em , ,

Guitarrista do "Blondie" lança livro e exposição com fotos inéditas de Debbie Harry

Aproveitando o quadragésimo aniversário do Blondie, Chris Stein compartilha suas fotos de bastidores icônicas e principalmente inéditas de Debbie Harry no auge da banda (e de sua beleza) nos anos 70 e 80 no livro ‘Me, Blondie, and the Advent of Punk’ e em uma exposição na Somerset House, em Londres. O cenário dos registros é a efervescente Cena Rock Novaiorquina, que tinha como epicentro o clube CBGB’s, a Factory de Andy Warhol e o início da Bowery.

"Esta é Debbie no Bowery, em Nova York, em meados dos anos 70, usando um vestido de Stephen Sprouse - uma de suas primeiras criações", diz Chris Stein.
“Esta é Debbie no Bowery, em Nova York, em meados dos anos 70, usando um vestido de Stephen Sprouse – uma de suas primeiras criações”, diz Chris Stein.

"Esta foto de 1978 foi usada para a capa de um dos tablóides semanais de música do Reino Unido."
“Esta foto de 1978 foi usada para a capa de um dos tabloides semanais de Música do Reino Unido.”

Enquanto estudante da Escola de Artes Visuais, Chris Stein, fotografando o centro de Nova York do início dos anos 70, conheceu Deborah Harry e cofundou o Blondie. Sua mistura de Punk, Dança e Hip-hop gerou um som totalmente novo, e as fotografias de Stein ajudaram a criar Debbie como um ícone da Moda e da Música internacional, uma espécie de Marilyn Monroe Punk.
Em fotos e histórias, o autor de sucessos como ‘Rapture’ e ‘Heart of Glass’, traça um retrato fascinante do período antes e durante a ascensão da banda em que era guitarrista e que ajudou a moldar o Punk e a New Wave. Saídas de uma improvisada câmara escura na cozinha do apartamento que ele dividia com Debbie na rua 17 em Manhattan, as fotografias de Chris Stein tinham o desiderato de estabelecer ela como uma imagem da Moda e da Música duradoura. Algumas dessas fotos foram as primeiras que muitos fãs viram da banda.
Debbie posando em um telhado de um prédio em Nova York
Debbie posando em um telhado de um prédio em Nova York

Foto para a Creem Magazine em 1976
Foto para a Creem Magazine, em 1976

Para a exposição, Stein selecionou alguns favoritos de seu extenso arquivo pessoal, incluindo primeiras performances ao vivo e momentos privados em turnê. Uma série de imagens também vai desnudar o contexto histórico e global maior em que eles e outras bandas New Wave nasceram. Estrelas como David Bowie, Ramones, Joan Jett e Iggy Pop fizeram parte do mundo de Stein, assim como personagens centrais fascinantes como Jean-Michel Basquiat, Richard Hell, Stephen Sprouse, Anya Phillips e muitos outros. ‘Me, Blondie, and the Advent of Punk’ vem com a promessa de nos transportar para aquela cena musical mágica cuja ressonância é sentida até os dias de hoje em bandas iniciantes.
A exposição terá abertura nesta quarta feira dia 5 e segue até o dia 25 de janeiro de 2015.
Sendo carregada pelo lendário jornalista de rock Lester Bangs durante uma sessão de fotos para a revista Punk, em Nova York, 1978. "Ele escreveu um livro sobre o Blondie que se alterna entre condenação e carinho. Sua indignação com a utilização ostensiva da sexualidade de Debbie é muito ingênua em retrospectiva (e irônica olhando para a foto). Mas ele era uma grande figura. "
Sendo carregada pelo lendário jornalista de rock Lester Bangs durante uma sessão de fotos para a revista Punk, em Nova York, 1978. “Ele escreveu um livro sobre o Blondie que se alterna entre condenação e carinho. Sua indignação com a utilização ostensiva da sexualidade de Debbie é muito ingênua em retrospectiva (e irônica olhando para a foto). Mas ele era uma grande figura. ” diz Stein

Ao lado de Chrissie Hynde dos Pretenders em 1980
Ao lado de Chrissie Hynde dos Pretenders em 1980

Opiniões

Participe com sua opinião!

Carregando

0