O Grammy contra a fama?

24
5

Após a vitória da banda canadense Arcade Fire na premiação de Álbum do Ano nos Grammys 2011, muitos usuários das redes sociais começaram a reclamar que Lady Antebellum, Lady Gaga ou Katy Perry mereciam o prêmio por serem mais famosos que a banda canadense.

O Cesar Monteiro já resenhou o disco aqui no Ambrosia e em momento algum este foi considerado ruim, mas o histórico dos discos da banda mostram que “The Suburbs” não passa perto da qualidade do primeiro disco deles. Porém na época o Arcade Fire não passava de uma promossa indie.

Nada disto seria problema se os outros indicados à categoria de melhor álbum do ano não fossem todos, sem exceção, artistas do mainstream americano que lotam às rádios com músicas pré-prontas, no modelo básico que agrada ao público mediano para que ocorra a venda de seu produto, ou seja, o pop comercial.

Não há nada de errado em premiar uma banda que se esforça para sair do anonimato com um ótimo trabalho musical, diferente do que se tem notícia ultimamente, e que vai acabar por fazer com que o público acabe conhecendo a banda, por bem ou por mal. Os fãs de Lady Antebellum deveriam agradecer o prêmio de Gravação do Ano para Need You Now, especialmente por ela ser plágio de Eye in the Sky do Alan Parson Project.

Vender muito, ser famoso, implica em ser o melhor? Não, claro que não. Porém, o Grammy mostrou que pode mudar um pouco os paradigmas da atual música, tirando o mérito de quem é famoso em troca do mérito de quem se esforça por fazer algo mais além da busca por fama e dinheiro.

Os fãs de pop que me perdoem, mas já estava mais do que na hora da maior premiação da música descobrir que ser melhor não implica em ser mais famoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 thoughts on “O Grammy contra a fama?

  1. O melhor foi o Black Keys ter ganho! 😉

  2. Melhor álbum? Desculpe, o da Avenged Sevenfold foi melhor e mais regular!

  3. Desde Neon Bible que o Arcade Fire já faz parte da música POP… Foi um Grammy merecidíssimo!

  4. Impagável a cara do Justin Bieber qnd NÃO ganhou de artista revelação. Dava para ver que ele tinha certeza de que ganharia.