LançamentosMúsica

Caramelows revela primeira parte do álbum “ViraLata”

O caldeirão sonoro dos Caramelows está de volta, anunciando o lançamento de seu primeiro álbum, “Viralata”. O disco sucederá os EPs do grupo e marcará a estreia solo do grupo, cuja discografia ao lado da cantora Liniker já inclui dois álbuns. Um álbum com seis faixas antecede esse novo repertório, já disponível para streaming.

Fruto da estrada, esse filho mambembe foi gestado parte nos palcos pelo mundo, com uma parte sendo realizada virtualmente no momento em que os músicos estavam isolados. Mas “Viralata” ganhou corpo após a reabertura do mundo analógico, quando as conexões com os vários parceiros que compõem esse disco passaram a integrar a obra. André Abujamra, Deep Leaks, Estela Paixão, Jota Pê, Joyce Alane, LUIZGA e Renata Éssis são alguns dos nomes que integram o álbum.

Um dos destaques é a inédita “Concha”, parceria com a pernambucana Joyce Alane, música que inicia em um groove soul bem lento, com uma melodia que lembra as raízes da cantora e se desenvolve em um rock classudo. O primeiro single, “Fuja, Melow!”, eles co-produziram com Deep Leaks; e, em “20 Centavos”, com  Dré Guines. Completam o álbum as faixas “Criatura”, a já citada “Concha”, “Pindorama” e “Vita D” – esta última, com a participação de André Abujamra. 

Neste novo formato, a banda de world music do interior de São Paulo mistura música instrumental, assim como outra faceta recheada de canções, algumas mais soul, outras experimentais. O álbum é dividido em duas partes, tendo como grande fio condutor as conexões periféricas, no sentido de colocar mais um tijolo nessa grande espiral histórica antropofágica que constitui a cultura latinoamericana. A segunda parte, completando esse ciclo, será lançada em novembro. O símbolo dessa busca é o vira-lata caramelo, que faz parte da rotina brasileira como um símbolo ao mesmo tempo do marginal e do carismático.

Os Caramelows têm em sua discografia o EP “Cru” (2015) e os discos “Remonta” (2016) e “Goela Abaixo” (2019) como Liniker e os Caramelows – este último, indicado ao Grammy Latino – além dos singles “Siente El Calor”, com a espanhola Indee; “Pote de Cores”, com a moçambicana Selma Uamusse; “Sozinho”, com o baiano Edoux;  e 2 EPs como Caramelows.

O grupo conta com Péricles Zuanon (bateria), Eder Araújo (sax e flauta), Marja Lenski (percussão), Fernando “TRZ” Falcoski (teclas), Rafael Barone (baixo) e Wiliam Zaharanszki (guitarra). A produção musical é do próprio Rafael Barone, com todos os demais Caramelows assinando como co-produtores.

A primeira parte de “Viralata” já está disponível para streaming via Dorsal Musik.

Faixas:

Fuja, Melow! part. Deep Leaks

Criatura

Concha part. Joyce Alane

Pindorama part. LUIZGA e Estela Paixão

20 Centavos

Vita D part. André Abujamra

Ficha técnica

Caramelows são:

Éder Araújo: sax e flauta

Fernando TRZ: teclados

Marja Lenski: percussão

Péricles Zuanon: bateria

Rafael Barone: baixo

William Zaharanszki: guitarra

Produção musical: Rafael Barone 

Produção musical compartilhada: Fuja, Melow! (Deep Leaks), 20 Centavos (Dré Guines)

Co Produção musical: Éder Araújo, Fernando TRZ, Marja Lenski, Pericles Zuanon, William Zaharanszki 

Arranjos de sopro: Eder Araujo

Mixagem: Rafaela Prestes

Masterização: Fernando Sanches / El Rocha

Douglas Antunes – trombone

Rinaldo Santos – trompete e flugel

Danilo Moura – percussões em Criatura e Pindorama

Estela Paixão – vocais em 20 centavos

Gravadas na Casa do Seo Peri em Araraquara/SP com engenharia de Dre Guines | GOMAinc.

Sopros gravados no Estúdio C4 em São Paulo/SP com engenharia de Luis Lopes

Deixe um comentário

Sugeridos
LançamentosMúsica

Jorja Smith lança “I Lied, You Lied”, última amostra de novo álbum

What Are The Odds, terceiro disco da cantora britânica, chega às plataformas...

Artes VisuaisMúsicaNotícias

Brian May recria capa clássica do Queen com IA e critica o resultado

O lendário guitarrista do Queen usa capa do álbum ‘The Game’ (1980)...

MúsicaNotícias

Ritchie Blackmore confirma reunião histórica com o Deep Purple após 30 anos

O lendário guitarrista revelou durante uma transmissão ao vivo que subirá ao...

MúsicaNotícias

Led Zeppelin – mais de 80 minutos de show histórico de 1970 surgem na internet

Gravado em 16mm durante o Festival de Bath, registro cru e inédito...

LançamentosMúsica

Josh Beauchamp apresenta pop maduro no início da carreira solo

Com os singles “Love You Again” e “Give It Back!”,  ex-membro do...

LançamentosMúsica

Luella une eletrônico, rock e métrica incomum na psicodélica “Serpente Caranguejo”

Com compasso raro e narrativa inspirada na força do signo de Câncer,...

LançamentosMúsica

Snow Patrol e Kylie Minogue unem forças no single “These Alarms”

Escrita especialmente para a estrela pop, a faixa marca a estreia da...

AgendaMúsicaShows

Das Cinzas à Música: Paulinho Moska Traz Seus “Violões Fênix” ao Rio de janeiro

Em apresentações carregadas de simbolismo e poesia, o cantor dá voz a...

LançamentosMúsica

saudade inicia nova fase com o single “desculpa eu ser um trem desgovernado”

Composição intimista e confessional antecipa o conceito do próximo álbum, marcando o...

LançamentosMúsica

Com “Grande Gostosa”, MARIANNA abre fase de maturidade, humor ácido e amor-próprio

Escrita em parceria com Arthur Marques e Jenni Mosello, faixa ganha um...

AstrosMúsicaNotícias

Morre Jennifer Finch, baixista do L7

Óbito ocorre apenas cinco dias após o anúncio de sua luta contra...