FLIP, 01 de julho de 2009, quarta-feira.
As hordas ainda nem chegaram.
A cidade está calma, debaixo um belo sol que faz duvidar do inverno. Enquanto as mesas redondas não começam, sento à mesa redonda do Café Paraty, na esquina da pousada, pra tomar uma caipivodka. Com uma excelente trilha sonora e um pastel de camarão mais do que generoso, já sei que o Café Paraty vai ser um lugar recorrente na viagem.
As crianças se divertem com a Flipinha, na Praça da Matriz. Teatro, música e poesia – a FLIP deve ser o momento de glória de quem mora aqui. Um grupo de meninas está de máscaras cirúrgicas. Com tantos turistas, as mães devem ter mandado os filhos pra rua protegidos da gripe suína. Ou será homenagem póstuma ao Michael Jackson?
Um breve passeio à beira do cais e uma longa negociação com os barqueiros. Amanhã vou dar uma volta de barco, já que só tenho Richard Dawkins às 19:00.
A organização da FLIP sabe aproveitar as oportunidades. Os produtos já estão expostos: são canecas, camisetas, cadernetas, qualquer coisa que possa levar a logomarca do evento – e que possa ser vendida por não tão módicas quantias. Eu comprei um lindo guarda-chuva laranja, para a volta ao Rio e a chuva que deve estar caindo. Encontrei uma amiga por acaso na hora do almoço. Vamos nos encontrar muito mais vezes, porque, como disse o inglês de ontem, aqui não tem muito mesmo o que fazer, é só clock around the block.
No final do dia, retrato falado no estande do Livreiro, site das Organizações Globo dedicado à literatura, com lançamento hoje. Por fim, uma foto para o suplemento da FLIP do jornal O Globo, divulgando o lançamento do livro do Clube da Leitura da Baratos da Ribeiro, que vai acontecer na sexta-feira.
No mais, é sentar e tomar um café, vendo as pessoas irem e virem – e desequilibrarem no chão de pedras.
Por Maíra Fernandes de Melo, participando do lançamento do livro Clube da Leitura: Modo de Usar, Vol. 1, direto da FLIP 2009.
Ah, um dia estarei na FLIP.
Cobrindo também. =D
Belo texto…
O primeiro dia é o mais calmo, chega até a enganar os marinheiros de primeira viagem 🙂
Eu aproveitei o dia para comprar uma camiseta da FLIP com o diabo vermelho, excelente aquisição