em ,

Disco que uniu Eric Clapton e B.B. King faz 20 anos e ganha faixas extras

Riding with the King, lançado em 2000, é relançado em versão deluxe com duas faixas inéditas: “Rollin’ and Tumblin’” e “Let Me Love You Baby”

O tempo passa muito rápido. Já faz cinco anos desde a morte do mestre B. B. King e 20 anos do lançamento do disco que ele e Eric Clapton lançaram juntos: Riding with the King.

Agora, para comemorar a data, Clapton (através da Reprise Records) vai lançar uma versão comemorativa do disco, com duas faixas extras (“Rollin’ and Tumblin’” e “Let Me Love You Baby”).

Apesar de uma certa falta de “material novo”, o disco é uma delícia de ser ouvido e, com o passar dos anos, essa sensação vai sendo amplificada.

O que importa é que, no fim das contas, Riding with the King vendeu mais de 2 milhões de cópias e deixou registrado o talento e a admiração de dois grandes nomes da guitarra e do blues.

Um álbum cheio de estrelas

Clapton e King se conheceram em 1967, quando tocaram juntos pela primeira vez. Desde então, os seus caminhos se cruzaram várias vezes e não foram poucos os momentos nos quais dividiram o palco.

Portanto, não foi surpresa que tenham resolvido gravar um álbum juntos, A surpresa ficou por conta do tempo que demoraram para realizar o projeto.

Para acompanhá-los, King e Clapton escalaram um time de feras (a maioria já tinha acompanhado Clapton em algum momento da carreira). Andy Fairweather Low (guitarra), Steve Gadd (bateria), Nathan East (baixo), Doyle Bramhall II (guitarra) e Jim Keltner (bateria), são alguns dos que tocam no disco, que foi produzido por Simon Climie.

Riding with the king
Faça a pré-order da sua cópia

As novas canções

As duas novas canções que fazem parte dessa edição comemorativa — “Rollin’ and Tumblin’” e “Let Me Love You Baby” — foram retiradas das sessões de gravação do álbum e mixadas por Climie especialmente para a nova edição.

A inclusão de um cover de Willie Dixon (Let Me Love You Baby) segue a linha das canções escolhidas para fazer parte do repertório do disco. No álbum há covers de Isaac Hayes (“Hold On I’m Coming”), Johnny Mercer (“Come Rain Or Come Shine”), “Big” Bill Broonzy (“Key To The Highway”) e John Hiatt (”Riding With The King”), além de cinco canções de B. B.

Não há informações se outras canções foram gravadas além das duas que farão parte dessa nova edição, mas é bastante provável, já que tento Clapton quanto King eram “grandes depósitos de canções de blues”.

Melhor Álbum de Blues Tradicional

O projeto foi um grande sucesso, não apenas por conta dos milhões de cópias vendidas, mas também por ter rendido um Grammy de Melhor Álbum de Blues Tradicional.

O prêmio foi mais um reconhecimento ao talento de dois dos maiores nomes do blues em todos os tempos, mesmo que em um projeto onde apenas recriem canções.

Se conhece o disco, ouça novamente, se não conhece, não perca a oportunidade. A nova versão será lançada em 26 de junho.

 

Deixe sua opinião