AgendaLiteratura

Escritor e dramaturgo Aramyz lança seu livro no Espaço Garganta

“Só as Hienas Matam Sorrindo”

Dramaturgo e escritor, Aramyz está entre os 16 autores convidados pela editora para lançar a coleção anti-fascista “Burguês Assustado”, a partir de uma chamada  nacional,  que nasceu para responder “De qual lado da história você está?”

Deterioração do indivíduo é a tônica das personagens de seus contos-monólogos

“Só as hienas matam sorrindo” é o retrato de um país, que não se importa com a degradação dos espaços habitados por seus personagens, na maior parte marginais, ou em condições de total miséria humana. Exclusão, violência e marginalidade, Aramyz não faz concessões, as personagens corrompidas pelo desvio moral e ético revelam situações carregadas de brutalidade.

O esgotamento da “humanidade” das personagens escancara a violência e a crueldade ao leitor em 21 contos, em forma de monólogos.

O autor, que é também dramaturgo-convidado do Cemitério de Automóveis, em seu livro de estreia ignora a norma culta, só usa a letra maiúscula quando fala de Deus ou alguma outra entidade religiosa, abole parágrafos e maltrata a gramática sem nenhum pudor.

Aramyz chegou a ser demitido depois de um de seus patrões ler sem ser convidado a um dos contos dele, foi agredido fisicamente com um apertão no braço e recebeu cartão vermelho.

Este choque não foi capaz de conter a sua narrativa que ganhou força com a ousadia e as regras quebradas de Nelson Rodrigues, Plínio Marcos, o contato com o conto “Papai do Céu” do livro “Balé Ralé, de Marcelino Freire, com quem fez uma oficina de escrita,  e as Oficinas de Dramaturgia realizadas no Espaço Cemitério de Automóveis, por Luca Mayor e Marcos Gomes, foram os aliados  para que o autor descobrisse sua voz autoral, e mantivesse a coragem de resistir e continuar a escrever.

O livro de estreia de Aramyz traz o retrato de um país, que não se importa com a degradação dos espaços habitados por seus personagens, na maior parte marginais, ou em condições de total miséria humana.

Entre os personagens que habitam a literatura deste maldito, encontramos moradores de rua, desempregados, presidiários, pedófilos, homofóbicos, machistas, racistas, fascistas, policiais corruptos, evangélicos, etc.

Para o dramaturgo Mario Bortolotto, que assina o prefácio, o livro de Aramyz “é escrita pesadelo é pra quem tiver disposto a aguentar o tranco.”

Sobre o autor

Com formação eclética, Aramyz passou pela Fundação das Artes em São Caetano do Sul, é licenciado em Letras e também em Pedagogia, com pós em Medida Socioeducativa. Este baiano umbandista, filho de mãe cafuza evangélica, é um contestador nato e costuma dizer que seus contos são seus gritos sociais.

A Editora Urutau nasceu para cantar as horas diante das páginas. Nos últimos cinco anos já publicaram mais de 350 livros sem qualquer custo para os autores e as autoras.

Hecatombe, selo político da Editora Urutau, tem como objetivo a discussão de temáticas múltiplas e contemporâneas.

A coleção Burguês Assustado é fruto de uma antologia intitulada “Não há nada mais parecido a um fascista do que um burguês assustado”, do selo político Hecatombe.

Serviço:

Lançamento 19/02 – a partir das 19h

Livro : “só as hienas matam sorrindo ”, de Aramyz

Prefácio: Mario Bortolotto

Páginas: 144 – R$ 45,00

Espaço Garganta

Rua Doutor Cesário Mota Junior, 277 ( sobreloja ) – Vila Buarque – SP.

prox. Estacão Mackenzie do metrô

Deixe um comentário

Sugeridos
AgendaArtes VisuaisAstrosMúsica

Mostra sobre RM, líder do BTS, abre retirada de ingressos gratuitos

Exposição “A Arte de Ser Humano — RM: The Human Behind the...

AgendaMúsicaShows

Flávio Venturini comemora 50 anos de carreira com show no Rio

Bastidores, hinos da MPB no Circo Voador Cinco décadas dedicadas à criação...

LançamentosLiteratura

Escritor Douglas Robberts lança “Meninos avessos, duendes travessos”

Nova obra de Douglas Robberts apresenta o encontro inesperado entre dois meninos...

Agenda

Los Bodegueros lançam álbum de estreia Rio Habana em conexão histórica entre o samba e os ritmos cubanos

Projeto FOI gravado entre  Rio e Havana conta com participações de Áurea...

LançamentosLiteratura

Christian Araújo leva personagens trans a uma Belém distópica em Não Sou um Diário

Escritor e cineasta paraense mistura poesia, ficção científica e cultura pop em...

Agenda

Paço Imperial realiza seminário sobre a produção artística do Nordeste

Com o objetivo de refletir sobre a produção artística da região Nordeste...

LançamentosLiteratura

Romance premiado sobre violência contra a mulher percorre Sesc RJ

Selecionado pelo Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar, “Açougueira”, de Marina Monteiro,...

AgendaSem categoria

Poema Suspenso para uma Cidade em Queda na Funarte SP

Ainda sem uma posição sobre um novo terreno para o Teatro de...

Agenda

‘Dia de Festa’no Teatro Sabesp Frei Caneca

A criançada pode esperar muita brincadeira, diversão e interatividade nos shows que...

AgendaTeatro

“Lábios que Beijei”, adaptação da obra de Aguinaldo Silva, estreia no Teatro Laura Alvim

Adaptação inédita de Júlio Kadetti, supervisionada pelo próprio Aguinaldo Silva, apresenta no...

AgendaTeatro

“O Filho das Mães” em Ipanema

Comédia escrita há mais de duas décadas retorna aos palcos pela primeira...

AgendaTeatro

“O Espírito da Coisa” estreia na Tijuca

A moralidade e o desejo entram em rota de colisão em uma...