em

Curtos: Rejected

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=rgQqSVrkkag[/youtube]

Título: Rejected
Duração: 9:22m
Realizador: Don Hertzfeldt
Gênero: Animação
Ano: 2000
Website
: Bitter Films

Sinopse: Os trabalhos comissionados de um animador, rejeitados por seu tom cada vez mais absurdo e violento (refletindo a crise pessoal do próprio artista), acabam por perceber que todo o seu mundo animado está entrando em colapso.

O que temos a dizer: Don Hertzfeldt é um engenhoso animador californiano. Apesar de seu traço simples, suas animações – muitas vezes hilárias – já concorreram a mais de 120 prêmios no mundo todo. Seu trabalho mais conhecido é este Rejected (Rejeitados), que concorreu ao Oscar de melhor curta de animação em 2001.

Mas Rejected não é só um curta de animação, ele é uma deliciosa mistura de gêneros e linguagens. Como se fosse um mockumentary, acompanhamos vários sketches animados de Hertzfeldt que teriam sido rejeitados por emissoras de televisão e empresas de publicidade. Curtas animações bobinhas para o público infantil tornam-se encontros sórdidos, muitas vezes sangrentos. Suas vinhetas, ainda que simples, são bizarras, assustadoras e, ao mesmo tempo, deliciosas, destilando bastante humor negro a cada seguimento.

Acompanhando cada sketch, podemos ver o seu suposto estado de espírito seguindo numa espiral tão negativa que o mundo animado de seus personagens (numa viagem metalinguística bastante interessante) começa a se despedaçar. Após o final apoteótico do curta, fica o pensamento de que, apesar de simples, não é qualquer um que pode executar uma idéia dessas com tanta maluquice e inteligência (e sem qualquer efeito computadorizado, ha!).


[xrr rating=5/5]

alguém opinou!

Deixe sua opinião!
  1. Ja tinha visto Rejected antes, em alemão. Um pequeno clássico da net. O final desagregador é a metáfora perfeita pra o possível resultado da contínua estagnação da sociedade humana. Ou, talvez seja apenas uma fucking maneira de se terminar uma narrativa como essa.

Deixe sua opinião