FestivaisMúsica

Alaudista sírio Rajana Olba ministra oficina gratuita de ritmos árabes e alaúde dentro da programação do Festival Músico Cidadão

Compartilhe
Compartilhe

Depois de um fim de semana de estreia emocionante, que contou com shows das bandas Limanya (países africanos) e Tríptico Caribe (países latino americanos), o Festival Músico Cidadão dá sequência à sua programação em formato presencial na cidade de São Paulo. Abrindo território para os países árabes, no dia 12 de março, das 15h às 16h, o festival contará com uma oficina de ritmos árabes e alaúde ministrada pelo alaudista sírio Rajana Olba. O evento é gratuito, para todas as idades, e acontece no Centro Cultural da Juventude (CCJ).

Músico, compositor, luthier e professor de alaúde, Rajana Olba inicia o workshop falando da música árabe, que privilegia a melodia e o ritmo, e das particularidades das escalas na música árabe. Demonstra com o alaúde essas escalas e conta a história desse instrumento cuja origem se deu na Antiguidade, no que hoje é o Oriente Médio, e a difusão se deu pela Europa e depois para demais partes do mundo. Virtuoso no instrumento, Rajana explica como ele é construído, passando pelos tipos de alaúdes e suas partes, demonstrando sua sonoridade e como é utilizado.

Encerrando o festival, no dia 26 de março a banda Nikkal, conduzida por Rajana, promove apresentação musical com instrumentos tradicionais árabes, como alaúde, derbake, flauta árabe e kanun, além de canto e dança, fazendo ressoar a delicada e complexa sonoridade do oriente médio, a qual o próprio artista apelidou de “brisa do oriente”. Além de Rajana, o grupo Nikkal é formado por Ameer Nidal Elbah, Roberta Kelly Souza Tavares, Rebeca Lima Coutinho, Fran Araújo, Igor Giannini Pimenta, Graziela Zina Simantob e Natalie Vartkes Bozian.

O show terá como mestre de cerimônias o idealizador do projeto Músico Cidadão, o músico, compositor, professor e pesquisador Leo Bianchini (5 a Seco). Referência em música e migração, busca promover a visibilidade e valorização dos músicos migrantes no Brasil, especialmente em São Paulo, como um exercício básico de cidadania. “A cultura tradicional, que os migrantes trazem consigo, enriquece nossa visão de mundo e nos remete à nossa própria cultura, num importante diálogo criativo”, acredita Leo Bianchini.

O Festival Músico Cidadão aponta para as vozes, corpos e ritmos de artistas talentosíssimos, habitantes da cidade e cujo acesso a oportunidades profissionais não é facilitado. Este é um projeto contemplado pelo Edital de fomento a projetos artísticos culturais descentralizados de múltiplas linguagens para a cidade de São Paulo da Secretaria Municipal de Cultura observando os protocolos de segurança contra a Covid-19, sendo obrigatório o uso de máscara, o distanciamento social e apresentação do comprovante de vacinação (2 doses).

 

SERVIÇO

12/03 – Oficina de ritmos árabes e alaúde com Rajana Olba

das 15h às 16h, Centro Cultural da Juventude (CCJ)

Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 – Vila dos Andrades, São Paulo

Gratuito

Classificação: livre

 

26/03 – Banda Nikkal

20h, Centro Cultural da Juventude (CCJ)

Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 – Vila dos Andrades, São Paulo

Gratuito

Classificação: livre

 

Assessoria de Imprensa:

Da Lira Cultural

Flora Miguel – floramiguel.assessoria@gmail.com – 11 9 5323-2999

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos

Coldplay lança Moon Music, seu 10º álbum

Se você achava que a banda britânica Coldplay já havia dado tudo...

Chris Brown anuncia show extra em São Paulo após alta procura

O astro do R&B Chris Brown provou seu poder de atração de...

Festival do Rio 2024 – 15 filmes para assistir na maratona cinéfila

Chegou o grande momento para os cariocas amantes do cinema (ou de...

FITA anuncia os indicados, celebra 25 mil espectadores e lotação esgotada

‘Brás Cubas’, da Armazém Companhia de Teatro, e o musical ‘Kafka e...

Los Brasileros apostam em “Joga” para inaugurar nova fase

Conhecidos pelo trabalho com grandes nomes da música, como Anitta, Jão, DAY...

Festival Cinema Negro em Ação comemora cinco anos com novidades

O Festival Cinema Negro em Ação, que acontece em Porto Alegre (RS),...

Paul McCartney surpreende ao cantar nova música dos Beatles em show no Uruguai

Na noite de terça-feira, 1º de outubro, Paul McCartney, lendário ex-integrante dos...