As continuações sempre são melhores para mim, não há aquela “preocupação” em apresentar os personagens principais, uma vez que todos já são conhecidos. Assim a história já pode começar direto na ação e, a continuação das aventuras de Percy Jackson (iniciada em em O Ladrão de Raios) começa dessa maneira, mantendo nível de ação até a última página do livro.
Em O Mar de Monstros, Rick Riordan faz várias referências a personagens mitológicos como Tântalo, Caríbidis, Circe, Polifemo entre outros, e o autor adapta todos os personagens mitológicos no presente de maneira muito interessante.

Nesse capítulo, Thalia, a árvore que protege o Acampamento Meio-Sangue e reforça suas defesas foi envenenada e graças a isso Quíron é demitido e quem assume o cargo de diretor de atividades do Acampamento é Tântalo, o espírito dos campos de punição, condenando à fome e à sede por toda a eternidade.
A solução para o envenenamento de Thalia é o Velocino de Ouro, que foi descoberto por Grover, quando este estava em sua jornada em busca de Pan. Assim, Percy e sua amiga Annabeth Chase, filha da deusa Atena, precisam salvar o amigo sátiro que está como prisioneiro de um ciclope malvado e resgatar o Velocino.

Em pela viagem Percy e seus amigos cruzam como vários personagens mitológicos e algumas divindades, como Hermes, além de descobrir que seu novo amigo Tyson é seu meio irmão e um ciclope – já que os ciclopes são filhos de Poseidon com espíritos da natureza.
Riordan faz com este capítulo das aventuras de Percy se torne a sua Odisséia, uma vez que é recheado de referências a obra de Homero, principalmente com relação ao encontro com Circe, que na obra de Riordan é dona de um spa na ilha onde transforma os homens em porquinhos da Índia. O mais engraçado que ao ler esta passagem no livro, veio a mente a imagem de Tyra Banks, a apresentadora do America’s Nest Top Model como a feiticeira Circe, principalmente no seu tratamento com Annabeth.

O livro consegue manter o mesmo nível do primeiro, mas tenho tendência a preferir as continuações como mencionei no início do artigo. O Mar de Monstros consegue manter a ação em ritmo frenético em alguns capítulos e o único problema é o livro é ser menor, quando comparado ao Ladrão de Raios.

Vale mencionar que o final do livro é surpreendente, na última linha (não é último capítulo, nem último parágrafo, é última linha!) temos uma revelação bombástica e só teremos os desdobramentos dela no terceiro livro, A Maldição do Titã. Os fãs curiosos e ansiosos irão roer as unhas com a espera.
Ficou curioso? Para saber tal revelação basta comprar o livro da editora Intrínseca pelo submarino ou por outro meio desejado. Ah sim, em breve também uma surpresa aqui mesmo no Ambrosia.








Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.