Para apaixonadas (e apaixonados) por moda e que gostam de conhecer novos lugares para comprar, vale muito a pena ter um exemplar do Guia de Ateliês de Moda do Rio de Janeiro. Escrito por Marina Ivo, jornalista de formação e com MBA em Marketing, ambos pela UFRJ, o guia traz uma conversa despretenciosa com as leitoras – digo leitoras, pois Marina trata a pessoa que está lendo como se fosse uma amiga -, em um clima bem informal. Além disso, o formato do livro deixa que o mesmo seja levado na bolsa para explorar os lugares citados nele.
Ele começa com a explicação da autora para sua ideia e mostra a classificação de cada ateliê, por faixas de preço: $ – bom, bonito e barato; $$ – abrindo a carteira; e $$$ – o céu é o limite.
Assim, a leitora já tem uma ideia de o quê a espera antes de se aventurar a conhecer o lugar. O guia ainda divide os ateliês por capítulos/bairros (da Zona Sul, diga-se de passagem), fazendo uma pequena introdução cada vez que vamos ler sobre as lojas daquela região. Em cada apresentação dos ateliês, ficamos sabendo de informações valiosíssimas sobre os estilistas e/ou designers, da marca em si, do ambiente e ainda o endereço, telefone e demais contatos; horário de atendimento (e se precisa agendar visita), se aceita cartão ou cheque, além de dinheiro. Dá a contação dos cifrões ($, $$ e $$$), mas vai além, indicando iguariais gastronômicas em lugares por perto. No fim de cada capítulo, podemos conferir os endereços dos lugares citados para experimentar as sobremesas, comidinhas e bebidas sugeridas pela autora.
Lendo o livro dá uma vontade de pegar a bolsa e começar a bater perna pela cidade desbravando os ateliês citados no guia. Além disso, dá pra ler de cabo a rabo em uma simples sentada, pois além de ser fininho, o livro tem um linguagem informal (papo de amiga, como já disse) e faz a gente querer saber o quê podemos “descobrir virando a próxima esquina”. Marina Ivo consegue prender nossa atenção e deixa-nos com vontade de pegar o cartão de crédito e ir às compras.
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