Paul McCartney sempre teve uma ligação com os ritmos africanos. Foi na Nigéria que, em 1973, gravou o clássico Band on the Run.
Agora, o ex-beatle será uma das participações especiais do novo álbum do The Umoza Music Project, grupo formado por músicos malawianos.
O álbum (e single) se chamará “Home” e também terá a presença de outros artistas britânicos.
Porém, a mais importante delas será a de McCartney e seu baixo Hofner, em uma participação gravada durante as sessões de seu álbum “McCartney III”.
‘McCartney III’ fecha trilogia solo do ex-beatle mais produtivo
— Eu sempre amei a música africana. Então, quando me pediram para participar eu agarrei a chance e terminei tocando meu baixo Hofner nessa canção bem legal. Foi demais colaborar com esses excelentes músicos africanos — diz McCartney em seu site.
A banda, formada em 2010 pelo produtor britânico John Tobin e o cantor e compositor malawiano Max Jere, acabou recrutando mais e mais artistas e lançou, em 2015, o álbum “Let Them Speak”.
Separados por muitos quilômetros de distância
Por conta das restrições causadas pela pandemia da COVID-19, o álbum foi gravado sem que os músicos de Malawi e da Inglaterra pudessem se encontrar.
As participações foram combinadas por aplicativos de mensagens e gravadas em estúdios a mais de 8.000 km de distância.
O álbum terá 12 canções, que foram mixadas nos lendários estúdios de Abbey Road, em Londres.
Detalhe interessante é que as músicas são cantadas em Chichewa ou língua nianja, dialeto muito falado em países como Moçambique, Zâmbia, Tanzânia e Malawi, até mesmo o single “Home”.
— O baixo de Paul realmente entrou no groove da canção. Ele nos ajudou a criar uma grande faixa, que será o nosso single e trará essas lindas vozes malawianas para o foco da atenção de muitos amantes da música ao redor do mundo. Nós estamos muito gratos a ele e animados com a oportunidade das pessoas poderem ouvir nossa música — explica John Tobin.
“Home” será lançado em CD, vinil e nas plataformas digitais no dia 6 de maio.
Comente!