Guia de Ateliês de Moda do Rio de Janeiro, de Marina Ivo

Ambrosia Literatura Guia de Ateliês de Moda do Rio de Janeiro, de Marina Ivo

Guia de Ateliês de Moda do Rio de Janeiro, de Marina Ivo | Literatura | Revista AmbrosiaPara apaixonadas (e apaixonados) por moda e que gostam de conhecer novos lugares para comprar, vale muito a pena ter um exemplar do Guia de Ateliês de Moda do Rio de Janeiro. Escrito por Marina Ivo, jornalista de formação e com MBA em Marketing, ambos pela UFRJ, o guia traz uma conversa despretenciosa com as leitoras – digo leitoras, pois Marina trata a pessoa que está lendo como se fosse uma amiga -, em um clima bem informal. Além disso, o formato do livro deixa que o mesmo seja levado na bolsa para explorar os lugares citados nele.

Ele começa com a explicação da autora para sua ideia e mostra a classificação de cada ateliê, por faixas de preço: $ – bom, bonito e barato; $$ – abrindo a carteira; e $$$ – o céu é o limite.

Assim, a leitora já tem uma ideia de o quê a espera antes de se aventurar a conhecer o lugar. O guia ainda divide os ateliês por capítulos/bairros (da Zona Sul, diga-se de passagem), fazendo uma pequena introdução cada vez que vamos ler sobre as lojas daquela região. Em cada apresentação dos ateliês, ficamos sabendo de informações valiosíssimas sobre os estilistas e/ou designers, da marca em si, do ambiente e ainda o endereço, telefone e demais contatos; horário de atendimento (e se precisa agendar visita), se aceita cartão ou cheque, além de dinheiro. Dá a contação dos cifrões ($, $$ e $$$), mas vai além, indicando iguariais gastronômicas em lugares por perto. No fim de cada capítulo, podemos conferir os endereços dos lugares citados para experimentar as sobremesas, comidinhas e bebidas sugeridas pela autora.

Lendo o livro dá uma vontade de pegar a bolsa e começar a bater perna pela cidade desbravando os ateliês citados no guia. Além disso, dá pra ler de cabo a rabo em uma simples sentada, pois além de ser fininho, o livro tem um linguagem informal (papo de amiga, como já disse) e faz a gente querer saber o quê podemos “descobrir virando a próxima esquina”. Marina Ivo consegue prender nossa atenção e deixa-nos com vontade de pegar o cartão de crédito e ir às compras.

#Novidades