Ano passado Terry Pratchett, escritor da série Discworld e co-escritor de Belas Maldições, foi diagnosticado com uma forma rara de Alzheimer, deixando diversos fãs e amigos do autor chocados e entristecidos. Na época Pratchett afirmou que nunca havia conhecido outras pessoas que possuíssem a doença e passou a ajudar a causa ativamente, fazendo propaganda do Alzheimer’s Research Trust e, inclusive, doando meio milhão de libras de seu próprio bolso à instituição.
Diante do comentário de Terry, a BBC organizou um encontro do escritor com outros portadores de Alzheimer e discutir como se estrutura a vida de alguém com esta doença.
A primeira parte desse encontro foi lançada no dia 23 deste mês no blog da BBC, podendo ser ouvido clicando aqui. A conversa mostra diversas faces da doença para quem não a conhece e, através dela, pode-se perceber uma forma positiva de aceitar o processo pelo qual Pratchett está passando.
Além deste encontro, hoje (dia 25) foi apresentada na Sky TV uma conversa entre Terry e Alan Boulton. O escritor da série Discworld atualmente encontra-se fazendo uma série de entrevistas e trabalhando na adaptação para TV (britânica) da Cor da Magia, que sairá em outubro deste ano em DVD. A movimentação deste ano apenas reafirma o que Pratchett mesmo afirmou quando descobriu sobre seu estado de saúde: “I am not dead” (eu não estou morto)
foda…. bela notícia di…. Esse tipo de coisa merece ser divulgada.
Discword é a melhor série literaria do universo, e tenho dito!