LançamentosLiteratura

Ficção científica narra guerra espacial pelo controle do tempo

Compartilhe
Compartilhe

Será que algum dia conseguiremos viajar para outras dimensões? Segundo a teoria da relatividade, Albert Einstein acreditava que uma viagem seria possível pela manipulação da curvatura da gravidade entre espaço-tempo, enquanto Stephen Hawking propôs que buracos negros e de minhoca serviriam como portais. No mundo real, a viabilidade prática ainda é uma incógnita. Mas na ficção científica The Brain, escrita por Wanessa de Oliveira Grisol, leitores já podem embarcar em uma jornada espacial e temporal pelo universo. 

Neste livro, a autora se inspira nas ideias do teórico alemão e do físico britânico para narrar uma trama que desafia os limites da Física. Junto com a equipe na Universidade de Washington, o pesquisador Joe Hawk constrói uma máquina aceleradora de partículas para recriar o momento em que o Big Bang originou toda a matéria. Porém, a experiência abre um portal dimensional que desencadeia uma série de desastres naturais na Terra, além de afetar a zona controlada por Brain, o mestre e guardião do tempo que dá título à obra. 

A entidade luta para manter o equilíbrio das leis temporais frente ao desastre cósmico, enquanto seu filho rebelde, Lux, inicia uma missão para destruir as proteções do espaço-tempo estabelecidas há bilhares de anos pelo pai. É neste momento que Brain decide formar uma aliança improvável com o Doutor Hawk e outros personagens intergalácticos para salvar o multiverso de um vírus mortal e garantir a sobrevivência da humanidade. 

Como espécies, indivíduos muitas das vezes diferentes uns dos outros, usamos o princípio da dominação para sobreviver dentro de um sistema de sociedade, buscamos diversas maneiras dentro de nossas espécies para produzir a insegurança, a dúvida e o medo. Quem poderia controlar o tempo? (The Brain, p. 14) 

A guerra pelo controle do tempo resulta em uma narrativa provocadora: até onde somos capazes de ir em busca pelo poder? Entre os dilemas vividos pelos protagonistas e as referências a cientistas renomados – como o próprio nome do Doutor Hawk, inspirado em Stephen Hawking –, esta leitura diverte ao mesmo passo que convida a refletir sobre a importância da responsabilidade na exploração científica e as consequências da ambição humana.   

FICHA TÉCNICA 

Título do livro: The Brain  
Editora: Editorial Casa  
ISBN: 978-655399516-1  
Formato: Livro físico 
Páginas: 138  
Preço: R$39,00 
Onde comprar: Amazon 

Compartilhe
Por
Cadorno Teles -

Cearense de Amontada, um apaixonado pelo conhecimento, licenciado em Ciências Biológicas e em Física, Historiador de formação, idealizador da Biblioteca Canto do Piririguá. Membro do NALAP e do Conselho Editorial da Kawo Kabiyesile, mestre de RPG em vários sistemas, ler e assiste de tudo.

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
CríticasFilmesLançamentos

Crônica de uma relação passageira: amor nos tempos modernos

Ah, l’amour! O amor foi assunto de milhares, talvez milhões de filmes....

LançamentosLiteratura

100 Senna: livro ilustrado sobre Ayrton Senna ganha nova edição

Editora Arte Ensaio e Senna Brands lançam tiragens para colecionador de livro ...

LançamentosMúsica

“Dona Nega” é o novo single de Fernando Martte

Com um olhar para as relações humanas e os temas do cotidiano,...

LançamentosMúsica

Renan Barbosa lança releitura de “Pétala por Pétala”, de Chico César

O cantor e compositor paraibano Renan Barbosa, radicado em São Paulo há...

LançamentosMúsica

Banda de metal alternativo israelense Illegal Mind lança novo single “Foo!”

Em seu último single, Illegal Mind volta com humor sardônico para o...

LançamentosMúsica

Jefté lança clipe de “Efeito Borboleta”, com Rico Dalasam

A faixa, destaque do disco Poeta do Caos, ganha um visual dark...