Cultura colaborativa! Participe, publique e ganhe pelo seu conteúdo!

“Um dia você vai saber meu nome”, Malu Leite lança seu primeiro livro

Nesta segunda-feira, 25 de abril, a escritora Malu Leite (25) lança seu primeiro livro, “Um dia você vai saber meu nome”, pela editora Lacre. O lançamento será na Livraria Travessa, Botafogo (RJ), às 19 horas. O livro une contos e poemas que retratam diversas experiências da vida da autora, envolvendo questões que vão desde ansiedade até desilusões amorosas.

– Ler e escrever é um ato solitário, mas acredito que literatura seja sobre trocas, por isso decidi contar essas experiências, que podem ser acolhidas por pessoas que enfrentam situações semelhantes – ressalta.

A ideia de “Um dia você vai saber meu nome” é resultado de uma necessidade de expressão. Os textos que compõem o livro foram escritos, em sua maioria, durante a pandemia, de forma isolada. Transformá-los em um encadernado foi a alternativa encontrada pela autora para expressar sua voz.

– É através da escrita que eu me entendo, me organizo e me permito sentir e refletir sobre o mundo. Acho que ser escritora é ter coragem de se expor – conta.

Malu tem influência em nomes como Gabriel Garcia Marquez, Drummond e Clarice Lispector. Em seu livro ela mistura contos e poemas no realismo fantástico, seu gênero favorito.

– Sempre gostei da sonoridade e da cadência dos poemas, eles são espaços de escrita onde podemos encontrar liberdade para criar, como melhor convier – acrescenta.

O lançamento na livraria será performático, com Malu se vestindo de noiva, em alegoria ao dia mais feliz da sua vida. A ideia surgiu em conversa com a editora Flávia Portela.

– Nos é vendida uma ideia (contos de fada) de que o ápice da vida de uma mulher é o dia do seu casamento. E pra mim está será o dia mais importante, pois estou realizando meu sonho, então é como se fosse um casamento comigo – aponta.

A data ainda marca o aniversário de 26 anos da autora, que será celebrado na Livraria, juntando seus amigos e familiares com seu amor pelos livros.

– Eu amo celebrações. É o momento de reunir quem a gente gosta e ser livre para rir, abraçar e dançar. Acho que devemos festejar a vida a cada possibilidade. É como diz o poeta “a vida é mesmo coisa muito frágil” – cita.

E a ligação com a literatura vai além. Em sua página oficial, @venus.em.livros, a autora auxilia o fortalecimento da rede independente de livros no Rio de Janeiro, divulgando livrarias e sebos, e mantendo viva essa cultura.

– Era muito triste abrir o jornal e me deparar com o fechamento de alguma livraria, então decidi ir pra rua e divulgar isso para as pessoas pelas redes sociais, que tem um alcance maior. É importante que a gente valorize a cultura e o mercado independente – detalha.

E valorizar a literatura está presente desde sua infância quando, antes mesmo de aprender a ler, já brincava com livros. Aos 11 anos chegou a escrever “O Camundongo Rei”, sua primeira obra, mostrando desde cedo a veia literária.

– É importante fortalecer a literatura desde cedo. É triste e assustador lançar um livro no cenário atual, onde a cultura é tão atacada. Mas mesmo com essas dificuldades, não consigo me imaginar trilhando outro caminho – diz.

Ainda na semana de lançamento do livro, no dia 27 de Abril, a autora irá realizar um balanço cultural em parceria com a livraria Beco das Letras, na Lapa (RJ), das 17 às 23h. O evento será aberto e contará com diversos números musicais, além de um bate-papo com Flávia Portela (Editora Lacre) e Cristina Warth (Editora Pallas), e também uma leitura do livro realizada por Malu.

– Tenho trabalhado também junto com o Pequeno Museu Carioca, para organizarmos encontros literários no espaço, e tentar trazer mais vida e arte para as ruas – finaliza.

O livro “Um dia você vai saber meu nome” está em pré-venda e pode ser adquirido no site da editora Lacre.

Compartilhar Publicação
Link para Compartilhar
Publicação Anterior

Criador de Bone reage ao cancelamento da série pela Netflix

Próxima publicação

O Legado de George Little (1928-2022)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia a seguir