LançamentosMúsica

Em fase mais madura, Plutão Já Foi Planeta lança terceiro álbum

Lançado pelo selo Algohits, fãs "desbloquearam" as faixas através de um mini-game

Compartilhe
Capa-Plutao-Ja-Foi-Planeta-Plutao-Ja-Foi-Planeta-2023
Plutão Já Foi Planeta lança seu terceiro álbum em parceria com a Algohits
Compartilhe

Com uma década de carreira, a banda Plutão Já Foi Planeta se prepara para lançar em agosto seu homônimo terceiro álbum de estúdio. Recheado de novidades, o disco crava de vez a identidade musical do grupo que reúne na atual formação Cyz Mendes, Sapulha Campos (guitarra) e Gustavo Arruda (guitarra).

O material de inéditas está sendo lançado pela Algohits, nesta sexta-feira (18/08), apresenta a nova fase do Plutão Já Foi Planeta que tem como marca uma energia mais vibrante e rock’n’roll. Além do rock, o novo lançamento de estúdio trará referências diretas e indiretas da música brasileira, o que se refletirá tanto nas novas composições como nas apresentações.

Após disponibilizar “Uma Canção Só Sua”, primeiro single do novo disco do Plutão Já Foi Planeta, foi revelado de uma só vez um single duplo contendo “Em Todo Canto” e “Tremeu Minha Solidão”, o material lançado na sexta-feira (28/07) foi destaque nas principais playlists editoriais das plataformas de streaming. 

“Em Todo Canto”, inclusive, ganhou um videoclipe produzido pela própria banda com imagens captadas durante a Tour Nordeste 2023 que aconteceu no mês de junho passando por 7 cidades de 5 estados da região e homenageia os fãs.

Para revelar trechos das músicas ainda não apresentadas oficialmente para os fãs, eles decidiram criar um game online feito de desafios que aconteceram nas redes sociais para “desbloquear” spoilers das faixas. Os prêmios iam desde poder participar de uma stream party a ouvir trechos das canções. Já os desafios envolveram completar tarefas de divulgação do disco a fazer o bem colaborando na campanha do agasalho do Padre Júlio Lancellotti.

As influências do terceiro disco de estúdio passam por uma boa variedade de estilos diferentes com referências diretas e indiretas que transitam pelo universo da música brasileira.  Uma canção que sintetiza o espírito da nova fase do Plutão Já Foi Planeta é “Contramão”.

Plutão Já Foi Planeta - Foto Por Murilo Amancio (muriloamancio) - 5
Foto Por: Murilo Amancio (@muriloamancio)

O single de trabalho, “Contramão”

“‘Contramão’ é uma canção sobre sonhos, objetivos e conquistas. Uma celebração ao novo álbum e a união do trio. Uma tradução em forma de música sobre todo o caminho percorrido para que se chegasse a esse lançamento. 

Assim como boa parte do disco, também vem numa pegada mais rock e com vocais fortes e marcantes. Letra e melodia crescem no refrão. Inserimos vocais que remetem a uma música bem conhecida dos fãs: “Mesa 16″. Um pequeno easter egg para as pessoas que seguem a banda desde o começo.”, revela o trio sobre o novo single de trabalho “Contramão”

Capa Por: Shiron The Iron (@shiron_the_iron)

As Temáticas e o Processo de construção do álbum do Plutão Já Foi Planeta

No campo das temáticas o álbum vai desde as letras de amor e despedidas, algo que já acontecia nos registros anteriores, a descrição da vida em São Paulo, cidade onde atualmente residem e desenvolvem outros projetos. A formação atual do Plutão Já Foi Planeta conta com integrantes de três estados brasileiros. Cyz é natural de Ariquemes (RO), Gustavo, de Paulista (PE) e Sapulha, de Natal (RN).   

O disco traz 8 faixas de um Plutão nunca visto, mas ao mesmo tempo completamente familiar. Uma das missões do disco que foi gravado dentro de um período de 3 anos, tendo sido regravado mais de uma vez, foi conseguir captar em estúdio como a banda soa em suas apresentações ao vivo.

“Foi um processo muito longo. Esse tempo, por mais trabalhoso que tenha sido, ajudou a criar novas  perspectivas que fizeram diferença no resultado final do álbum. Novas visões surgiram, principalmente com a resposta que tivemos dos fãs nos shows.”, relata Sapulha

Ações envolvendo o disco 

O single duplo que contém “Tremeu Minha Solidão” e “Em Todo Canto” tem a participação direta dos fãs que saíram por cidades de todo o Brasil espalhando um QR Code com trechos das músicas.

“A ação do QR Code foi uma ideia que surgiu durante o planejamento das redes sociais e tem muito a dizer sobre o que é o Plutão e os fãs do Plutão. 

O fato deles vestirem a camisa e saírem pelas ruas, cada um em uma cidade do Brasil, colando o QR Code com o pré-save dos nossos lançamentos, motiva demais a gente e empolga ainda mais para o lançamento do álbum.”, celebra Sapulha Campos

Para revelar trechos das músicas ainda não apresentadas oficialmente para os fãs, eles decidiram criar um game online feito de desafios que aconteceram nas redes sociais para “desbloquear” spoilers das faixas.

Quem participou, pode ouvir trechos das músicas novas e participar de uma stream party com a banda, caso completasse os desafios, teria que cumprir tarefas que vão desde posts nos stories comas as novas artes da banda (feitas pelo artista Shiron) até colaborar com a campanha do agasalho do Padre Júlio Lancellotti.

Faixa a Faixa por Plutão Já Foi Planeta

  1. “Em Todo Canto”

    A letra fala sobre o sonho da música materializada em situações vividas pelo trio, mas descritas de maneira sucinta. “Em Todo Canto” já foi tocada nos últimos shows da banda e também foi recebida pelo público da melhor maneira possível. A mensagem, musicada e escrita, vem de maneira mais crua e direta nos novos trabalhos da banda.
  1. “Uma Canção Só Sua”

    A música fala do término de um relacionamento e os pensamentos que ficam na cabeça durante uma separação. Com uma mistura de saudade e um pouco de raiva, a letra e melodia se juntam em uma combinação que com certeza irá surpreender aqueles que ouvirem pela primeira vez. 

    E, no caso de um encontro daquelas pessoas que não se veem há muito tempo, fica a pergunta do refrão: será que eu vou te ver na rua pra te dizer que tem uma canção só sua?
  1. “Tremeu Minha Solidão”

    A nova música é, provavelmente, a composição mais romântica do disco. Mesmo assim, a banda não abriu mão de uma pegada mais pesada, mudando um pouco a roupagem em comparação aos discos anteriores.

    A letra também muda a perspectiva em relação aos trabalhos anteriores, saindo um pouco da temática de despedida e focando em um momento feliz onde a solidão desaparece à primeira vista.
  1. Contramão

    Contramão é uma canção sobre sonhos, objetivos e conquistas. Uma celebração ao novo álbum e a união do trio. Uma tradução em forma de música sobre todo o caminho percorrido para que se chegasse a esse lançamento. Assim como boa parte do disco, também vem numa pegada mais rock e com vocais fortes e marcantes. Letra e melodia crescem no refrão. Inserimos vocais que remetem a uma música bem conhecida dos fãs: “Mesa 16”. Um pequeno easter egg para as pessoas que seguem a banda desde o começo.
  1. “Se Eu Pudesse Te Dizer”

    Essa é uma canção que lembra muito a temática das músicas do trabalhos anteriores da banda. Fala de saudade, despedidas e sobre valorizar o presente antes que ele vire um passado doloroso. Como ocorreu nos outros álbuns, essa é cantada por Sapulha Campos.
  1. “Luz do Dia”

    A última música do disco fala de alegria e motivação. Com uma pegada mais enérgica e refrão curto, Luz do Dia é uma celebração da vida e de momentos de conquista.
  1. “Um Pouco Mais de Mim”

    A música mais leve do álbum, com violões e vocais de Gustavo Arruda, fala sobre a liberdade e desejo de ser verdadeiro consigo mesmo, conquistando seu lugar no mundo de uma forma livre e bonita.
  1. “Deixa”

    Deixa é a música mais romântica do disco. Fala de relacionamentos e do desejo de estar perto de quem se ama, passando por descrições físicas um pouco mais explícitas. Aquele momento mais leve do show, pra cantar junto.

Ficha Técnica

Plutão Já Foi Planeta – Plutão Já Foi Planeta (2023)
Data de Lançamento: 18/08

Produção: Gustavo Arruda/Rodrigo Cunha
Composições: Gustavo Arruda/Sapulha Campos
Mixagem e Masterização: Rodrigo cunha
Baixo e Synths: Gustavo Arruda e Naldo Keys
Bateria: Biel Moreira
Voz: Cyz, Gustavo Arruda e Sapulha Campos
Guitarra: Gustavo Arruda e Sapulha Campos
Gravação: DG Estúdio e Agulha Produçōes (@agulhaproducoes)
Fotos de Divulgação: Murilo Amancio (@muriloamancio)
Arte da Capa: Shiron The Iron (@shiron_the_iron)

Compartilhe
Por
Rafael Chioccarello -

Editor-Chefe do Hits Perdidos (www.hitsperdidos.com)

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
MúsicaNotícias

Músicas inéditas de Michael Jackson são encontradas em depósito nos EUA

Após 15 anos da morte de Michael Jackson, algumas gravações do lendário...

LançamentosMúsica

Roger Resende celebra 40 anos de carreira com EP “Sessão Autoral”

O cantor e compositor Roger Resende lança seu novo EP “Sessão Autoral”,...

AgendaMúsicaShows

Information Society chega ao Rio para dois shows

Uma das bandas mais festejadas da dance music no final dos anos...

LançamentosMúsica

Guilherme Veroneze transforma paisagens de Minas em disco contemplativo

O pianista e compositor de Juiz de Fora Guilherme Veroneze lança “Entremares”,...

MúsicaNotíciasShows

Taylor Swift presenteia equipe com dinheiro ao fim da turnê

Com o fim da turnê The Eras Tour, que fez seu ato...

MúsicaNotíciasShows

The Eras Tour de Taylor Swift bate recordes com receita de US$ 2 bilhões

Taylor Swift fez história mais uma vez! Sua turnê ‘The Eras Tour’...

LançamentosSériesVideos

Até o chão: websérie documental sobre dança estreia no Youtube

Jornada que explora a relação humana com o chão, seja por meio...