LançamentosLiteratura

Livro Comicidades e Palhaçarias Negras é lançado com textos de artistas e pensadores

Livro mockup1

Reunir pesquisas e seus respectivos pesquisadores em uma obra sobre o universo da palhaçaria negra é o objetivo do Coletivo Catappum! em sua primeira publicação. Com lançamento no próximo dia 18 de fevereiro, terça-feira, a partir das 18h, no Boteco da Dona Tati, no bairro da Barra Funda, em São Paulo (com a Roda de Samba do grupo 4 Goles de Samba), o livro COMICIDADES E PALHAÇARIAS NEGRAS traz em suas páginas textos, ensaios e artigos inéditos de 21 artistas e pensadores.

Organizado pelos integrantes do Coletivo Catappum! Chico Vinicius, Fagner Saraiva e Mafalda Pequenino e apresentação de Reginaldo Carvalho – Doutor em Artes Cênicas pela Universaidade Federal da Bahia e pela l’Universite Paris Nanterre (França), e atual líder do Grupo de Pesquisa e Extensão em Circo Negro e Comicidade Negra e coordenador das Jornadas de Pesquisa em Circo Negro do Brasil – COMICIDADES E PALHAÇARIAS NEGRAS tensiona e expande a bibliografia nacional sobre a contribuição dos artistas negros(as) na configuração da cena circense e de comédia brasileira.

A primeira edição de COMICIDADES E PALHAÇARIAS NEGRAS teve apoio da 42ª edição do Edital de Fomento ao Teatro para Cidade de São Paulo e contará com dois mil exemplares distribuídos gratuitamente. Os 21 autores dos textos, ensaios e artigos vem de diferentes estados brasileiros: Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

Com 256 páginas, o livro conta com cinco capítulos: Exu, Terreiros, Festas e Alegria; Risos Ancestrais de Pretos(as) Velhos(as); Onde Gargalham as Culturas Populares; Experiências Contra Estereótipos e Humor Racista; e Encruzilhada de Nomenclaturas.

20 textos em cinco capítulos

O primeiro capítulo Exu, Terreiros, Festas e Alegria conta com os textos Palhaçaria de Terreiro – Máscara vermelha, máscara preta: código, mascaramento ou a menor máscara do mundo, da artistaAntonia Vilarinho; Do Nariz vermelho à Careta de palhaça, da artistaRaquel Franco Almeida também conhecida como Palhaca Keke Kerubina; e Exu, Alegria e Comicidade Negra, da artista e educadoraVanessa Rosa.

Já Risos Ancestrais de Pretos(as) Velhos(as), o segundo capítulo do livro, traz quatro textos. Benjamim de Oliveira: meu conterrâneo, meu malungo, do pesquisador e crítico teatralGuilherme Diniz; Quizumba: Uma reverência aos que vieram antes, da artistaLoi Lima (integrante dos grupos Palhaços Sem Fronteira Brasil e Doutores da Alegria); O que a vida de Benjamim de Oliveira me ensina, do ator e palhaçoWildson França; e Festival de Palhaçaria Preta Orum AiyêAquilombar, Protagonizar, Transformar nossas histórias pelo caminho da palhaçaria, do artista circense e ativista da cultura negra Marcelo Marques e da artista visual Raquel Rocha.

O terceiro capítulo, Onde Gargalham as Culturas Populares, conta com mais quatro textos. A artista Cida Almeida escreve O que é Ostheografia?, enquanto o artista circense Vinícius Santana Oliveira e a professora adjunta da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia Evani Tavares Lima abordam o tema Samba e Circo – A graça no centro da roda. Comicidade Negra – De quebrada para quebrada, o ritual do riso, do artista Valmir Sant’Anna (Palhaço Torradinho); e Quando pessoas negras riem, do historiador, pesquisador e artista Salloma Salomão completam

Experiências Contra Estereótipos e Humor Racista é o título do quarto capítulo e conta com cinco textos. Palhaçaria negra faz graça na cara do racismo e mostra o outro lado do humor, do jornalista Juca Guimarães com edição de Flávia Ribeiro; Palhaçaria negra: caminhos de um jogo salutar, da artista Juliene Lellis; Sobre as disputas da representação do(a) negro(a) nas artes cênicas – Que cruzam a rotado Coletivo Catappum, desembocando nos caminhos abertos da Palhaçaria Negra, do artista e organizador do livro Chico Vinicius; Palhaçada Insurgente, do ator, palhaço, compositor, diretor, curador, dramaturgo e professor em artes Heraldo Firmino; e As culturas populares negras na imprensa e nas mídias, dos artistas e organizadores da publicação Chico Vinicius, Fagner Saraiva e Mafalda Pequenino.

O último capítulo Encruzilhada de Nomenclaturas traz ao leitor mais três textos. Lugares ocupados por artistas negros no circo, da artista e organizadora do livro Mafalda Pequenino; De que lado você quer rir? A importância do protagonismo negro nas artes circenses, da diretora, arte-educadora e palhaça Ana Luiza Bellacosta (Palhaça Madame Frôda); e O que é o Circo Negro? – Uma pergunta sankofiana e notas sobre pesquisas em comicidades negras, de Reginaldo Carvalho.

Comicidades negras

Chico Vinicius e Fagner Saraiva, integrantes do Catappum e organizadores do livro, contam que quando nomearam de Palhaçaria Negra a linha de pesquisa e trabalho do grupo, ouviram que “palhaçaria só existia uma”. “Seguimos nossos caminhos e encontramos outras coletividades e artistas que estavam usando a mesma nomenclatura. Mais tarde tivemos o conhecimento do conceito amplo de comicidades negras e tivemos a certeza de que não estávamos sozinhos”, explica Fagner.

Os dois então viram que era o momento de reunir essas pesquisas em uma publicação, registrar os nomes desses coletivos, artistas, ancestrais e saberes nas páginas de um livro, já que nas escolas e universidades de artes que frequentaram, se depararam com a invisibilidade de artistas cômicos(as), palhaços(as) e pensadores(as) negros(as).

“Acreditamos que esse livro possa suprir as ausências que surgiram na nossa formação, servindo como referência aos novos artistas de comicidades e palhaçarias, iluminando outros fazeres do riso, que não somente os eurocêntricos. E também como apoio para professores, diretores, dramaturgos, roteiristas e pesquisadores no conhecimento das cosmovisões afro-indígenas, alargando seus procedimentos pedagógicos”, aponta Chico.

Serviço:

COMICIDADES E PALHAÇARIAS NEGRAS

Coletivo Catappum!

Lançamento

18 de fevereiro, terça-feira, das 18h às 22h30.

Boteco da Dona Tati – Rua Conselheiro Brotero, 506 – Barra Funda, São Paulo.

Ficha técnica:

15,5 x 23 cm | 256 páginas | P&B

2 mil exemplares

Distribuição gratuita

PDF disponível no perfil do Instagram @cata.ppum

Organização – Chico Vinicius, Fagner Saraiva e Mafalda Pequenino. Apresentação – Reginaldo Carvalho. Capa Ilustração – Marcos Fellipe Sales. Diagramação – Felipe Ferreira. Revisão – Ana Silva. Criação do Sumário – Reginaldo Carvalho e Coletivo Catappum! Assessoria de Imprensa – Nossa Senhora da Pauta.

Deixe um comentário

Sugeridos
Os livros marcantes de Zuenir Ventura
ListasLiteratura

Os livros marcantes de Zuenir Ventura

Ao longo de sua trajetória como jornalista e escritor, Zuenir Ventura (1931–2026)...

Zuenir Ventura
AstrosLiteraturaNotícias

Memória brasileira e a trajetória de Zuenir Ventura

Existe um tipo raro de jornalista que consegue transformar a pressa do...

Camaleonica256009 HQ @julia giros
LançamentosMúsica

Camaleônica convoca a reconciliação popular em “Aquelas Coisa”

Com um discurso direto e urgente às vésperas do período eleitoral, a...

Manu lafer
LançamentosMúsica

Manu Lafer lança “Música Mulher”

Já está disponível nas plataformas digitais Música Mulher, novo álbum do compositor, cantor...

Faouzia Divulgação
LançamentosMúsica

Faouzia viralizou no Brasil com “Unethical”

A cantora e compositora marroquino-canadense Faouzia vem conquistando uma legião de novos...

MotleyPressPhoto
LançamentosMúsica

Mötley Crüe lança a inédita “Nobody Knows What It’s Like To Be Lonely”

Coleção comemorativa do lendário álbum “Too Fast For Love” chega em momento...

Spiritbox por Ana Massard
LançamentosMúsica

Spiritbox lança “Mourning”, que ganha um clipe

Um dos nomes mais inovadores do metal moderno, a banda canadense Spiritbox...

Frames aprimorados videoclipe de Inner Child, filmado pelo videomaker Togga Gundersen (2)
LançamentosMúsica

Norueguesa Maribelle escolhe o Brasil para relançar seu novo álbum 

Lançado oficialmente em 5 de junho, "A New Spring" é um trabalho...

Simple Minds The Barras. Credit Brian Sweeney and Paninaro magazine
LançamentosMúsica

Simple Minds anunciam novo álbum com o single “Beginner Boys”

Sacrosanct chega em 29 de janeiro para celebrar 50 anos de carreira...

Saudade por Mau Saldanha
LançamentosMúsica

saudade se reconecta às suas raízes do emo e do rock no single “cada passo é uma montanha”

Dando sequência ao universo do próximo álbum Travessia, o artista e produtor...