AcervoMúsica

Com "Vista Pro Mar", Silva faz de sua música um veraneio poético

Compartilhe
Compartilhe
silva-vista-pro-mar-640

Depois de Marcelo Jeneci e Cícero, agora é a vez do cantor Silva encarar o desafio da perenidade e imposição artística da personalidade musical em um segundo disco, principalmente após uma estreia tão incensada como foi o debut em Claridão, de 2012.
Vista pro Mar é definido pelo próprio como um álbum “para ouvir na beira da praia, da piscina, com um instrumental sem tanto drama”. A sonoridade expressa isso pela leveza. Silva já fazia músicas nessa linha, mas se antes eram marcadas pela melancolia, agora o viés solar é emoldurado com um trio de metais e uso oitentista de sintetizadores. Aliás, essa pegada retrô vem se disseminando muito na música pop-rock mundial com bons resultados como os últimos trabalhos do Phoenix e Foster The People. O próprio Silva, multi-instrumentista, assume piano, violino, baixo, também guitarra e violão. Em Vista Pro Mar funciona como um curioso contraponto à densidade das letras, escritas pelo próprio com a colaboração do irmão Lucas Silva. Outro destaque é a progressão qualitativa das músicas ao longo das faixas.

Da abertura com a música homônima do CD que entoa o edificante refrão ‘Eu sou de remar, sou de insistir, mesmo que sozinho/só vai se afogar, quem não reagir, mesmo que sozinho’ com um belo entrosamento melódico entre letra e sonoridade indie; esboçando Solange Knowles na levada rítmica de “Janeiro”, passando pelo dueto delicioso com Fernanda Takai na singeleza de “Okinawa”.
Nas últimas canções, Silva extravasa sua passionalidade com discrição e a distinção que vai carregando no repertório até ali, com “Universo”, “Capuba” (de melodia sofisticada e viciante), “Maré” (que encerra o disco de forma lírica e empolgante numa mesma nota) e a mais bela, poética, dolorosa e um “Silva que conhecemos de seus EPs do início de carreira“, a tocante “Ainda”.
No fim, fica a certeza de que, para além de sua assumida referência musical, o cantor Guilherme Arantes, Silva conseguiu imprimir sua personalidade artística com mais um bom trabalho em que faz da poesia (sonora, escrita, evocada) um norte para seu talento de fazer músicas simples e intensas em seus significados emocionais. Como diz a letra da já citada “Maré”: “Quem quiser ir além mar, vai se deixar levar no mar, pro seu lugar“. O lugar dele já está conquistado, primeiro pela perspectiva da “Claridão“, agora com a lucidez e calmaria de “Vista Pro Mar“.

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
LançamentosMúsica

Daniel Guimarães lança o single “Grito por Ti”

Daniel Guimarães inicia um novo capítulo de sua trajetória musical com o...

LançamentosLiteraturaMúsica

Noel Rosa ganha novo perfil biográfico por André Diniz com discografia comentada

Noel, um perfil biográfico” (Numa Editora), de André Diniz, com capa de...

LançamentosMúsica

Rebeca Lindsay e Banda AR15 exaltam a música paraense com single “Inaceitável”

Atendendo aos pedidos dos fãs e marcando um momento histórico para a...

Foto por EDI OLIVEIRA
AgendaDançaMúsica

Festival Nas Batalhas com programação gratuita no Sesc São Paulo

Artistas como DJ Alex Luxury, Raquel Cabaneco, Ronaldo SnoBrock, Tiago Reis e...

Foto: Taylla de Paula
AgendaFestivaisMúsica

SE Mapping ocupa o centro histórico de Aracaju com arte e tecnologia

Em sua primeira edição, festival gratuito apresenta projeções de 18 obras inéditas...

LançamentosMúsica

Metal Polonês: Archangel lança single “In the Language of Lightning”

O projeto Archangel uma iniciativa profundamente pessoal e individual, apresenta o novo...

CríticasListasMúsica

Os melhores álbuns de 2024

MELHORES DISCOS NACIONAIS “CAJU” LINIKER  MELHOR DISCO NACIONAL DE 2024!!! Porque esse...

MúsicaNotícias

“Birds of a Feather” de Billie Eilish domina o Spotify em 2024

O mais recente sucesso de Billie Eilish, “Birds of a Feather”, alçou...