AcervoArtes VisuaisLiteraturaMúsica

Guitarrista do "Blondie" lança livro e exposição com fotos inéditas de Debbie Harry

Compartilhe
Compartilhe

Aproveitando o quadragésimo aniversário do Blondie, Chris Stein compartilha suas fotos de bastidores icônicas e principalmente inéditas de Debbie Harry no auge da banda (e de sua beleza) nos anos 70 e 80 no livro ‘Me, Blondie, and the Advent of Punk’ e em uma exposição na Somerset House, em Londres. O cenário dos registros é a efervescente Cena Rock Novaiorquina, que tinha como epicentro o clube CBGB’s, a Factory de Andy Warhol e o início da Bowery.


Enquanto estudante da Escola de Artes Visuais, Chris Stein, fotografando o centro de Nova York do início dos anos 70, conheceu Deborah Harry e cofundou o Blondie. Sua mistura de Punk, Dança e Hip-hop gerou um som totalmente novo, e as fotografias de Stein ajudaram a criar Debbie como um ícone da Moda e da Música internacional, uma espécie de Marilyn Monroe Punk.
Em fotos e histórias, o autor de sucessos como ‘Rapture’ e ‘Heart of Glass’, traça um retrato fascinante do período antes e durante a ascensão da banda em que era guitarrista e que ajudou a moldar o Punk e a New Wave. Saídas de uma improvisada câmara escura na cozinha do apartamento que ele dividia com Debbie na rua 17 em Manhattan, as fotografias de Chris Stein tinham o desiderato de estabelecer ela como uma imagem da Moda e da Música duradoura. Algumas dessas fotos foram as primeiras que muitos fãs viram da banda.


Para a exposição, Stein selecionou alguns favoritos de seu extenso arquivo pessoal, incluindo primeiras performances ao vivo e momentos privados em turnê. Uma série de imagens também vai desnudar o contexto histórico e global maior em que eles e outras bandas New Wave nasceram. Estrelas como David Bowie, Ramones, Joan Jett e Iggy Pop fizeram parte do mundo de Stein, assim como personagens centrais fascinantes como Jean-Michel Basquiat, Richard Hell, Stephen Sprouse, Anya Phillips e muitos outros. ‘Me, Blondie, and the Advent of Punk’ vem com a promessa de nos transportar para aquela cena musical mágica cuja ressonância é sentida até os dias de hoje em bandas iniciantes.
A exposição terá abertura nesta quarta feira dia 5 e segue até o dia 25 de janeiro de 2015.
Sendo carregada pelo lendário jornalista de rock Lester Bangs  durante uma sessão de fotos para a revista Punk, em Nova York, 1978. "Ele escreveu um livro sobre o Blondie que se alterna entre condenação e carinho. Sua indignação com a utilização ostensiva da sexualidade de Debbie é muito ingênua em retrospectiva (e irônica olhando para a foto). Mas ele era uma grande figura. " Sendo carregada pelo lendário jornalista de rock Lester Bangs durante uma sessão de fotos para a revista Punk, em Nova York, 1978. “Ele escreveu um livro sobre o Blondie que se alterna entre condenação e carinho. Sua indignação com a utilização ostensiva da sexualidade de Debbie é muito ingênua em retrospectiva (e irônica olhando para a foto). Mas ele era uma grande figura. ” diz Stein
Ao lado de Chrissie Hynde dos Pretenders em 1980 Ao lado de Chrissie Hynde dos Pretenders em 1980

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
MúsicaNotíciasShows

The Cult anuncia três shows no Brasil em 2025

A banda inglesa The Cult anunciou que fará três shows no Brasil...

MúsicaNotíciasShows

Bruno Mars lança vídeo se despedindo do Brasil

Bruno Mars publicou em sua conta no Instagram um vídeo com um...

MúsicaNotíciasShows

Retorno do Oasis ao Brasil terá venda de ingressos para fãs

O Oasis voltou a incendiar o coração dos fãs brasileiros ao anunciar...

MúsicaNotíciasShows

Oasis virá ao Brasil para dois shows em 2025

Venda de ingressos se inicia na próxima semana

Crédito Silvia Jardim
LançamentosMúsica

Mundo Aflora lança “Sonhar Mundo Aflora”

O projeto, que nasceu em 2018, tem como marca registrada a investigação...

AgendaArtes Visuais

Instalação reúne painéis luminosos e homenageia Cartola na Vila Formosa

A instalação também traz uma mostra interna, com miniaturas dos mesmos trabalhos.