Buscando visibilidade para mulheres e corpos dissidentes na MPB, o EP “deuZONAS – vozes ferozes” começa a ser apresentado com “Emocionada”, canção pop com estética lo-fi de Bibi Bog, cantora que utiliza a música como forma de autoconhecimento. A artista carioca compôs sua primeira música aos 14 anos, mesma época em que se apaixonou pela primeira vez por uma garota.
De lá pra cá, vivências e sentimentos inspiraram sua arte e hoje, aos 23 anos, ela – que atualmente trabalha em seu disco de estreia – sente que suas canções ressoam com outras mulheres. O single é produzido por Angélica Duarte, que fez a curadoria do EP e trouxe o olhar pop da canção para outro patamar.
“‘Emocionada’ é uma música que fala sobre a emoção de conhecer alguém e ficar maluco com a pessoa ali, começar a pensar na vida com a pessoa depois do primeiro encontro, porque foi uma conexão forte, a parada mexeu muito. É aquele famoso ‘pô, tá emocionada, já tá apaixonada pela pessoa’. É sobre isso, vem a emoção da compositora que conhecia a pessoa há duas semanas e fez uma música pra pessoa”, conta Bibi Bog.
Além de Bibi, estarão presentes diferentes personalidades e perspectivas. Em “Samba sem Amor”, NATASHA mescla o tradicional com o contemporâneo, trazendo a dramaticidade lírica e melódica do samba em arranjo carregado de sintetizadores e batuques. AnarkoTrans faz um rap afiado que aponta o dedo na cara do homem cis hétero na urgente “Farpa Feminina”. Mulher preta e travesti, ela transmite suas vivências políticas através da música em eventos culturais pelo Brasil. Por fim, Jessica Assis canta sobre a vida e a coragem. Ela apresenta “Vim Sozinha”, um indie-folk carregado de sentimentos.
Para Angélica Duarte, o objetivo do EP é dar protagonismo à diversidade, promovendo mulheres que buscam um pontapé inicial na carreira. “Minha vontade era me desafiar a produzir canções diferentes e entrar em contato com novas vozes, novas sonoridades”, ela conta. “Com isso, bolei uma chamada pública a fim de dar oportunidade a novos talentos, privilegiando artistas promissoras que nunca haviam tido a oportunidade de lançar um fonograma. Durante um curto período de inscrição tive respostas suficientes e selecionei quatro gêneros distintos para produzir, de quatro mulheres talentosíssimas que tem muito o que dizer em suas canções autorais”.
Ficha técnica:
Curadoria e Produção Musical: Angélica Duarte
Gravado no estúdio l0vynho
Mix e Master: Rômulo Mendes
Foto: Leonardo Elger
Beleza: Tainá Lasmar
Distribuição: Tratore
Comunicação: Build Up Media
Letra:
Você tem cheiro de baunilha com hortelã
Posso dizer que seu perfume é de maçã
Vou escrever que seu cabelo é feito lã
Só pra te ver
Você me beija e eu te quero de manhã
A gente tenta se falar na madrugada
E acontece quando eu peço pra olhar na sua cara
Seria mais fácil se eu pagasse de emocionada
Eu sou culpada
Não quero mais nada
Com você, meu coração dispara
Já sinto falta
Beijinhos, abraços
De qualquer jeito estou de volta amanhã
Corremos risco de perder a mente sã
Vou comentar que sua boca é de avelã
Só pra morder
O seu sorriso conquistou mais uma fã
Eu vou tentar de encontrar na madrugada
E acontece quando eu peço pra ficar na sua casa
Seria mais fácil se eu pagasse de emocionada
Eu sou culpada
Não quero mais nada
Com você, meu coração dispara
Já sinto falta
Beijinhos, abraços
Você tem cheiro de baunilha com hortelã
Comente!