AgendaMúsicaShows

Festival das Marias apresenta a orquestra São Paulo Chamber Soloists

Compartilhe
Compartilhe

Abrindo a série de apresentações e ações que antecedem a edição 2021 do Festival das Marias – Festival Internacional de Artes no Feminino, acontece no dia 12 de junho, sábado, concerto com a orquestra de cordas São Paulo Chamber Soloists, às 20 horas. O espetáculo tem transmissão gratuita pelo canal do Festival das Marias no Brasil, no YouTube.

Elaborado especialmente para o Festival, o programa revela a excelência de compositoras e traz somente obras musicais criadas por mulheres, prometendo uma emocionante experiência camerística. São elas: “Inverno Astral”, da flautista paulistana Léa Freire (1977), composição de linguagem única e inovadora com efeitos sonoros; “À Espera da Primavera”, da pianista paulistana Silvia Goes (1947), na qual utiliza ricas progressões harmônicas; “Impressions”, de Clarice Assad (1978), também pianista e cantora brasileira-americana; e “Juba do Quarteto em Lá Menor”, da norte-americana Florence Price (1887-1953), primeira mulher negra reconhecida como compositora sinfônica e a ter uma música tocada por uma orquestra sinfônica.

Fundada em 2020, a orquestra de cordas São Paulo Chamber Soloists (SPCS) é formada por 14 solistas de experiência internacional. Foi idealizada e criada por dois músicos de4 expressão no cenário brasileiro: Alejandro Aldana (spalla da Orquestra do Theatro Municipal de São Paulo) e Matthew Thorpe (concertino da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). Com o intuito de trazer música de alta qualidade e na busca pela excelência musical, a SPCS explora o variado repertório (tradicional e não tradicional) para orquestra de cordas: música barroca, clássica, romântica e contemporânea com ênfase em compositores representantes de minorias sociais. Seguindo o exemplo de destacadas orquestras de câmara do mundo, os instrumentistas da SPCS tocam de pé e sem regente, criando uma verdadeira experiência camerística de colaboração musical coletiva.

Nascido em Portugal, em 2019, o Festival das Marias – Festival Internacional de Artes no Feminino se apresenta como palco do feminino, trazendo discussões de temas pertinentes ao fazer artístico da mulher e colocando criações femininas sob os holofotes, tendo como protagonistas mulheres brasileiras que atuam na música, nas artes cênicas, na literatura, nas artes visuais, entre outras áreas artísticas, buscando incentivar e difundir o fazer nas artes pelo feminino, provocando reflexões sobre o impacto das desigualdades na vida das mulheres. A primeira edição no Brasil aconteceu em novembro de 2020 em formato online, partir da cidade de São Paulo, SP, cuja programação trouxe artes e discussões de temas pertinentes ao fazer artístico da mulher, colocando criações femininas sob os holofotes. Em 2021, o Festival das Marias no Brasil acontece entre os dias 18 e 25 de novembro, a partir das cidades de São Paulo e São Bernardo do Campo, simultaneamente à realização em Portugal, onde segue até 27/11.

Serviço / Concerto

Orquestra de cordas: São Paulo Chamber Soloists – SPCS
Festival das Marias – Festival Internacional de Artes no Feminino
Data: 12 de junho de 2021 – Sábado, às 20h
Canal de transmissão: YouTube / Festival das Marias
Grátis. Duração: 45 min. Classificação: Livre.
O concerto integra atividades do Festival das Marias no Brasil, que ocorre de 18 a 25 de novembro/2021, cuja programação será divulgada oportunamente.

Ficha técnica

Direção geral: Adriana Belic. Consultoria: Bianchi Associados. Curadoria artística – Portugal: Antonio Revez. Curadoria artística – Brasil: Bel Toledo. Curadoria de cinema: Pandora Filmes e Cine Petra Belas Artes. Curadoria Entre Marias – Portugal: Leo Almeida. Curadoria Diálogos Musicais – Brasil: Casa da Abelha Cultural. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Assessoria em mídias: Platea Comunicação e Artes. Apoio: Câmara Municipal de Beja, Governo de Portugal – DGArtes. Realização: CADAC – Companhia Alentejana de Dança Contemporânea, Lendias d’Encantar e Belic Arte.Cultura, com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, do Governo Federal.

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
MúsicaTrailersVideos

Beatles ’64 ganha trailer

O Disney+, que já pode ser chamado de a casa oficial dos...

MúsicaNotíciasShows

Linkin Park fará tour pelo Brasil em 2025

Hoje o Linkin Park faz sua primeira apresentação em São Paulo com a...

MúsicaNotíciasShows

Como assistir ao show do Linkin Park de graça?

O Linkin Park está de volta ao Brasil para shows hoje (15)...

AgendaTeatro

Quilombo MemORÍa, de André Santos, tem duas apresentações em CEUS de Osasco

Dirigida por Eduardo Silva e estrelada André Santos e Miriam Limma, a...

AgendaLiteratura

‘Intermitências apenas’, da poeta Valéria Grassi, será lançado na Janela Livraria

A obra traz poesias escritas num formato inovador: entre vírgulas e com...

AgendaArtes Visuais

Últimos dias de Panmela Castro no Museu de Arte do Rio

Termina no dia 24 de novembro de 2024 a exposição “Ideias radicais...

AgendaShows

Fabio Bergamini lança 7 Portais, álbum que traz as percussões étnicas como protagonistas

No dia 22 de novembro, o percussionista e compositor Fabio Bergamini lança...