AgendaLiteratura

Mariana Brecht participa de roda de conversa do Clube do Livro Feminista

Neste sábado (4/7), a Livraria Bandolim receberá uma roda de conversa do Clube do Livro Feminista com a autora finalista do Prêmio Jabuti e do Prêmio São Paulo de Literatura,  Mariana Brecht, para conversar sobre seus livros, como “Foi acabar bem na nossa vez” (Rocco, 320 pág.) e o livro finalista do prêmio São Paulo de Literatura, “Brazza” (Editora Moinhos, 192 pág.), e os temas que os permeiam. Ao final do evento, que é gratuito,  a autora fará uma sessão de autógrafos.

Mariana Brecht nasceu em São Roque (SP), entre a Mata Atlântica e o Cerrado. É escritora, roteirista, narrative designer de jogos digitais e pesquisadora. Além de “Brazza” e “Foi acabar bem na nossa vez”, ela é autora de “Labirinto”, “A Menina com os Pés no Chão” (finalista do Prêmio Jabuti) e do infanto-juvenil “Cyber PANC e Só Zé” (Escarlate/Companhia das Letras, 2026)”. Foi corroteirista de “A Linha”, jogo em realidade virtual vencedor do Emmy. Como compositora, integra o projeto musical Intraterrestres.

Conheça “Foi acabar bem na nossa vez”

Em 2025, Mariana lançou o romance voltado ao público adulto “Foi acabar bem na nossa vez”, pela Editora Rocco, que parte de um reencontro amoroso para escancarar as disputas em torno de território, memória e as diferentes soluções propostas para a crise do clima. A trama se passa em meados da década de 2030, no interior de São Paulo, e acompanha Maria Clara, uma designer de jogos que perde o emprego em meio ao colapso da indústria de tecnologia e é forçada a retornar à cidade da infância. Lá, reencontra Antônio, seu amor da adolescência, e uma comunidade em tensão: enquanto ele dedica a vida a cultivar uma agrofloresta que abastece os vizinhos, a prefeitura ameaça despejar sua família para implementar um projeto de compensação de carbono, uma monocultura de eucaliptos que expõe a lógica do greenwashing e a permanência de velhas estruturas de poder travestidas de solução ambiental.

A obra transita entre o presente do colapso e as memórias da adolescência dos personagens, incluindo um flashback central que remete ao momento em que Maria Clara e Antônio se conheceram. Mais do que uma história de segunda chance no amor, o livro propõe uma reflexão sobre a segunda chance que ainda podemos dar ao mundo. Ao longo da narrativa, a autora incorpora vozes mais que humanas, como sementes de feijão que dialogam entre si, um carcará que sobrevoa a Pedreira, a água, o sol e a Terra, numa aposta estética e política para dissolver as fronteiras entre humanidade e natureza. É também um romance sobre o luto, pela perda do avô, figura central na formação de Maria Clara, e pela transformação irreversível do território afetivo, um sentimento que o filósofo Glenn Albrecht nomeou como solastalgia, a angústia de ver o lugar que amamos morrer diante dos olhos.

SERVIÇO

Roda de conversa do Clube do Livro Feminista com Mariana Brecht

Data: 4 de julho de 2026 (sábado)
Horário: a partir das 16h
Atividades: Roda de conversa sobre as obras de Mariana 

Participação gratuita e sem inscrições

Créditos: Clube do Livro Feminista

Deixe um comentário

Sugeridos
AgendaArtes VisuaisAstrosMúsica

Mostra sobre RM, líder do BTS, abre retirada de ingressos gratuitos

Exposição “A Arte de Ser Humano — RM: The Human Behind the...

AgendaMúsicaShows

Flávio Venturini comemora 50 anos de carreira com show no Rio

Bastidores, hinos da MPB no Circo Voador Cinco décadas dedicadas à criação...

LançamentosLiteratura

Escritor Douglas Robberts lança “Meninos avessos, duendes travessos”

Nova obra de Douglas Robberts apresenta o encontro inesperado entre dois meninos...

Agenda

Los Bodegueros lançam álbum de estreia Rio Habana em conexão histórica entre o samba e os ritmos cubanos

Projeto FOI gravado entre  Rio e Havana conta com participações de Áurea...

LançamentosLiteratura

Christian Araújo leva personagens trans a uma Belém distópica em Não Sou um Diário

Escritor e cineasta paraense mistura poesia, ficção científica e cultura pop em...

Agenda

Paço Imperial realiza seminário sobre a produção artística do Nordeste

Com o objetivo de refletir sobre a produção artística da região Nordeste...

LançamentosLiteratura

Romance premiado sobre violência contra a mulher percorre Sesc RJ

Selecionado pelo Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar, “Açougueira”, de Marina Monteiro,...

AgendaSem categoria

Poema Suspenso para uma Cidade em Queda na Funarte SP

Ainda sem uma posição sobre um novo terreno para o Teatro de...

Agenda

‘Dia de Festa’no Teatro Sabesp Frei Caneca

A criançada pode esperar muita brincadeira, diversão e interatividade nos shows que...

AgendaTeatro

“Lábios que Beijei”, adaptação da obra de Aguinaldo Silva, estreia no Teatro Laura Alvim

Adaptação inédita de Júlio Kadetti, supervisionada pelo próprio Aguinaldo Silva, apresenta no...

AgendaTeatro

“O Filho das Mães” em Ipanema

Comédia escrita há mais de duas décadas retorna aos palcos pela primeira...

AgendaTeatro

“O Espírito da Coisa” estreia na Tijuca

A moralidade e o desejo entram em rota de colisão em uma...