatura. Segundo Adolfo Pérez Esquivel, argentino militante dos direitos humanos e prêmio Nobel da Paz do ano de 1980, “a Operação Lava Jato foi tão parcial e tão viciada que é difícil acreditar que em algum momento ela teve como objetivo acabar com a corrupção, resgatar a decência ou buscar a verdade. Tratou-se de uma operação política midiático-judicial – o conhecido lawfare – e teve graves consequências políticas e econômicas para o Brasil”.

O livro traz aspectos fundamentais que proporcionam uma visão rigorosa e precisa dos fatos. Os números que ele fornece são escandalosos: além da Operação Lava Jato de ter destruído a Petrobras, o setor da construção civil sofreu perdas irreparáveis, congelando a etapa iniciada de crescimento, de estabilidade e saída ao exterior. Foram perdidos 3,5 milhões de empregos entre 2014 e 2017. A implantação de novos postos de trabalho – cerca de 3 milhões – foi paralisada. Além disso, e em linha com esses números, o PIB acumulou cifras negativas e o crescimento previsto estagnou. Ao lado disso, o drama causado pela extrema-direita no poder com Jair Bolsonaro em plena pilhagem do Estado. E a sociedade sofrendo os piores flagelos deste neoliberalismo extremo, com uma polícia sem ordem e uma Justiça a serviço do poder.

Para Noam Chomsky, norte-americano, pai da linguística moderna e um dos mais respeitados intelectuais vivos do planeta, a imprensa econômica internacional reagiu, como era de se esperar, com alarme à revelação da profunda corrupção da Lava Jato de Sergio Moro, incluindo sua intervenção totalmente indevida no caso contra Lula.

No decorrer dessas investigações, e como efeito resultante, esteve presente o fantasma muito real do lawfare, a utilização da Justiça por parte da política para se desfazer de um rival. Algo que no Brasil aconteceu com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, após um julgamento que agora se demonstrou fora de toda legalidade, chegou a cumprir 580 dias de prisão acusado de corrupção e lavagem de dinheiro.

Segundo Chomsky, o grande mérito deste estudo é revelar a história oculta de como um programa que na aparência visava acabar com a corrupção foi convertido em uma arma de guerra de classes internacional, com graves consequências para o Brasil.

Abaixo, o vídeo de lançamento do livro no youtube:

Compartilhe
Por
Cadorno Teles -

Cearense de Amontada, um apaixonado pelo conhecimento, licenciado em Ciências Biológicas e em Física, Historiador de formação, idealizador da Biblioteca Canto do Piririguá. Membro do NALAP e do Conselho Editorial da Kawo Kabiyesile, mestre de RPG em vários sistemas, ler e assiste de tudo.

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
AutoralColunasLiteratura

As emoções por trás das histórias de Natal: em busca pelo real sentido da data

por Rinaldo Segundo A mesa estará posta logo, logo. Com chester, tender...

LançamentosMúsica

Laufey, for KING + COUNTRY e Riley Green embalam as festas de fim de ano

Entrando no clima das festas de fim de ano, muitos artistas lançam...

Nina por Pedro Maciel
LançamentosMúsica

Nina Camillo compartilha seu primeiro EP, ‘Nascente’

Com influências do neo soul e jazz brasileiro, a artista compartilha sua...

LançamentosQuadrinhos

“Nos braços dela”: HQ aborda economia do cuidado e sobrecarga de mulheres

Obra de Bárbara Ipê e Tatiana Achcar, publicada pelo NADA∴Studio Criativo traz,...

LançamentosLiteratura

“Futuro do Pretérito”: Lilian Dias perpassa temas que vão do amor e do afeto cotidiano

Uma mulher sem memória, Mariana descobre um Brasil fragmentado e contraditório no...

LançamentosMúsica

Wiz Khalifa une rap e dub em “Hit It Once”

Wiz Khalifa prepara o lançamento do novo álbum Kush + Orange Juice...

LançamentosMúsica

Roger Resende celebra 40 anos de carreira com EP “Sessão Autoral”

O cantor e compositor Roger Resende lança seu novo EP “Sessão Autoral”,...