Música

Deep Purple faz show dentro das expectativas no Solid Rock

Houve um tempo em que os gigantes caminhavam sobre a Terra. Tratava-se das bandas que tiveram seu auge nos anos 60 e 70 e influenciaram tudo que se fez no rock até hoje. Talvez por saber que os dinossauros estão prestes a se extinguir (uns estão morrendo, outros estão no outono/inverno de suas vidas), festivais juntando essa turma das antigas têm se tornado constante. Celebrar os pilares do rock enquanto eles ainda estão por aqui é a palavra de ordem. Daqui a alguns anos, em um futuro distópico, a maior banda do mundo será o Coldplay. Desert Trip, São Paulo Trip e o Solid Rock, que teve sua etapa carioca na última sexta-feira (dia 15/12), cumprem a tarefa de nos dar os últimos momentos desses artistas do chamado Classic Rock. No palco da Jeunesse Arena, se sucederam, na ordem, Tesla, Cheap Trick e a atração principal, o Deep Purple, em sua turnê de despedida (até segunda ordem).

Como toda atração de abertura, os californianos do Tesla foram prejudicados pelo horário e pela ausência de seu público. Na verdade, seu público no Brasil é ínfimo. Porém marcou presença no gargarejo. Em uma apresentação de aproximadamente 50 minutos, desfiaram seu rock básico de raiz, cheio de bossa Rythm & Blues e folk e forte acento setentista. Formada em 1981 o Tesla debutou em 1986 e a canção de maior execução por aqui foi ‘Signs’. O público que aos poucos chegava à arena recebeu positivamente.

Com a casa bem mais cheia subiu ao palco o Cheap Trick. Apesar de não ser banda de abertura e sim co-headliner, a tarefa do quarteto americano foi tão ingrata quanto a do Tesla. Eles vieram em substituição do Lynyrd Skynyrd, que cancelou a vinda à América Latina devido à saúde da filha do vocalista. Bem menos popular no Brasil do que os autores de ‘Sweet Home Alabama’, o Cheap Trick tinha como grande trunfo no repertório apenas o tema da série “That’s Seventies Show” (‘In The Street’) e o maior clássico da banda, ‘Surrender’. Mas também recorreu a covers de Lou Reed a Fat Domino. Para ganhar a plateia, chuva de palhetas patrocinada pelo guitarrista Rick Nielsen. Show honesto, mas não memorável.

Mas estava todo mundo ali para assistir a última atração. Logo após o telão exibir uma imagem com a cara dos integrantes esculpidas em uma montanha gelada (em referência ao álbum “In Rock”), adentram no palco os cinco integrantes executando logo de cara o clássico energético ‘Highway Star’ do essencial “Machine Head”. Ainda do álbum de 1972 veio a segunda música, ‘Pictures of Home’. A primeira do álbum “In Rock” foi Bloodsucker, seguida de ‘Strange Kind of Woman’ do disco “Fireball”.

Dando uma pausa nos clássicos, veio ‘Uncommon Man’. A faixa do álbum “Now What?” de 2013 é uma homenagem ao lendário tecladista John Lord, que imprimiu uma significante identidade à sonoridade do Purple e faleceu em 2012. Depois de um momento virtuose do tecladista Dan Airey fazendo um longo solo (com direito à música brasileira e tudo), foi apresentada ‘Birds of Prey’, única música do último álbum “inFinite”, lançado nesse ano. Duas faixas do disco “Perfect Strangers” (1984) se sucederam (com um solo de teclado no meio): ‘Knocking at Your Backdoor’ e a faixa-título.

Encerrando o tempo regulamentar, ‘Space Trucking’ e o clássico absoluto ‘Smoke on the Water’, com o guitarrista do Cheap Trick Rick Nielsen voltando ao palco. Sua guitarra em nada acrescentou à música, mas o clima de festa fez valer a pena. No bis (que não demorou quase nada para acontecer) foram executados o cover de Joe South ‘Hush’ e a saideira da noite, a clássica ‘Black Night’.

Essa foi provavelmente a última chance do público brasileiro de conferir um dos vértices da santíssima trindade. O Black Sabbath se despediu há um ano, e uma volta do Led Zeppelin está ficando cada vez mais improvável. No palco John Lord faz bastante falta, embora Airey esteja fazendo um belo trabalho. No mais, a cozinha de Ian Pace e Roger Glover continua afiadíssima. Steve Morse segue confirmando ser um substituto à altura de Richie Blackmore. Já Ian Gillan ainda consegue atingir muitas notas agudas, mas de forma bastante comedida. Afinal, já não é mais um garoto (completou 72 anos em agosto).

Um show sob medida dentro da expectativa do público, foi o que o Deep Purple entregou. As várias gerações de roqueiros presentes na arena da Barra da Tijuca saíram cientes de ter assistido a um importante fragmento da História do rock.

Deixe um comentário

Sugeridos
AstrosMúsica

BTS além do K-pop: a queda das fronteiras sonoras

Do hip-hop ao rock, R&B e pop, o grupo transforma a mistura...

AstrosFilmesListasMúsica

Dolly Parton e Suas Parcerias Mais Inusitadas

De duetos com os Beatles e Sylvester Stallone a participações em comédias...

AgendaArtes VisuaisAstrosMúsica

Mostra sobre RM, líder do BTS, abre retirada de ingressos gratuitos

Exposição “A Arte de Ser Humano — RM: The Human Behind the...

CríticasMúsicaShows

Após longo hiato, Flávio Venturini festeja 50 anos de carreira no Rio com show inspirado

Assistir a um show do cantor, compositor e tecladista Flávio Venturini sempre...

LançamentosMúsica

Anderson .Paak e Cordae anunciam álbum colaborativo Heavy Is The Crown

Com lançamento confirmado para 23 de outubro, o projeto celebra a sinergia...

LançamentosMúsica

Rochelle Jordan se une a Mariah Carey em novo remix de “Didn’t Mean To Turn You On”

A cantora e compositora canadense, que vem ao Brasil em outubro, traz...

MúsicaNotíciasShows

Celebrando 35 Anos De Carreira, The Slackers Faz Show Especial No Cine Joia

Lendária banda nova-iorquina de ska desembarca em São Paulo para apresentação comemorativa...

AstrosMúsica

BTS além do K-pop: uma jornada com raízes no hip-hop

Série explora a trajetória do grupo sul-coreano como uma Jornada do Herói,...

LançamentosMúsica

Jorja Smith lança “I Lied, You Lied”, última amostra de novo álbum

What Are The Odds, terceiro disco da cantora britânica, chega às plataformas...

Artes VisuaisMúsicaNotícias

Brian May recria capa clássica do Queen com IA e critica o resultado

O lendário guitarrista do Queen usa capa do álbum ‘The Game’ (1980)...