em , , ,

Paul McCartney lança ‘biografia através de suas canções’

Ex-beatle, que tem como grande dom a melodia, anuncia novo livro, “The Lyrics”, para o fim do ano. Preço para a nova “biografia” está salgado

Paul McCartney lança ‘biografia através de suas canções’ The Lyrics

Paul McCartney é um gênio. Ele é o músico mais importante e influente vivo (e, talvez, de todos os tempos). Ele é o responsável por melodias inesquecíveis, mudança no comportamento de gerações e uma importante figura nas questões ambientais e de direitos humanos e dos animais.

Tema de uma enormidade de publicações, McCartney acaba de anunciar mais uma publicação oficial. “The Lyrics” pretende ser uma espécie de autobiografia contada através de 154 canções escritas por Paul.

Com lançamento previsto para 2 de novembro deste ano, “The Lyrics” trará as canções em ordem alfabética com anotações do próprio Macca explicando como foram compostas, quais pessoas e locais as inspiraram e a opinião do autor sobre elas nos dias de hoje.

Um grande letrista?

Como gênio, Paul McCartney tem como seu principal dom a melodia. Apesar de, de tempos em tempos, acertar em alguma letra, tornando ainda mais geniais suas criações.

The “Long and Winding Road”, “Let it Be”, “Tug of War”, “Mull of Kintyre’ e até mesmo a subestimada “Silly Love Songs”, são exemplos de que Paul pode escrever excelentes letras.

Mas os exemplos citados são exceções. O que significa que “The Lyrics” deve ser muito mais interessante para entender o contexto das canções e os gatilhos que disparam o processo criativo do compositor.

Talento em qualquer ritmo

Paul McCartney é um artista que se aventurou por praticamente todos os estilos musicais existentes.

Ele já compôs baladas, rocks, heavy metal, punk rock, valsas, country music, reggae, música eletrônica e até lançou discos de música clássica.

Definir Paul McCartney como “baladeiro”, como muitos insistem em fazer, é um erro primário, uma prova de desconhecimento da obra do ex-beatle.

Portanto, as 154 canções (de todas as fazes da carreira) podem mesmo contar uma história muito interessante.

Paul McCartney lança ‘biografia através de suas canções’ The Lyrics

“biografia” com a ajuda de um vencedor do Pulitzer

Para terminar o livro Paul teve a ajuda de Paul Muldoon (vencedor de um prêmio Pulitzer) que, durante cinco anos, teve uma série de conversas com o xará McCartney para colher as histórias que compõem “The Lyrics”.

— Espero que o que escrevi nesse livro mostre para as pessoas algo sobre as minhas canções e a minha vida que elas ainda não saibam. Eu tentei contar como as músicas foram compostas e o que elas significam para mim e, espero, para os outros também — diz McCartney.

‘McCartney III’ fecha trilogia solo do ex-beatle mais produtivo

“Biografia” com preço salgado

O livro — na verdade dois volumes em capa dura — vem acompanhado de rascunhos, cartas e fotos, tudo do arquivo pessoal do ex-beatle.

Com todo esse material e o preço absurdo da libra e do dólar, “The Lyrics” torna-se um item nada barato para os brasileiros (veja o melhor preço das Amazon no link abaixo).

Outra curiosidade é que a capa que protege os dois volumes usa a mesma fotografia que Paul escolheu para ser a capa do seu álbum “Chaos and Creation in the Backyard” (2005).

A foto, tirada pelo irmão Mike, foi tirada na antiga casa de Paul, em Liverpool, e que pode ser visitada em tempos de não-pandemia.

Os fãs de McCartney e dos Beatles precisam poupar muito esse ano. “The Lyrics” não será o único lançamento (caro) de 2021.

The Beatles – Get Back: Peter Jackson divulga clipe com cenas inéditas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um comentário