LançamentosLiteratura

Wallace Armani lança “Por uma administração socialista”

Compartilhe &media=https://ambrosia.com.br/wp-content/uploads/2025/09/WhatsApp-Image-2025-08-11-at-15.33.39.jpeg" rel="nofollow"> &title=Wallace%20Armani%20lan%C3%A7a%20%E2%80%9CPor%20uma%20administra%C3%A7%C3%A3o%20socialista%E2%80%9D" rel="nofollow"> &name=Wallace%20Armani%20lan%C3%A7a%20%E2%80%9CPor%20uma%20administra%C3%A7%C3%A3o%20socialista%E2%80%9D" rel="nofollow">

Wallace Armani acaba de lançar o livro “Por uma administração socialista” pela Editora Diálogo Freiriano. A obra não é um manual, mas um instrumento político que tem como objetivo central uma análise marxista e revolucionária da Administração, partindo da crítica da economia política e do materialismo histórico. O autor argumenta que a Administração, longe de ser um campo neutro ou puramente técnico, se tornou a principal gramática do neoliberalismo, hegemonizado discursivamente por ambientes tão diversos quanto empresas privadas, ONGs, partidos, sindicatos e governos.

A motivação para a escrita surgiu da experiência do autor como professor da disciplina “Ciências Sociais e Humanas” para alunos de Administração e Ciências Contábeis, somada às suas pesquisas para o doutorado. “As discussões levantadas nessas atividades me deram base para a confecção do livro”, explica Armani. O processo de escrita, que aproveitou parte das leituras realizadas para a tese, concentrou-se durante o primeiro semestre de 2025, resultando em uma escrita ensaística e acessível, propositalmente distante dos academicismos.

As principais mensagens do livro são um enfrentamento direto ao pensamento dominante. “Mostrar como a Administração não é neutra e muito menos algo somente ‘técnico’”, pontua o autor. A obra demonstra como essa ferramenta se manifesta dentro das organizações e impacta diretamente a vida do trabalhador, criticando todas as formas de dominação do capital. O livro se posiciona contra leituras da realidade apoiadas em preceitos positivistas, neoliberais e pós-estruturalistas, que, para Wallace, compactuam com a manutenção do status quo. “Apresento o socialismo como único meio necessário para a emancipação da humanidade em busca do comunismo. Não acredito em reformas pelo capitalismo, muito menos em um ‘capitalismo humanizado’”, declara.

O autor acredita que o trabalho aprofundou sua visão sobre as mazelas do capitalismo e o deixou mais preparado para estabelecer um diálogo crítico com a sociedade. “A escrita dele me permitiu organizar muitas reflexões e observações que já possuía, mas que até então não tinha condições materiais necessárias para a sua concretização”, confidencia. A obra representa a convergência de sua vasta formação acadêmica e sua atuação prática como gestor de sua própria escola de idiomas e membro de conselhos fiscais sindicais, tudo filtrado por anos de estudo sistemático da literatura marxiana.

Deixe um comentário

Sugeridos
FilmesLançamentos

Parceria entre Panamá e Colômbia, “Querido Trópico” chega aos cinemas nesta quinta-feira

“Querido Trópico”, novo longa da cineasta panamenha Ana Endara, chega aos cinemas...

AgendaLiteratura

Davi Dallariva lança “Nas Ondas Verdes do Mar” na cafeteria Casa Jardins

“[…] Davi Dallariva nos apresenta uma obra representativa e única, embalada por...

LançamentosMúsica

Norton une pop, funk e MPB em “Tudo Cooperou”

Aposta da Onimusic na reta final de 2025, o cantor Norton apresenta...

LançamentosMúsica

Ana Nóbrega lança a canção “Oh, Vem Me Avivar” pela Onimusic

Um mês após lançar a canção “Não Há Outro Lugar”, a cantora...

Literatura

Entre sereias e tritões, escritor mineiro Davi Dallariva lança fantasia queer

Publicado pela Editora Fantástica, autor de “Nas Ondas Verdes do Mar” transforma...

CríticasFilmesLançamentos

“Napoli – New York” adapta texto de Fellini sob o olhar das crianças

Imagine viver nos anos 50 e 60, esperando ansiosamente pelo próximo filme...

LançamentosMúsica

Luella compartilha “Como Se Eu Não Soubesse”

A cantora e compositora Luella apresenta a faixa “Como Se Eu Não...

CríticasFilmesLançamentos

Mostrando logo a que veio, “Entre Penas e Bicadas” não decepciona

Existe no marketing uma estratégia que se chama “pé na porta”. Trata-se...

LançamentosMúsica

Àiyé lança clipe “Cores de Oxum”

A cantora, baterista e produtora ÀIYÉ lança o videoclipe de “Cores de...

LançamentosMúsica

Gaby Cardozo apresenta a canção “Vitrine”

Dando sequência a sua série de lançamentos em 2025, a cantora Gaby...