Diversos recursos foram criados ao longo dos anos para garantir a integridade física e moral das pessoas LGBTQIA+, no entanto em pleno século 21 ainda são vistos cenas de violações perversas e adversas aos direitos dessa comunidade. Como forma de manifestar contra o retrocesso e agregar para a literatura brasileira, o escritor Ivan Jr. se propõe a desmistificar assuntos relacionados à sexualidade com o livro “Irresistíveis Ilusões – Intenções”.
A trama é ambientada nos anos 2000 e o artista explora os estigmas e preconceitos presentes nessa época. Na história acompanhamos Igor e Murilo lidando com a fase da universidade, e paralelamente, com questões que giram em torno de sua sexualidade. Reunindo os elementos fortemente populares naqueles anos, o artista convida os leitores para uma jornada de reflexão por meio do romance que conversa sobre pluralidade sexual, pluralidade corporal, saúde mental, autoconhecimento e medos.
“Mesmo ambientado há anos, o livro é necessário para um momento tão delicado e com fortes índices de retrocesso para a comunidade”, Ivan Jr. iniciou sua a escrita de histórias durante o Ensino Médio, a qual escrevia em um caderno narrativas românticas para seus amigos lerem. “O manuscrito de 2006 tem como pano de fundo um período em que ser LGBTQIA+ no Brasil era menos confortável do que hoje, desde a fase de se entender uma pessoa não-heterossexual, refletindo nos dilemas de uma sociedade que não abordava o assunto. Reviver esses momentos por meio da ficção, reacende o interesse de lutar para não permitir que nossos direitos sejam retirados e/ou violados novamente”, reflete o artista.
Lançado em 2022 pela Editora Flyve, “Irresistíveis Ilusões – Intenções” é uma trama sobre dois jovens que durante o período de graduação em psicologia descobrem quem realmente são. Porém, por pressão social e medo, optam por manter as aparências no sigilo como forma de se protegerem de possíveis consequências devido a suas orientações sexuais.
A literatura foi a manifestação artística que Ivan Jr. encontrou de misturar a ficção com realismo, para ressaltar a sociedade da sensibilidade que poderia existir nos crescentes debates sobre direitos LGBTQIA+. No momento, o artista se prepara para lançar a sequência da história.
Sinopse de Irresistíveis Ilusões – Intenções:
Iniciar a graduação em psicologia parece ser o primeiro passo de Igor em direção à liberdade. Só que nada é fácil para quem sequer confia em si mesmo, pois, além de inseguro com a própria aparência, ele ainda busca modos de lidar com a sua orientação sexual. E tudo se complica ainda mais com a chegada do misterioso e encantador Murilo, seu colega de sala, por quem ele se apaixona instantaneamente. Murilo é um daqueles homens que atraem a atenção de todas as mulheres por onde passam, o que lhe dá a impressão de que pode ficar com todas que ele quiser. Porém nem mesmo os pensamentos mais absurdos de Igor poderiam fantasiar o que há por detrás das camadas em que Murilo se esconde.Vivendo em conflito interno, entre ser quem esperam que eles sejam e quem realmente são, Igor e Murilo optam por manter as aparências, protegendo-se das consequências que possam surgir, caso os segredos que mantêm venham à tona. Mas isso está cada vez mais difícil de fazer com a presença de um na vida do outro. E ambos vão precisar lidar com suas inquietações, contudo, cada vez mais confusos, se envolvem em joguinhos complicados, buscando por respostas. Será que tudo não passa de ilusão? Enfrentando quem são e o que esperam deles, Igor e Murilo desatam num caos de atos inconsequentes, movidos por seus medos, envolvendo-se em confusões que podem levá-los por caminhos improváveis.
Sobre Ivan Jr:
Nascido em 01 de junho de 1988, em Campos dos Goytacazes (RJ), o geminiano Ivan Junior sempre gostou de utilizar a força das palavras para se expressar, fossem elas escritas ou ditas. Criativo, utilizou desde criança a sua versatilidade para transitar entre o drama, com brincadeiras em que a imaginação fluía por personagens diversos com quem interagia, criados para que ele pudesse lidar com as situações que lhe permeavam a vida. Escreveu histórias romanceadas em cadernos, lidas por colegas da escola, tendo como ênfase personagens gays. Seus primeiros romances foram escritos para sites homoeróticos, em que buscava uma história romântica e com continuidade, material que serviu de base para seu primeiro livro, Irresistíveis Ilusões — Intenções.
Comente!