LançamentosLiteratura

Magus, clássico ocultista de 1801, é lançado com o Selo Editorial Pentáculo

De Francis Barrett, Magus contempla o leitor com a teoria e a prática da arte da Cabala, da Magia Natural e do Hermetismo

Compartilhe
Compartilhe

A Barany Editor apresenta o Selo Editorial Pentáculo, que tem como foco obras de filosofia esotérica, ocultismo e espiritualidade – em forma de ficção e não ficção – e um olhar atento às referências clássicas até os mais novos títulos que abordem as possibilidades humanas além do físico, do psíquico e do mental.

Como obra inaugural, o Selo publica o clássico ocultista Magus – Tratado Completo de Alquimia e Filosofia Oculta, de Francis Barrett, publicado originalmente em 1801, que revela tudo o que possa ser interessante e valioso em relação à Cabala, Magia Natural, Magia Celeste e Cerimonial, Alquimia e Magnetismo. Dividido em três partes – três livros propriamente ditos –, somando o total de 400 páginas, Barrett reúne:

Parte 1: A explicação exaustiva do que é a Magia Natural. Mostra que, operando manualmente os ativos e os passivos, realizam-se muitos fenômenos maravilhosos, essencialmente naturais. Traz o entendimento da arte Constelatória ou Talismânica, onde demonstra plenamente o poder e a eficácia dos Talismãs, tão comentados e tão pouco entendidos pela maioria dos homens.

Parte 2: Um tratado completo sobre os mistérios da Cabala e Magia Cerimonial. Revela como fazer o bem aos seus semelhantes, curando os males e ajudando os desafortunados e angustiados, e fala longamente de sonhos proféticos e visões, fornecendo as tabelas completas de correspondências cabalísticas.

Parte 3: Uma completa biografia da magia, baseada nos autores mais antigos e em alguns manuscritos raros e valiosos, resultado de muito trabalho e investigação. Orienta àquele que deseja beneficiar-se destes estudos livrar-se da sonolência da vaidade mundana, de toda a leviandade fútil, indolência e intemperança para usar merecidamente o conhecimento adquirido pelos seus esforços.

Magus não se limita ao imaginário do mago “becado” com poderes sobrenaturais, pois hoje poderíamos denominar vários de seus capítulos como Química, Física, Parapsicologia, Medicina, Matemática. Para o autor é tudo Filosofia, cuja prática é a Magia. Ele é o sábio, que tem o conhecimento e sabe usá-lo. Para Francis Barrett, portanto, todo o conhecimento verdadeiro é mágico ou toda a magia é o conhecimento verdadeiro da Natureza e suas causas, incluindo nesta Natureza o Homem, o Universo e a Causa das Causas.

Sobre o autor:

Francis Barrett nasceu por volta de 1765 e viveu até 1825. É o herdeiro de uma vasta tradição ocultista europeia. Foi um estudioso da química, metafísica, filosofia natural e oculta e sua importância é o de ser a ponte entre o legado anterior da feitiçaria ocidental e o renascimento mágico do século XIX. Sua base foram as tradições orais vindas do oriente e as obras e manuscritos de homens como Abade Tritemo e Cornelio Agripa. Sabe-se muito pouco da vida de Barrett, mas existem provas de que ainda jovem formou um seleto grupo de discípulos ou aprendizes de magos em Londres (Inglaterra) para estudar, ampliar e preservar esta tradição. Entre os membros do grupo se encontrava Sir Edward Bulwer-Lytton (1803-1873) conhecido escritor e autor da novela Zanoni, talvez ainda o maior romance ocultista que tem como pano de fundo os princípios da Ordem Rosa-cruz e tratando metaforicamente da evolução da alma. Barrett é conhecido, não por sua escola ocultista, mas por seu famoso livro, Magus, um compêndio que prometia encapsular um completo sistema de filosofia oculta e conhecimento mágico. Publicado em Londres em 1801, trouxe para o seu século o conhecimento ocultista das gerações anteriores, exatamente como faria Eliphas Levi, Aleister Crowley e Peter Carroll posteriormente.

Ficha técnica:

Magus – Tratado Completo de Alquimia e Filosofia Oculta
Autor: Francis Barrett
ISBN: 978-65-89790-04-4
Assunto: Ciências ocultas, Alquimia, Cabala, Espiritualidade, Magia
400 Páginas; Preço: 82,00 reais
Capa: brochura; Formato: 16 x 23 cm
Selo Editorial Pentáculo, 2023

Compartilhe

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
AgendaLiteratura

‘Intermitências apenas’, da poeta Valéria Grassi, será lançado na Janela Livraria

A obra traz poesias escritas num formato inovador: entre vírgulas e com...

LançamentosMúsica

Bernes: banda punk cristã busca romper barreiras na Zona Norte de São Paulo

A história da Banda Bernes começou de forma inusitada em 1988, quando...

LançamentosLiteratura

“Futuro do Pretérito”: Lilian Dias perpassa do amor à construção da memória do país

Uma mulher sem memória, Mariana descobre um Brasil fragmentado e contraditório no...

LançamentosMúsica

Manu Napolitano e Laura Conceição lançam o single “Dançar”

A violonista, cantora e compositora ítalo-venezuelana Manu Napolitano reforça seus laços com...

AgendaLiteratura

Escritor brasileiro J. D. Netto é confirmado no VI Encontro Mundial de Literatura Brasileira em Nova York

Nova York vai receber um dos eventos mais aguardados da literatura brasileira...

LançamentosMúsica

Afrobeats e hiphop: Diarra Sylla lança “Summer Love” com MC Soffia

Diarra Sylla faz uma ponte entre o afrobeats e o hip hop...

LançamentosMúsica

Garrido lança seu primeiro álbum autoral, ‘Quebrando Promessas’

A cantora e compositora Gabriela Garrido adota novo nome artístico e apresenta...

LançamentosMúsica

Com Rael, Fábio Brazza e Mc Kako, Cidade Verde Sounds celebra “10 Anos de Missão de Paz”

O Cidade Verde Sounds, liderado pelo vocalista Adonai e pelo DJ e beatmaker Dub Mastor, lança no...