Lançamento de Refluxo, de Angela Ribeiro

Prestes a completar uma década de sua escrita, a atriz e dramaturga Angela Ribeiro realiza uma publicação inédita de “Refluxo” em parceria com a Editora Patuá no IBT (Instituto Brasileiro de Teatro), no dia 16 de dezembro, às 20h. O lançamento também celebra a obra que em 2018 liderou as indicações ao renomado Prêmio Shell…


Captura de tela 2025 12 09

Prestes a completar uma década de sua escrita, a atriz e dramaturga Angela Ribeiro realiza uma publicação inédita de “Refluxo” em parceria com a Editora Patuá no IBT (Instituto Brasileiro de Teatro), no dia 16 de dezembro, às 20h.

O lançamento também celebra a obra que em 2018 liderou as indicações ao renomado Prêmio Shell de Teatro: Melhor Autoria, Cenário e Direção. Sendo os ganhadores do prêmio pela dramaturgia de Angela Ribeiro e Cenário, que foi concebido pelo também diretor do espetáculo Eric Lenate

Escrito no Núcleo de Dramaturgia do Sesi — onde Angela também é professora no curso de pós graduação em Dramaturgia — a autora conta que Refluxo nasceu de uma inquietação: como dar forma às pequenas violências cotidianas, à moralidade opressora e ao silêncio que muitas vezes engole aquilo que ainda insiste em viver? No centro da história, Dário, um ascensorista que atravessa um dia aparentemente comum, mas permeado por obstruções, choques, quedas e pequenas tentativas de preservar a esperança — mesmo quando tudo ao redor parece corroer.

A dramaturgia constrói um ambiente de tensão íntima e social entre as personagens: diálogos que se chocam, ruídos que se sobrepõem, vidas que se encontram no ínfimo espaço de um elevador e revelam uma sociedade que oscila entre a violência extrema e a generosidade conveniente. Refluxo é esse incômodo — uma espécie de ardor moral que precisa ser expelido para que possamos seguir respirando.

No prefácio, a dramaturga Sílvia Gomez aponta o gesto essencial da obra: Angela Ribeiro escreve porque observa o mundo e não se conforma. Sua dramaturgia é amorosa e, por isso mesmo, machuca. Suas personagens ferem porque são atravessadas pela vida; porque existe sempre um pássaro — simbólico e real — tentando sobreviver em meio ao concreto. “Eu cavei um buraco no peito e enterrei um pássaro, mas eu o enterrei vivo”, diz Dário. Em Refluxo, o pássaro ainda está vivo. 

A publicação celebra esse movimento: do palco para o papel, da cena para o leitor. É o registro da dramaturgia como experiência sensorial, política e profundamente humana.

Nos eventos de lançamento, os livros estarão à venda e a autora estará presente para sessão de autógrafos. No dia 16 de dezembro, no IBT (Instituto Brasileiro de Teatro) , o evento também contará com um bate-papo entre Angela Ribeiro e o diretor Eric Lenate, responsável pela primeira encenação de Refluxo. 

SINOPSE

Dário é um ascensorista que trabalha num prédio de classe média onde todos acham que suas próprias inquietudes são sempre as mais insuportáveis. Naquele dia, dois acidentes atravessam o seu trajeto até o trabalho. Uma obstrução nas linhas do metrô e um pássaro que cai do ninho na porta do prédio. Uma espécie de esperança que ele tenta preservar nesse cotidiano permeado por moradores que transitam entre o extremo da violência e a conveniente generosidade. Refluxo é um incômodo, um ardor humano. Uma necessidade de expelir o que de mais indigesto a sociedade tem nos oferecido: a violência moral.

ANGELA RIBEIRO

Nasceu em Belém do Pará em 1975 e veio para São Paulo logo depois de se formar em Comunicação em 1999. Quase se formou em psicologia, formou-se em cênicas na EAD, USP, com passagem pelo CPT. Formou-se em dramaturgia pelo Sesi onde hoje é professora. E foi lá que escreveu “Refluxo”, peça montada em 2017 e vencedora do Prêmio Shell em 2018. Além de atriz e dramaturga, é mãe de Joca e Bento, seus maiores poemas. Gosta de falar sobre coisas consideradas cafonas como sonhos e amor.  Gosta muito de cozinhar discotecando para os amigos. É fã dos anos 80 e das celebrações regadas a vinho. Evoé.

SERVIÇO

Lançamento – Refluxo, de Angela Ribeiro 

16 de dezembro, às 19h30.

Local: IBT (Instituto Brasileiro de Teatro) –   Av. Brigadeiro Luís Antônio, 277 

Pombo Correio Assessoria de Comunicação 

Douglas Picchetti e Helô Cintra

(11) 9 9814-6911 | (11) 9 9402-8732

Rua Castro Alves, 457 – 32 | Aclimação – SP


Deixe um comentário