Carlos Lyra, um dos melodistas mais inspirados da música brasileira, faleceu neste sábado aos 90 anos. Nascido no Rio de Janeiro, Lyra é um formidável compositor que deixou uma marca indelével na história da Bossa Nova.
De acordo com a Folha de S. Paulo, ele estava internado desde a última quinta-feira, devido a uma febre e uma infecção.
Carlos Lyra é autor de standards que se tornaram verdadeiros hinos da música brasileira. Suas composições, muitas delas em parceria com o poeta Vinicius de Moraes, são atemporais e continuam a encantar gerações. Alguns de seus sucessos mais icônicos incluem: “Coisa mais linda”, “Minha namorada”, “Primavera”, “Sabe você”, “Você e eu”
Lyra não se limitou à Bossa Nova. Ele foi um dos últimos compositores remanescentes desse movimento marcante da música brasileira. No entanto, sua carreira foi muito além. Ele renovou seu repertório autoral em álbuns posteriores, explorando novas sonoridades e temas. Suas composições continuaram a evoluir, revelando um artista versátil e criativo.
Em 2023, em homenagem aos 90 anos de Carlos Lyra, foi lançado o álbum “Afeto”. Esse disco reúne gravações inéditas de grandes nomes da música brasileira, como Caetano Veloso, Djavan, Edu Lobo, Fernanda Abreu, Gilberto Gil, João Donato, Joyce Moreno, Lulu Santos, Mart’nália e Ney Matogrosso. Um tributo à altura da obra desse mestre da canção popular.
Carlos Lyra, com sua ginga, sua harmonia e sua poesia, permanece vivo na memória musical do Brasil. Que sua música continue a embalar nossos corações por muitos anos ainda.
Comente!