AgendaFestivaisMúsica

III Festival SP Choro In Jazz acontece no Teatro Paulo Eiró, em SP, e na Escola dos 7 Portões, em Araçariguama

Entre os dias 6 e 8 de setembro, de sexta a domingo, acontece a terceira edição do Festival SP Choro in Jaz, com programação no Teatro Paulo Eiró, zona sul da capital, e na Escola dos 7 Portões, em Araçariguama, SP. O evento – com direção musical assinada por Filó Machado – tem ingressos gratuitos em todos os concertos e atividades. O Festival faz homenagem ao choro, manifestação musical nascida no Brasil, há mais 150 anos, que tornou-se patrimônio imaterial da humanidade pelo IPHAN. Nos três dias do FSPCJ, acontece sessão de projeção mapeada na fachada do Teatro Paulo Eiró, às 19h, durante a performance aérea do Grupo Ares

O duo de piano Léa Freire e Thais Nicodemo (6/7, às 20h) abre o Festival, no Teatro Paulo Eiró, onde ocorrem também as demais atrações programadas para São Paulo: show Tati de Paula e Shu Sigolo (7/9, às 18h); show Jazzmin’s Big Band (7/9, às 20h); aula-espetáculo com Chorando as Pitangas, João Poleto, Alessandro Penezzi e Julio Cesar Barro (8/9, às 11h); Roda de Choro com Chorando as Pitangas, João Poleto, Alessandro Penezzi, Julio Cesar Barro, Stanley Carvalho e Cleber Silveira (8/9, às 12h); show Fabio Bergamini e Marcus Simon (8/9, às 15h); Ricardo Vignini e O Gajo (8/9, às 17h); e Lula Barbosa convida Amandha e Selma Fernands (8/9, às 19h).

A programação na Escola dos 7 Portões, em Araçariguama, acontece no dia 7/9, sábado, com as seguintes atrações: concerto comentado (Ressonâncias) com Antônio Loureiro e Rafael Martini (10h); oficina Improvisação intuitiva: Diálogos entre o Jazz e a Música Brasileira (11h), com Filó Machado; oficina A Tradição Oral nos Ritmos Brasileiros: Diálogos entre o Konnakol Indiano e a Música Brasileira (12h), com Fabio Bergamini; oficina História Ilustrada do Choro (14h), com Roberta Valente e participação de Zé Barbeiro e Stanley Carvalho; show Olivia Mônaco e Leo Bergamini (15h); aula-espetáculo com Escola de Choro de São Paulo (16h); e show com músicos da Escola do Choro de São Paulo (17h).

Idealizado e dirigido por Adriana Belic, o Festival SP Choro in Jazz busca evidenciar criações da música instrumental brasileira, do chorinho e do jazz, com gratuidade em toda a programação. Segundo a idealizadora Adriana Belic, “entre outros motivos, a realização de um festival com esse perfil contribui não só para o reconhecimento da importância desses gêneros musicais, mas também para que as novas gerações de apreciadores da música brasileira possam ouvi-los e conhece-los”. Além de Filó Machado na direção musical, a ficha técnica tem Fabio Bergamini na direção das oficinas, Roberta Valente na curadoria de chorinho e Belic Arte.Cultura na produção geral. Em 2024, o festival foi contemplado pelo Edital Lei Paulo Gustavo 21/2023 – Difusão Cultural, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.

III Festival SP Choro in Jazz
De 6 a 8 de setembro de 2024 – Sexta, sábado e domingo
Onde: Teatro Paulo Eiró (São Paulo/SP) e Escola dos 7 Portões (Araçariguama/SP)
Ingressos: Gratuitos – Distribuição e inscrições nos locais, 1h antes.
Horários: Diversos. Classificação: Livre.
Acesse a programação nas redes sociais: @festivalspchoroinjazz
Locais com acessibilidade. Apresentações com intérprete de Libras.

Teatro Paulo Eiró
Av. Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro. São Paulo/SP – 04733-100.
Metrô Adolfo Pinheiro. Tel.: (11) 5546-0449. 467 lugares. Acessibilidade.
6/9 – Sexta-feira
20h  Concerto: Léa Freire e Thais Nicodemo
7/9 – Sábado
18hShow: Tati de Paula e Shu Sigolo
20hShow: Jazzmin’s Big Band
8/9 – Domingo
11hAula-espetáculo: Chorando as Pitangas, Alessandro Penezzi, João Poleto e Julio Cesar Barro
12hRoda de Choro: Chorando as Pitangas, Alessandro Penezzi, Cleber Silveira, João Poleto, Julio Cesar Barro e Stanley Carvalho
15hConcerto: Fabio Bergamini e Marcus Simon – em Akshara – Percussão Cósmica
17hShow: Ricardo Vignini e O Gajo (PT) – em Terra Livre
19hShow – Lula Barbosa convida Amandha e Selma Fernands
6, 7 e 8/9 – Sexta e sábado (19h) – Domingo (12h e 19h)
Site Specific: Grupo Ares – Performance aérea com homenagem ao chorinho em projeção mapeada

Escola dos 7 Portões
Estrada São Roque a Araçariguama, 1.971, Araçariguama/SP – 181147-000.
Tel.: (11)  99259 909. 278 lugares. Acessibilidade.
7/9 – Sábado
10h Concerto comentado: Antônio Loureiro e Rafael Martini – em Ressonância
11hOficina: Improvisação intuitiva: Diálogos entre o Jazz e a Música Brasileira – com Filó Machado
12hOficina: A Tradição Oral nos Ritmos Brasileiros: Diálogos entre o Konnakol Indiano e a Música Brasileira – com Fabio Bergamini
14hOficina:  História Ilustrada do Choro – com Roberta Valente, participação especial de Zé Barbeiro e Cleber Silveira
15hShow: Olivia Mônaco e Leo Bergamini – em O que Nasce do Rio É Doce
16hAula-espetáculo: Escola de Choro de São Paulo
17hShow: Escola do Choro de São Paulo

Deixe um comentário

Sugeridos
LançamentosMúsica

Simple Minds anunciam novo álbum com o single “Beginner Boys”

Sacrosanct chega em 29 de janeiro para celebrar 50 anos de carreira...

FestivaisMúsicaShowsTV

Rock in Rio 2026: saiba os horários e como assistir aos shows de graça

Veja como acompanhar o evento completo na TV por assinatura, no streaming...

LançamentosMúsica

saudade se reconecta às suas raízes do emo e do rock no single “cada passo é uma montanha”

Dando sequência ao universo do próximo álbum Travessia, o artista e produtor...

AstrosMúsica

BTS além do K-pop: a queda das fronteiras sonoras

Do hip-hop ao rock, R&B e pop, o grupo transforma a mistura...

FestivaisFilmesNotícias

Première Brasil Anuncia 101 Filmes Selecionados para o Festival do Rio 2026

Escolhida entre quase 1.500 inscritos, a safra da 28ª edição do evento...

AstrosFilmesListasMúsica

Dolly Parton e Suas Parcerias Mais Inusitadas

De duetos com os Beatles e Sylvester Stallone a participações em comédias...

AgendaArtes VisuaisAstrosMúsica

Mostra sobre RM, líder do BTS, abre retirada de ingressos gratuitos

Exposição “A Arte de Ser Humano — RM: The Human Behind the...

CríticasMúsicaShows

Após longo hiato, Flávio Venturini festeja 50 anos de carreira no Rio com show inspirado

Assistir a um show do cantor, compositor e tecladista Flávio Venturini sempre...

LançamentosMúsica

Anderson .Paak e Cordae anunciam álbum colaborativo Heavy Is The Crown

Com lançamento confirmado para 23 de outubro, o projeto celebra a sinergia...