Aproveitando o quadragésimo aniversário do Blondie, Chris Stein compartilha suas fotos de bastidores icônicas e principalmente inéditas de Debbie Harry no auge da banda (e de sua beleza) nos anos 70 e 80 no livro ‘Me, Blondie, and the Advent of Punk’ e em uma exposição na Somerset House, em Londres. O cenário dos registros é a efervescente Cena Rock Novaiorquina, que tinha como epicentro o clube CBGB’s, a Factory de Andy Warhol e o início da Bowery.
Enquanto estudante da Escola de Artes Visuais, Chris Stein, fotografando o centro de Nova York do início dos anos 70, conheceu Deborah Harry e cofundou o Blondie. Sua mistura de Punk, Dança e Hip-hop gerou um som totalmente novo, e as fotografias de Stein ajudaram a criar Debbie como um ícone da Moda e da Música internacional, uma espécie de Marilyn Monroe Punk.
Em fotos e histórias, o autor de sucessos como ‘Rapture’ e ‘Heart of Glass’, traça um retrato fascinante do período antes e durante a ascensão da banda em que era guitarrista e que ajudou a moldar o Punk e a New Wave. Saídas de uma improvisada câmara escura na cozinha do apartamento que ele dividia com Debbie na rua 17 em Manhattan, as fotografias de Chris Stein tinham o desiderato de estabelecer ela como uma imagem da Moda e da Música duradoura. Algumas dessas fotos foram as primeiras que muitos fãs viram da banda.
Para a exposição, Stein selecionou alguns favoritos de seu extenso arquivo pessoal, incluindo primeiras performances ao vivo e momentos privados em turnê. Uma série de imagens também vai desnudar o contexto histórico e global maior em que eles e outras bandas New Wave nasceram. Estrelas como David Bowie, Ramones, Joan Jett e Iggy Pop fizeram parte do mundo de Stein, assim como personagens centrais fascinantes como Jean-Michel Basquiat, Richard Hell, Stephen Sprouse, Anya Phillips e muitos outros. ‘Me, Blondie, and the Advent of Punk’ vem com a promessa de nos transportar para aquela cena musical mágica cuja ressonância é sentida até os dias de hoje em bandas iniciantes.
A exposição terá abertura nesta quarta feira dia 5 e segue até o dia 25 de janeiro de 2015.
Sendo carregada pelo lendário jornalista de rock Lester Bangs durante uma sessão de fotos para a revista Punk, em Nova York, 1978. “Ele escreveu um livro sobre o Blondie que se alterna entre condenação e carinho. Sua indignação com a utilização ostensiva da sexualidade de Debbie é muito ingênua em retrospectiva (e irônica olhando para a foto). Mas ele era uma grande figura. ” diz Stein
Ao lado de Chrissie Hynde dos Pretenders em 1980
Comente!