Fruto da parceria entre músicos de dois países, o uruguaio Daniel López e o brasileiro Marcelo Delacroix, o disco “Canciones Cruzadas” chega às plataformas digitais a partir do dia 10 de novembro de 2023.
“Há bastante tempo, o Rio Grande do Sul vem descobrindo o caminho da integração com o Uruguai e Argentina”, atestam a dupla de artistas. “Em diversas ações e parcerias, reconhecem-se nas semelhanças regionais e admiram-se mutuamente nas particularidades de cada cultura”, concluem.
Os dois músicos se encontraram pela primeira vez durante um show de Marcelo Delacroix em Montevidéu, e estreitaram laços quando participaram juntos do show POA/Montevideo – Sin Fronteras, apresentado com grande sucesso no 16º festival Porto Alegre em Cena. Dessa amizade nasceu a ideia do disco “Canciones Cruzadas”.
Gravado entre 2011 e 2013, em Montevidéu e Porto Alegre, o disco traz 12 faixas em que cada cantautor propõe um olhar diferente sobre as canções do outro, intercambiando saberes, ritmos, idiomas e influências do Brasil e do Uruguai.
E assim, Gente Boa (parceria de Delacroix com Ronald Augusto), se transformou em Gente Buena na versão de López, e Depois do Raio (parceria de Delacroix com Arnaldo Antunes) virou Después del Rayo. Músicas como Perdido por Perdido e Zamba pal Mano (composições de López com Manuel Mendizabal), não chegaram a mudar de nome, mas foram transformadas pelo olhar de Delacroix. Além destas, estão também Libelula, Asteroide e Despacito, de Daniel López e Signos, Inverno e Passará, de Marcelo Delacroix, sempre passando pelo prisma do outro.
O trabalho é encerrado com a voz de Atílio “Macunaíma” Perez, poeta, jornalista, publicitário e comunicador de rádio, uruguaio, que faleceu recentemente, deixando muitos amigos e admiradores nos dois países.
O disco “Canciones Cruzadas” proporcionou uma intensa e rica troca entre cerca de 30 músicos dos dois países, estabelecendo redes de trabalho que seguem dando resultados. Além dos compositores parceiros (Arnaldo Antunes, Arthur de Faria, Ronald Augusto, Sergio Napp e Manuel Mendizabal), o disco conta com participações de outros grandes músicos brasileiros, uruguaios e argentinos: Renato Borghetti, Marcelo Corsetti, Sebastián Jantos, Daniel Drexler, Alejandra Genta, Pablo Grinjot e Tommy Lebrero.
Há uma década, o disco foi apresentado em Porto Alegre e cidades do interior do RS, Rio de Janeiro, e também em Montevideo e interior do Uruguai.
“Canciones Cruzadas” recebeu duas indicações ao Prêmio Açorianos de Música: ‘’Melhor Disco’’ e ‘’Melhor Cantor’’. A criação dos dois artistas também integra o documentário “A Linha Fria do Horizonte”, do diretor Luciano Coelho, que aborda a integração musical existente entre o sul do Brasil, Uruguai e Argentina.
Ao longo dos anos, Delacroix e López seguiram em contato, acompanhando suas produções e pesquisas, dando continuidade à parceria.
Retomando agora o trabalho da dupla, López e Delacroix apresentam o show intitulado “Canciones Cruzadas 2” em São Francisco de Paula (RS) na Pousada do Engenho (R. Odon Cavalcante, 330) dia 18 de novembro de 2023, sábado, às 22h.
Em 2024, aproveitando convites de espaços renomados como o Teatro Solís, de Montevideo, o Centro Cultural Kirchner, de Buenos Aires e o Teatro Ágora, de São Paulo, a dupla faz uma turnê, apresentando o show “Canciones Cruzadas” nesses grandes centros, congregando os três países.
“Canciones Cruzadas”: 10 anos
Disco de Dany López e Marcelo Delacroix
Disponível nas plataformas digitais a partir do dia 10 de novembro de 2023.
Dany López: @danylopez.art | Marcelo Delacroix:@delacroixmarcelo
“Canciones Cruzadas 2”, show em São Francisco de Paula (RS)
Onde: Pousada do Engenho (R. Odon Cavalcante, 330)
Quando: dia 18 de novembro, sábado, às 22h
Valor: R$ 60,00
Ingressos: Whats 54 99991-2890 | pousadadoengenho.com.br
Faixas:
1 . Perdido por perdido (Daniel López/Manuel Mendizabal) versão: Marcelo Delacroix;
2 . Gente Buena (Gente Boa) (Marcelo Delacroix/Ronald Augusto) versão: Dany López;
3 . Zamba Pal Mano (Daniel López/Manuel Mendizabal) versão: Marcelo Delacroix;
4 . Passará (Marcelo Delacroix/Ronald Augusto) versão: Dany López;
5 . Libélula (Daniel López) versão: Marcelo Delacroix;
6 . Signos (Marcelo Delacroix/Sérgio Napp) versão: Dany López;
7 . Despacito (Daniel López);
8 . Inverno (Marcelo Delacroix/Arthur de Faria) versão: Dany López;
9 . Asteroide (Daniel López) versão: Marcelo Delacroix;
10 . Después del rayo (Depois do Raio) (Arnaldo Antunes/Marcelo Delacroix) versão: Daniel López;
11 . El mar en un andén (Samantha Navarro/ versão: Daniel López e Marcelo Delacroix);
12. Pássaro da Aurora (Atílio Perez Macunaíma/Daniel López/Marcelo Delacroix).
Críticas
“Canciones Cruzadas” – Os caminhos que se abrem
“É muito mais que um disco ou um espetáculo de canções. É um ponto de convergência que permite enxergar uma integração mais profunda entre países que compartem, ao seu redor, formas musicais e estéticas comuns. Dani López e Marcelo Delacroix cruzam canções entrelaçando o Rio Grande e o Uruguai, num projeto que encarna o espírito e a identidade criativa do sul”.
Atílio “Macunaíma” Perez (poeta, jornalista, publicitário e comunicador de rádio – Montevideo)
Comente!