Saramago: novo livro e polêmicas

caimNo último domingo, 18, José Saramago lançou seu novo livro, Caim. Falando sobre o tema religião, o autor foicriticado pela Igreja Católica por conta de declarações feitas durante o lançamento. Segundo Saramago, sem a Bíblia “os seres humanos seriam provavelmente melhores”. A crítica é direcionada aos fiéis católicos que nem ao menos leem o livro sagrado, diz o autor.

Em Lisboa, um representante da Igreja Católica delcarou que tal comentário não é digno de um Prêmio Nobel, e por isso Saramago não deveria ofender o cristianismo. O escritor ainda qualificou Deus como “cruel, invejoso e insuportável”.

Sobre as críticas, Saramago disse não se importar. “Admito que o livro pode irritar os judeus, mas pouco me importa”. Saramago obteve resposta de Elieze du Martino, de Lisboa, dizendo que o escritor “faz leituras superficiais da Bíblia”.

Em Caim, José Saramago usa a ironia para recontar a história de Caim, filho de Adão e Eva.

Total
0
Links
Comentários 34
  1. Primeiramente vou logo dizendo que esse tal se Salamandro, não é de nada!
    Depois eu digo que as pessoas deveriam procurar conssultar o livro sagrado pessoalmente (principalmente os que buscam a salvação de sua alma), ao inves de ficarem dando lado para loucos como esse tal de Salamadro.
    ele pode entender sobre a literatura em si, mas a palavra de Deus, Ele revela aos pequeninos.
    Homens soberbos e arrogantes, jamais poderão entender a bíblia.
    Ficarão sepultados na letra…

    1. Que ótimo…proselitismo eletrônico. Saramago está certo, se a dita “Palavra de Deus” gera nas mentes, aduboa para comentários como este.

  2. Então surfa na onde dele, fera!
    se vc acha que ele é bom o suficiente pra te salvar do fogo do inferno,
    o que eu posso fazer?
    Livre arbítrio, não é mesmo…ahahahahaa…

    1. Para começar o “inferno” é uma fatasmagoria que não me amedronta, meu caro. E livre-arbitrio, segundo as escolhas de seu “deus de papel”, não passa de um “falso dilema”. Ao caminho do homem, a única condenação possível é a liberdade. Sartre já o disse. E você não soube? “Deus está morto”.

  3. rsrsrs…eu realmente ficaria imprecionado se vc me dissesse que teme o fogo do inferno. Francamente, minha intensão não é te assustar.
    E depois se o inferno não existisse o homem seria livre para fazer o que bem entende.
    Mas isso não acontece. Uma prova evidente, seria o fato da morte existir, ( o único homem e Deus que tem poder sobre ela, é jesus) algo que está além da capacidade do homem. Sempre esteve e sempre estará, até o fim. “Seu deus de papel”, eu acredito que vc deve ter sorrido quando digitou essa ironia. Bem, Alvaro Guedes,
    se vc está comentendo esses erros por minha causa, eu te pesso desculpa. Mas se vc é um mal feitor por natureza…passarás por um bocado difícil, onde a compreenção será contestada pelo caótico, mas no final lembrarás do que disseste, e jamais levantarás a vóz contra o Senhor Deus novamente.

  4. Deus está morto?!
    É claro que não, horda de hipócritas!
    Filhos da mentira!
    Vocês é que são como sepucros.
    Estão mortos em seus pecados, por isso não sabem sobre Deus.
    Não acham que, é muita audácia falar sobre alguém que vcs não conhece?!
    Daí, na hora que o bicho pega, vcs logam dizem, “ai meu Deus”!
    Me ajude! Tenha piedade! Eu não quero morrer!
    É sempre assim…

    1. Não, sua intenção não é me assustar, sua intenção é tentar me “coverter” para essa falácia chamada “deus” e “religião. Outra, se não deu certo com a fantasmagoria chamada “inferno, você apela para o fenômeno natural “morte” imbuíndo-o de significado que ultrapassa o próprio fenômeno. Não temo a morte, pois ela vem para tudo o que vive, e seu “deus de papel” e o JC (não é ironia, é uma afirmação categórica da inexistência de sua divindade), de fato, não tem poder sobre ela.

      Deus está morto, o que quer dizer, sua noção estreita de um “deus pessoal”, que aceita ser denominada e sujeita a compreensão de um dogma religioso “está morta”, desde o fim do Iluminismo. Acorda para a realidade, ó prosélito. Você não conseguira convertidos aqui.

      E falando de quem não conhece, você também comete este erro, julgando-me um “malfeitor” por aquilo que expus em um post eletrônico. Por favor, sou muito mais que este espaço permite.

      PS: Jenny Sparks ferrou bonito com Deus…hehehehehe

  5. As religiões enfiam suas crenças pela goela abaixo das pessoas assim que se nasce,e ainda exigem crença sem questionamento,então quando chega alguem que os contesta abertamente gera essa polêmica toda.

    Viva Saramago!!!

  6. Nem minhas avós são tão crentes assim, a ponto de me chamarem de malfeitora ou sugerirem que irei arder no fogo do inferno!
    Religião nada mais é do lavagem cerebral e claro que Deus está morto, ou será q ele te fez uma visita especial!?

    Ninguém nunca viu, ouviu ou falou com ele… ah tem o Noé…e se bem me lembro ele disse ao pobre velhinho na arca que iria acabar com tudo, mesmo tendo feito ele construir a arca e colocar sua família e animais dentro!! E por sorte, Noé avistou pássaros e logo em seguida terra.

    Ninguém inventou isso não! Está na Bíblia!!

    E as expressões que você citou “ai meu deus” “deus do céu” e por aí vai… são só isso…expressões!

    Cada um acredita no Deus que quiser, se ele existe ou não.

    Liberdade de expressão!

  7. Sinto muito, mas minha crença diverge totalmente da sua teoria de cavaleiro do mal.
    Eu na verdade achei que isso já estivesse claro, nos texto do debate entre eu e o senhor Alvaro.
    Mas vamos lá, me fale sobre algo que esse seu cavaleiro tenha feito ou algo que tenha sido escrito sobre ele, e que tenha alguma comprovação na vida real, cientificamente ou bíblicamente falando.
    um abraço…

  8. Falácia?!
    Meu garoto, eu te disse desde o início que vc está equivocado em suas colocações.
    Seu senso de intuição é péssimo! Eu logo posso perceber que seu embasamento é proveniente de outros individuos que, como lobos se passam por ovelhas, e fazem mal uso da palavra de Deus.
    De todas as suas investidas contra minha pessoa, vc acertou…nenhuma vez!!!
    Eu nunca tento converter ninguêm (quem tem o poder de conversão é só Cristo) , seja por qualquer tipo de post eletrônico.
    Você se diz grande. Quanto a isso eu não digo nada, a soberba é sua. “Prosélito” só alguém sem noção me chamaria assim.
    É verdade, o iluminismo cega e mata a muitos! Mas só pode tragar hipócritas. Vc é um evidênte exemplo disso.
    E garoto, a ti, te digo, o que vc tem falado contra minha pessoa, sinceramente eu posso perdoar numa boa! Mas o que dizes contra Deus nessa sua concepção, resolverás com Ele.
    E eu acredito que o Saramago não poderá te ajudar. Eu sinto muito!

    1. Quando investi contra a sua pessoa? Acaso não fui eu que chamei você de “malfeitor” ou de “hipócrita” [argumentum ad hominem, incrível como os religiosos sempre apelam para a baixaria de atacar o debatedor, antes de atacar o argumento]. Quanto à expressão “prosélito” ou “proselitismo”, fique tranquílo, não é um xingamento é um denominação do que você está fazendo aqui.

      E de muito mal gosto, pois é fora do lugar (o tema da matéria é o livro do Saramago, e não se seu deus de papel está incomodado ou não [se estiver mesmo, e se existir, que venha expressar pessoalmente sua opinião sobre o assunto]).

      Ajudar-me? Quando é que preciso da ajuda de Saramago para algo? Eu nem gosto dele como escritor, embora concorde com algumas de suas opiniões [principalmente sobre estas falácias chamadas “deus” e “religião”].

      Vou resolver contas com quem? Eu não devo nada a quem não existe. De novo, você tenta argumentar pela lógica do medo, do “falso dilema”[sabe, aquela falácia argumentativa de que ou é “deus ou é nada”. Mas, acho que você não estudou retórica]. Já disse que isso não funciona, a um ou dois posts atrás [leia direito].

      Você parece não ter entendido o meu emprego textual da expressão Iluminismo, não? Eu so queria contextualizar temporalmente o que eu tinha falado antes, sobre a morte do conceito de deus, como as religiões o conheciam. Aí você me vem com uma bobagem sobre “iluminismo cegar e matar muitos”…por favor. Faça a devida releitura.

      E ainda pôe palavras em minha boca. Quando eu disse que eu era grande ou melhor em alguma coisa? Ah! Já sei, outra interpretação equivocada sua de outro trecho fora de contexto [cara, proselitistas religiosos deviam ler mais do que suas bíblias]: aquele em que digo que sou muito mais do que este espaço [do post] permite. Em resposta ao fato de você ter me julgado um “malfeitor”.

      Guarde o seu “perdão”[este sim “hipócrita”, pois mal consegue ocultar sua ira e frustração por ter se batido com um ateu que não dá a mínima para seu “testemunho de fé”] para quem crê nele. E, por favor, mais cuidado ao ler e interpretar posts alheios.

      Acredite, isso vai tiram muita dor de sua cabeça.

      PS: deus continua morto.

      PS2: Jenny Sparks ferrou bonito com ele.

      PS3: Podemos discutir sobre Saramago, a propósta original? Ou você ainda quer pregar um pouco mais? Tenho uns pregos aqui comigo e o Martelo de Thor, hehehe A cruz é por sua conta.

  9. A religião não, Oneiros.
    Seus pais (ou das crianças no geral que tem pais religiosos) tentam te ensinar algo diferente de destruir seu corpo com todo tipo de vícios, prostituição, assassinatos e violência no geral…entre outras coisas.
    Mas quando vc cresce, em suas mãos está todo o direito de escolher o que quer realmente seguir. Ninguém obriga as pessoas a serem religiosas (quem faz isso procede errado).

  10. Ah Melissa! Então vc acha que sabe muito, não é filha?
    Sabia que esse erro é bem popular?
    Isso mesmo eu tbm já o conheci!
    uma que, Noé não viu passaros coisa alguma.
    Ele envio um pombo e um corvo (pois por serem animais alados, poderiam percorrer longas distâncias em busca de terra seca) , porém só o pombo retornou.
    Ele repetil o teste com o pombo por 3 vezes, e na terceira vez, o pombo não retornou.
    Então Noé comprovou que o pombo havia encontrado terra seca.
    “Liberdade de expressão” vc aprendeu isso agora, não foi?…rsrsrsrs
    E queridinha, me desculpe, mas a investida (mais uma entre tantas) que o Alvaro Guedes deu contra eu, se encaixa melhor em vc. Pois é vc que está lendo com pouca atenção.
    Eu disse que as pessoas sempre lembram de Deus nos momentos difíceis. E acredite garota, isso não é só uma expressão nessas horas. Eu poderia apostar com vc! Eu sou jovem ainda mas já vi muitas pessoas( a grande maioria é assim) que só lembram dEle nos momentos de dificudades.

    1. É quando foi q eu disse q sei mto?
      Álvaro está certíssimo qnd diz q vc distorce as coisas para melhor lhe soar!

      E a piada do “Liberdade de expressão” era pra ser engraçada? Só consigo rir da sua atitude mesmo.
      Está se saindo um belo de um demagogo.

      Tentei encerrar a minha opinião de um jeito normal, mas vc ñ parece q vai desistir enquanto alguma pobre alma vier e perguntar em qual igreja você prega não é?

      Acho que vc só ficará realmente contente quando converter alguém a ser tornar tão cego quanto você.
      Pois pra mim, que acredito sim em Deus, mais do meu modo, seja ele errado, distorcido, ou o que mais você achar, você não passa de um coitado e cego.

  11. Vc continua no equivoco.
    Olha, pouco me importa se as palavras que eu posto aqui te metem medo ou não, até mesmo porque eu sei que com medo ou não, as pessoas morrem. Então, que motivo eu teria para assustar vc? Acredito que assustar vc não me levaria a nada. Eu me uso desses artimanhas mara conquistar as pessoas, vc é que acha isso. Eu não já te disse que não estou aqui a evangelismo. E vc ainda se expõe mais ainda ao ridículo, tentando me ensinar sobre prosélito! Se vc não sabe na bíblia, esse assunto é bastante abordado. Eu sei exatamente do que se trata. Mas eu acho errado vc agregar ele a minha pessoa, pois eu estou apenas me defendendo contra os ataques dos lacaios do Saramago ( o que o Saramago fala contra Deus, ele acertará com o mesmo, e Provavelmente ele já esteja de alguma forma sentindo a mão de Deus) .Vc fica aí como um louco blasfemando contra Deus só para se aparecer para as pessoas. eu acredito que Deus( em relação a acerto de contas parcial ainda nessa vida) não vai desperdiçar o tempo dele ( eu não te desejo mal) com um mero mortal ( eu tbm sou um mero mortal, mas temo a Deus) e louco como vc.
    Eu leio com atenção seus textos, e entendo seu ponto de vista.
    Admito que devo ter cometido alguns erros, assim como vc tira conclusões erradas de minha pessoa e do Senhor Deus. Mas a respeito de Deus, vc não vai acertar nunca ( só depois que vc o conhecer) . Vc não o conhece.
    O que eu posso dizer sobre o Saramago além do que já tenho dito, eu jamais vou ler as obras desse malfeitor. Então só posso falar em cima do comentário postado nessa pagina arrespeito dele.

    1. Vc fica aí como um louco blasfemando contra Deus só para se aparecer para as pessoas. eu acredito que Deus( em relação a acerto de contas parcial ainda nessa vida) não vai desperdiçar o tempo dele ( eu não te desejo mal) com um mero mortal ( eu tbm sou um mero mortal, mas temo a Deus) e louco como vc.
      Eu leio com atenção seus textos, e entendo seu ponto de vista.

      Não, você não me compreende nem um pouco. E ainda por cima me ofende me chamando de “louco”, “blasfemador” e que gosto de “aparecer” (este último pode ser dito de você também, afinal foi seu primeiro post que começou esta dicussão inútil). Em momento algum você ataca meus argumentos, só fica dizendo o seu “deus de papel” vai fazer comigo em outra vida ou o quanto você não gosta do Saramago (e eu ja lhe disse, como escritor, Saramago também não me atrai, entretanto concordo com algumas de suas idéias sobre “religião” e “deus”).

      Sobre o fato de conhecer seu deus de papel, conheço bem o suficiente para dizer que ele é uma falácia, uma construção (das mais bem elaboradas) para prender o espírito do homem a um conjunto de dogmatismos inúteis. Não, não é blasfêmia ou loucura, é minha opinião sincera. Teríamos avançãdo muito mais como espécie, se tivéssemos superado essa necessidade de um “pai do céu” fictício.

      Realmente, sua preocupação não é conquistar as pessoas, é aborrecê-las com esse incessante “testemunho de fé”. Recomendo, seriamente, que leia algo mais que seu “conjunto de livros mágicos” (aka: Bíblia) como, por exemplo, literatura de qualidade ou o pensamento de filosofos como Aquino, Spinoza, Schopenhauer ou Nietszche. Tlavez eles façam bem para você.

      PS: Leia direito os meus posts, se quiser ter uma compreensão mínima de mim.

      PS2: deus ainda esta morto, e muitos ainda o velam nos lugares sagrados.

      PS3: Nem preciso dizer que cometeu um equívoco a tecer uma crítica tão rasa a um autor que mal conhece. Você mesmo admitiu.

  12. Uau, quanta senssibilidade!
    Comovente!
    Olha Melissa vc vai me desculpar se te ofendi, mas vc precisa se expressar melhor filha!
    Eu acredito que qualquer um que ler o seu texto vai peceber que vc está apoiando o Alvaro (pois é isso que parece, me desculpa) e me consequentemente me contradizedo.
    E quanto a piada, digo que ela foi elaborada com base nessa impressão que o seu texto passa.
    Eu não sou nenhum tirano. Confesso que tive vontade dizer isso ao Alvaro!
    Pois ele impôe que o Saramago é o cara, e despresa a palavra de Deus, embora eu nunca preguei conversão para ele, ele que vive dizendo isso.
    Mas na boa se vc crê em Deus, já é um começo.
    Ainda que do seu jeito.
    Eu não estou aqui para impor nada, é só esse saramago que me deixou um tanto irritado.
    Mas o problema dele, ele resolverá com Deus. Estou certo disso.
    tudo de bom para vc, goste vc de mim ou não. Eu nada tenho contra vc, nem contra os meninos daqui, apenas estou me defendendo (e cooperando com o cristianismo) contra todo tipo de ofensa. Eu não tenho ressentimentos.

  13. Olá Álvaro Guedes! Como tem passado?

    que concepção caótica vc tem formado!
    É verdade que eu postei o primeiro comentário, mas vc postou a primeira crítica ao meu… (Que ótimo…proselitismo eletrônico. Saramago está certo, se a dita “Palavra de Deus” gera nas mentes, aduboa para comentários como este), vc foi o primeiro a criticar meu comentário, eu desde o início, estava apenas respondendo o comentário do Saramago que, por sinal visa (autoritariamente falando) tirar das pessoas o direito de crer na bíblia. Eu sou cadastrado no ambrosia cerca de 6 meses, Então não tem porque alguém dizer que eu entrei aqui com intuito de pregar paras as pessoas. Até mesmo porque, é a primeira vez que eu falo sobre religião; aqui, em 6 meses. E só fiz isso por causa do comentário do Saramago. Quantas vezes mais eu vou ter que repetir isso?!
    Vc entendeu mal essa minha colocação aqui…( Eu não me uso dessas artimanhas para conquistar as pessoas, vc é que acha isso). Eu disse isso para me defender, de constantes investidas sua, a respeito de que eu estou me usando deste post eletrônico para fazer proselitismo.
    Vc persiste em se referir a mim como se eu fosse novo na fé “[este sim “hipócrita”, pois mal consegue ocultar sua ira e frustração por ter se batido com um ateu que não dá a mínima para seu “testemunho de fé”]
    Tu falas como se fosse o primeiro ateu com o qual eu me deparo! Em pensar que vc já havia dito que não queria se aparecer aqui! O que posso dizer?!
    Vc não é novidade para mim garoto! Já houve outros como vc que também já cruzaram o meu caminho! Meu saudoso avô e entre outros que varia entre amigos ou não, por exemplo. Mas eu acredito que vc não sabe o que faz. E até confesso que quero que seja isso mesmo, pois o fato de vc não acreditar em Deus, não significa que Ele não exista.
    E é de certa forma, como vc já havia dito uma vez: que essa é a sua opinião. Só isso!
    Sua opinião, é só sua opinião! Você não é a voz do mundo! Então para de dizer como eu devo ou não proceder aqui neste post , pois acredito eu, que vc não é o dono do mesmo!
    Sem dizer que vc me chamou atenção sobre a leitura e algo mais, só que vc mesmo não percebeu que a questão principal aqui é religião (No último domingo, 18, José Saramago lançou seu novo livro, Caim. Falando sobre o tema religião), e minha primeira crítica foi dirigida( aos comentáios feitos a respeito de Saramago) a esse tipo de assunto citado e difamado por Saramago (Segundo Saramago, sem a Bíblia “os seres humanos seriam provavelmente melhores”). Saramago como servo do demônio deu seu parecer a respeito da bíblia! Por que eu como servo de Deus, não poderia dizer algo aqui, em defesa a palavra (bíblia) de Deus?

  14. Você fica aí dizendo que não acredita em Deus e que Ele está morto e toda aquela zombaria [principalmente sobre estas falácias chamadas “deus” e “religião”].
    (Sobre o fato de conhecer seu deus de papel, conheço bem o suficiente para dizer que ele é uma falácia, uma construção (das mais bem elaboradas) para prender o espírito do homem a um conjunto de dogmatismos inúteis). Está percebendo a maneira que vc impõe sua opinião? O jeito autoritário de se expressar? Eu poderia chamar isso tudo de tirania e não vejo como vc me convenceria de erro! Você fica dando uma de coitadinho dizendo que eu te ofendo (E ainda por cima me ofende me chamando de “louco”, “blasfemador” e que gosto de “aparecer”), mas eu tenho uma nova para te contar… vc é um egoísta! Pois vc quer que tenha valia somente sua opinião! E tudo que eu digo em minha defesa e da palavra de Deus, vc coloca como sendo inferior ( à sua ideologia) , como algo não digno de ser postado aqui!
    Pra vc, é como se eu tivesse que ser seu tapete aqui. E parece mesmo verdade que vc estava tentando fazer disso aqui um palco para expor seus pensamentos egocêntricos, buscando provavelmente satisfazer seu ego, eu sei lá! Pois é! Se for isso mesmo então é uma pena, pois parece que seu plano não está dando muito certo. O livro do Saramago parece não estar chamando tanto a atenção das pessoas por aqui.

  15. E vc acha que, me dizendo isso eu vou baixar a cabeça e deixar que as pessoas fiquem me criticando para sempre, calado?
    Primeiramente vc… não me dá ordens! Se vc acha que eu não admito que ainda tenho muito que aprender sobre português, vc está errado. Mas vc precisa aprender sobre ética! E lembre- se fera…só porque eu me apresso ao elaborar algumas frases, não significa que eu sou idiota. Hehehe…
    (Cara, vc escreve mto mal! Vai estudar português)!
    Não sei se é eu exatamente que escrevo mal, ou se vc é que é burro ao ponto de não me compreender. Me desculpe, é que sua frase é muito curta, e não é o bastante para retratar isso que vc quis passar: imagem de um cara intelectual d+!
    Desculpa, mas vc não é digno dessa postura! A vc se encaixa melhor o titulo de cavalo.

  16. Lendo história como a de Josué, um dos criminosos sanguinários do antigo testamento, que cometeu vários crimes e se escondia atrás do nome de Deus, para justificar suas atrocidades; eu concordo plenamente com o que o nobre escritor Saramago descreveu. Aí vem depois alguns religiosos e dizem: -“você não fez uma leitura profunda”. Bom, se eu lí e não entendi; eu, que vivo na era da informação, imagina aquele bando de ignorantes a quem o livro foi escrito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
DC Direct lança bustos da Batgirl e Ravena

DC Direct lança bustos da Batgirl e Ravena

Recebi esta notícia por e-mail do meu amigo Vinicius Lage hoje

Prox
Tá na Prateleira! DC Universe Classics Aquaman

Tá na Prateleira! DC Universe Classics Aquaman

Recentemente comecei a colecionar algumas figuras da linha DC Universe Classics

Sugestões para você: