Autores de todo o Brasil, e também de países de Língua Portuguesa, poderão se inscrever até o dia 20 de novembro, para concorrer ao Prêmio Literatura Clarice Lispector. A premiação contempla diversas categorias, e será indicada por uma comissão de profissionais renomados na literatura. O objetivo do evento visa incentivar a propagação de autores que não possuem apoio institucional e governamental no seu país de origem. As inscrições são pelo e-mail: literaturatrofeu89@gmail.com.
Criado no ano de 2016, pela escritora e jornalista, Jô Ramos, em parceria com a Editora ZL Books, a premiação tem se consolidado a cada edição, com a proposta de apresentar novos escritores da literatura brasileira.
Jô Ramos conta que o Troféu Literatura não só promove, como valoriza o autor que rompe o círculo vicioso dos que promovem a cultura institucional dos países e publicam suas obras individualmente ou através de pequenas e médias editoras. Além do Brasil, a premiação é aberta aos países de língua portuguesa, como: Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Timor, São Tomé e Príncipe, Macau e Guiné Equatorial.
“A iniciativa contribui para a renovação do cenário literário brasileiro, além de enriquecer a cultura nacional. Nosso foco é oferecer oportunidades para que novos autores tenham seu trabalho reconhecido, além de gerar visibilidade aos mais variados gêneros literários”, ressalta Jô Ramos, idealizadora do prêmio literário. O projeto já homenageou as escritoras Carolina Maria de Jesus, Cora Coralina, Adélia Prado e Clarice Lispector.
Engajada em projetos literários, a jornalista e escritora Jô Ramos é também responsável pelos salões de livros de New York, Montreal, São Paulo, Rio, Lisboa, Açores e Covilhã (Portugal), Paris e Berlim.
A premiação já tem data marcada. Os vencedores de 2022 receberão seus troféus no Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, no dia 4 de fevereiro de 2023.
Comente!