Dave Grohl é chamado de arroz de festa e não faz a menor questão de rejeitar a alcunha. Os shows do Foo Fighters são conhecidos por eventualmente receber participações especiais, assim como seu líder não recusa convites (ou ele próprio se convida) para fazer aparições surpresa em apresentações de outras bandas ou artistas.
Foi na última sexta-feira (13), durante o Austin City Limits, no Texas. Grohl, que seria headliner com o FF, subiu ao palco do show de The Breeders, banda de Kim Deal, para tocar guitarra. A música executada foi ‘Gigantic’, do Pixies, famosa banda Indie Rock em que Kim era baixista e vocalista. A faixa do primeiro álbum do conjunto, “Surfer Rosa” (1988), foi escrita por ela, que também fazia os vocais.
O Pixies segue em atividade, agora com Paz Lenchantim ocupando o lugar que era de Kim Deal. A relação complicada com o guitarrista, vocalista e líder da banda, Frank Black, foi responsável pela saída da baixista em 1992, que logo no ano seguinte de sua saída emplacou com The Breeders, banda formada com sua irmã gêmea Kelly, o álbum “The Last Splash”. Ela aceitaria fazer uma turnê de reunião com o Pixies dez anos depois, em 2003, passando pelo Brasil no Curitiba Pop Festival em 2004. Seis anos depois voltaram ao Brasil no SWU, em Itu. Quando a banda decidiu voltar definitivamente em 2013 e gravar um novo álbum, Kim anunciou sua saída em definitivo. Nesse ano ela passou pelo Brasil com The Breeders trazendo o show comemorativo de 20 anos de “The Last Splash”. O Pixies voltaria ao Brasil, já sem Kim, em 2014, para o Lollapalooza Brasil daquele ano, e em 2022 quando se apresentou no Popload Festival em São Paulo e fez um show solo no Rio de Janeiro.
O Foo Fighters se apresentou no Brasil em setembro com um show em Curitiba e outro no The Town em São Paulo. Foi a primeira vinda da banda ao Brasil depois da morte do baterista Taylor Hawkins.
Comente!