Com riqueza de imagens, detalhes e mapas, “Os Livros Antes do Livro”, obrade Cibele Bustamante, é uma jornada pela história da escrita, seus suportes e formatos que antecederam o “códice”, suporte utilizado atualmente; te convidando a repensar o papel dos livros hoje e revelando como eles continuam a ser uma ponte entre gerações, culturas e realidades. A obra é dividida em três pilares: sistemas de escrita, suportes e formatos; nos quais a autora questiona o que define um livro, nos provoca a refletir sobre seu impacto político e cultural ao longo do tempo – e sobre o que o futuro pode reservar para essa forma de comunicação que transcende o tempo.
A autora, Cibele Bustamante, trabalhou como designer em várias editoras e em agências de comunicação tanto no Brasil como na Itália. No âmbito acadêmico, lecionou em instituições renomadas como o Politécnico de Milão e o SENAI. Como pesquisadora, focou em inovação, tecnologia e história, principalmente no que tange à comunicação e publicação multimídia.
“O Livro Antes dos Livros” é uma das primeiras obras lançadas pela Editora Modelo, fundada neste ano pelos sócios-diretores do Núcleo de Estratégias e Políticas Editoriais (NESPE), Cibele e Leandro Müller em união à Silvia Rebello, professora na pós-graduação de Edição e Gestão Editorial, também no NESPE. A instituição foi fundada em 2016 com a missão de transformar o mercado editorial brasileiro através da disseminação de conhecimento especializado e da promoção de práticas inovadoras. O NESPE une teoria, prática e academia de forma integrada, estando sempre atento às tendências do mercado editorial, tanto no Brasil quanto no exterior.
Foco na disseminação do conhecimento sobre mercado editorial
A Editora Modelo nasce com uma dupla missão: estimular a publicação de conteúdo sobre o mercado editorial como um todo e dar oportunidade para que os pós-graduandos do NESPE coloquem em prática aquilo que aprenderam em aula, sob supervisão de profissionais do mercado.
“Como nossa missão é o foco na disseminação de conhecimento para e sobre o mercado editorial como um todo, publicaremos principalmente livros de não-ficção sobre livros, mercado e produção editorial, bem como sua história e temas correlatos, como design de livros, composição tipográfica, manuais de escrita etc.”, afirma Leandro Müller.
O catálogo da editora valoriza a difusão de conhecimento sobre livros, com produções de autoria nacional. Também há planos para traduções de textos estrangeiros para o português. Müller diz que temas ligados ao mercado de livros brasileiro, com todas as suas particularidades, são muito bem-vindos.
A editora pretende publicar livros pertinentes para o bom exercício de práticas profissionais no mercado editorial, da escrita criativa e produção de conteúdo. A ideia também é consolidar padrões editoriais, tornar-se referência na divulgação de conhecimento no campo editorial.
Comente!