em ,

Drowned Men se inspira em filmes de terror para novo clipe

Lançamento antecipa o clima do seu novo disco, Abyssal

Drowned Men - Credito Curt Duo
Drowned Men - Credito Curt Duo

Uma das bandas mais relevantes da cena de post-punk no Brasil, a Drowned Men (MG), inicia uma nova fase em sua carreira com o lançamento do single e clipe “On This Halloween”, que antecipa o clima do novo disco, Abyssal, que será lançado na próxima semana. Inspirado em filmes como “A Bruxa” (2015) e “Cemitério Maldito” (1989), o clipe evoca imagens de um inferno terrestre enquanto faz referências a nossas próprias escolhas.

“A ideia é representar que a vida é esse eterno Halloween, onde precisamos escolher ‘doçuras’ ou ‘travessuras’ o tempo todo, enquanto vestimos nossas máscaras sociais e fantasias, seja para tornar a existência mais interessante ou escapar daquilo que nos assombra. A direção conseguiu destacar a atmosfera fantástica e criar novas camadas e dimensões ao dar vida ao roteiro proposto. A música em si trata dessa temática do Dia das Bruxas interminável e de que o ‘inferno é aqui e agora’ e já que estamos nele, porque não escolher as nossas próprias fantasias e travessuras?”, instiga Adriano Bê, vocalista.

Escolhida para representar o disco “Abyssal”, que sucede o debut “Bats” (2020), a faixa demonstra um amadurecimento da Drowned Men, em busca de mais técnicas e referências para sua arte. O clipe de “On This Halloween” conta com uma atmosfera obscura e também ritualística, com uma estética pagã.

“Quando escutamos ‘On This Halloween’ pareceu bastante óbvio que essa música ganhasse um clipe e que este tivesse a nossa cara: dark, ritualístico e com aquele toque de terror que todos nós da banda adoramos. As duas influências cinematográficas que foram determinantes pra concepção do roteiro e para a direção foram “A Bruxa” (2015), do Robert Eggers; e “Cemitério Maldito” (1989), com direção da Mary Lambert e inspirado na obra do mestre do terror, Stephen King.” explica Raquel Batista, roteirista e produtora da banda.

Realizado durante a pandemia, o single e o disco representam hoje para a Drowned Men um símbolo de resistência e maturidade. Em um dos momentos mais desafiadores para a humanidade, a banda mineira descobriu que a música também os unia em momentos de tragédia.

“Obviamente, nenhum de nós havia passado por uma pandemia antes e realizar um trabalho tão complexo neste cenário incerto, sem saber se conseguiríamos lançar, circular com o trabalho, adicionou um ponto de estresse. Isso exigiu o dobro de esforço e comprometimento da nossa parte e todo esse esforço também gerou o dobro de alívio e satisfação ao ver esse trabalho ser lançado do jeito que imaginamos.”, avalia Gabriel Martins, baterista.

A Drowned Men é uma banda mineira de post-punk, fundada em 2018 e que traz em sua discografia o EP “Ashes” (2019) e o disco de estreia, “Bats” (2020). O quinteto usa do minimalismo e experimentalismo em suas canções, que falam de medos, vícios e também esperança. Entre as influências musicais estão clássicos do post-punk como Bauhaus, Echo and The Bunnymen, Siouxsie and the Banshees, The Cure e ainda bandas nacionais como o Legião Urbana e o Ira!, também fortemente influenciadas pelo gênero.

Drowned Men - On This Halloween (capa)
Drowned Men – On This Halloween (capa)

O single “On This Halloween” teve produção musical, gravação, mixagem e masterização realizadas por Fabrício Galvani. Participaram da faixa os músicos Adriano Bê (voz), Adriano JS (baixo), Gabriel Martins (bateria), Joey Blasmain (guitarra) e John Silva (guitarra). A capa do single é uma ilustração de João Vittor Pedroza. Já o clipe contou com direção de Denys Aoki, e ainda roteiro e produção executiva de Raquel Batista. O lançamento conta com o apoio do Coletivo Lança, e as fotos de divulgação são do Curt Duo. A faixa “On This Halloween” foi produzida com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *