Ninguém foi ao show de Andy Bell no Qualistage na noite de ontem (19), véspera de feriado no Rio de Janeiro, por curiosidade acerca das músicas do álbum Ten Crowns, o recente trabalho solo da voz do Erasure. O público queria mesmo era dançar ao som dos clássicos oitentistas e noventistas do duo technopop formado por ele e Vince Clarke, que esteve no Brasil pela última ez em 2018 e cancelou uma vinda em 2022. A expectativa era justamente compensar esse show que não aconteceu. E claro que Bell sabe muito bem o que o público quer e usa isso de forma marota para divulgar suas músicas do trabalho solo em meio aos hits do Erasure. E o fez com bastante destreza.
A música que abriu a apresentação (que se iniciou às 22h11, com onze minutos de atraso em relação ao horário previsto) foi ‘Breaking Thru the Interstellar’. A estratégia de iniciar com uma faixa de seu disco foi esperta, uma vez que o público, empolgado com a entrada do artista no palco, irremediavelmente recebe bem. Daí a plateia foi logo recompensada com o grande sucesso ‘Blue Savannah’, que, como previsto, incendiou a pista.
Essa , na verdade, é a primeira vez que Bell vem ao Brasil sem Clarke após 36 anos de visitas ao país, e não um carinho especial pelo público brasileiro. Sempre que consegue se dirige à plateia em português, vez ou outra recorrendo a uma colinha. Ele vem acompanhado de uma banda formada pelo produtor e DJ Dave Audé operando os teclados e sintetizadores (basicamente fazendo as vezes de Vince Clarke), a baterista Sarah Tomek que dá um show à parte operando uma bateria tradicional, e não eletrônica, a backing vocal Chelsea Blakinship – no Erasure costuma ser uma dupla, no entanto, aqui todos fazem algum vocal de apoio – e o guitarrista Jerry Fuentes. Na maior parte do tempo soam como o Erasure, com exceção de uma transição e outra ou efeitos conferindo algum ineditismo.
Entre as faixas do novo trabalho apresentadas no setlist estavam colaboração com Debbie Harry, ‘Heart’s a Liar’, em que Chelsea se encarregando das partes que na gravação original cabem à icônica vocalista do Blondie, e ‘The Chance Won’t Come Again’, composta em parceria com Tim Rice-Oxley do Keane.
Uma das surpresas do repertório é a presença de ‘Xanadu’, clássico imortalizado por Olivia Newton-John em parceria com a Electric Light Orchestra no filme de 1980. Andy Bell passou a incluir a canção em suas apresentações recentes quase como uma brincadeira, mas a resposta calorosa do público lá fora transformou o momento em um dos pontos altos do show. O entusiasmo foi tão grande que a releitura acabou ganhando lançamento oficial em outubro, integrando a edição expandida de Ten Crowns e consolidando o cover como uma das faixas mais queridas dessa nova fase do artista.
A faixa do Erasure, ‘When I Needed You’, foi executado por Jerry na guitarra e Chelsea no violão, ambos dividindo os vocais, sem a presença de Bell no palco.
O público era composto em sua maioria por ouvintes mais casuais, inclusive a parcela de LGBTQIAPN+ era muito menor do que a tradicionalmente vista em shows do Erasure. Não seria exagero apostar que alguns dos presentes saíram do show acreditando terem visto uma apresentação do Erasure, e não apenas de seu vocalista (vale lembrar que o nome da banda tinha maior destaque nas propagandas). Com isso, as canções que realmente agitaram a plateia foram as mais radiofônicas, como a já citada ‘Blue Savannah’, ‘I Love To Hate You’, ‘Oh L’Amour’ e o ponto alto ‘A Little Respect’, que encerrou a noite.
Uma coisa ficou evidente após o show: Andy Bell até pode querer variar um pouco trazendo novas músicas, até para ter uma motivação maior para estar no palco. Mas é inegável que ele se esbalda mesmo é com a recepção calorosa dos sucessos de sua banda, que, é bom esclarecer, não acabou, em breve deve lançar um novo material. Mas essa apresentação serviu para matarmos a saudade.
Setlist:
- Breaking Thru the Interstellar
- Blue Savannah (Erasure)
- Sometimes (Erasure)
- Don’t Cha Know
- Drama! (Erasure)
- Heart’s a Liar (dueto com Chelsea Blankinship)
- Chains of Love (Erasure)
- Love to Hate You (Erasure)
- When I Needed You (Erasure)
- Always (Erasure)
- Xanadu (Electric Light Orchestra cover)
- Victim of Love (Erasure)
- Dance for Mercy
- Chorus (Erasure)
- The Chance Won’t Come Again
- Stop! (Erasure)
- Oh l’amour (Erasure)
- Bis:
- A Little Respect (Erasure)









Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.