em ,

Bnegão e Zé Bigode Orquestra lançam novo single e clipe

Música antecipa o segundo álbum, Clube da Fumaça

Zé Bigode Orquestra - Crédito Guilherme Bezerra
Zé Bigode Orquestra - Crédito Guilherme Bezerra

Em seu último single antes de lançar o segundo disco chamado “Clube da Fumaça”, a Zé Bigode Orquestra convoca a lenda da música brasileira BNegão na canção e clipe “Eles querem o poder”. A canção é um hino de convocação para lutar contra os falsos messias e mercadores da fé que andam levando o Brasil para o abismo. O clipe da canção foi gravado pelas ruas da Zona Portuária no Rio de Janeiro, passando por partes dos bairros da Leopoldina e da Zona Norte, mostrando uma parte da cidade que a mídia não vê.

Com influências diretas do Reggae e do Dub, estilos oriundos da Jamaica, o instrumental da faixa é pesado, guiado quase que inteiramente pelo riff do baixo.

“O baixo nessa faixa é como uma pedra fundamental, todo o resto da música é baseado nesse grave do riff”, conta Daniel Bento, baixista do grupo.

Se no single anterior, Maria Navalha, a banda saúda a rua e suas entidades, em “Eles querem o poder”, a Orquestra fala sobre manter-se firme e não se deixar levar por pessoas que usam a religião como forma de dominação e poder político:

“Os versos são curtos e diretos, a ideia é ser uma mensagem direta ao córtex do ouvinte”, detalha José Roberto, autor da letra e da música.

Com um groove feito para dançar, marcado e com um swing convidativo para se mexer, a ideia da música (e do próximo disco como um todo), é o famoso “rebolar com a mão na consciência”. Refletir sobre o mundo em que vivemos, porém sem deixar de dançar e contestar as injustiças que vivenciamos.

Zé Bigode Orquestra é Vila Isabel e Andaraí, é Complexo da Maré, Lapa, Laranjeiras e Freguesia, é um pouco de um Rio de Janeiro que ainda tenta ser mágico e diverso transformando as frequências sonoras em Reggae, Afrobeat e Fumaça. Seu álbum de estreia foi “Fluxo”, lançado em 2017, e sucedido pelos singles “Amalá Adubaba” (2019), “Tikulafe” (2020), “América do Sul” (2021) e “Maria Navalha” (2021).

Zé Bigode Orquestra - Eles Querem o Poder (capa)
Zé Bigode Orquestra – Eles Querem o Poder (capa)

Com quase 30 anos de carreira, Bnegão (Planet Hemp) adiciona toda a sua vivência para a canção, a sua voz inconfundível é quem lança a mensagem final e derradeira antes do fim catártico. A ideia do single é acordar a sociedade anestesiada, que se apega a discursos rasos e sem ação.

O single “Eles Querem o Poder” foi escrito por José Roberto Rocha e traz participação do Bnegão. A mixagem e masterização ficaram por conta de Tércio Marques, com produção de Pedro Guinu. Os arranjos dos metais são de José Roberto e Victor Lemos. Participaram da faixa os músicos: Luana Karoo (voz), José Roberto Rocha (guitarra), Daniel Bento (baixo), Pedro Petrutes (hammond/synth), Eric Brandão (bateria), Thiago Garcia (trompete), Victor Lemos (sax tenor) e Victor Hugo (percussão). Também participaram como músicos convidados Breno Hirata (sax barítono), Rodrigo Maré (percussão) e Pedro Guinu (moog e efeitos).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *