AcervoCríticasMúsica

Ira! retoma o formato básico e passeia pelo repertório com voz e violão

Compartilhe
Compartilhe

Apesar de serem uma das bandas de sonoridade mais agressiva do BRock, o Ira! vez por outra gosta de se voltar ao clima intimista do formato acústico.  O projeto Ira! Folk é uma turnê que Nasi e Edgard Scandurra empreendem paralelamente aos shows elétricos. O show estreou em Curitiba no último dia 13 e chegou ao Circo Voador, no Rio de Janeiro, na (fria) noite da última sexta-feira, 19 de maio.

Folk se difere do Acústico MTV de 2004, pois ali havia instrumentos de cordas e percussão. Neste aqui, é basicamente voz e violão, mas com efeitos dos teclados de Johnny Boy e pedais na guitarra acústica de Scandurra que em alguns momentos permitiam sons bastante próximos de uma guitarra elétrica. O show acabou coincidindo com a morte de Kid Vinil que foi lembrado logo antes de iniciar a apresentação, tanto pelo apresentador do Circo quanto pelos integrantes, uma vez que Kid foi um dos responsáveis por lançar o Ira!. ‘Um Dia Como Hoje’ abriu os trabalhos da noite e foi seguida de ‘Dias de Luta’, precedida da já tradicional balada flamenca de Scandurra.

O setlist faz um passeio pelos 36 anos de estrada da banda, com hits e outras menos conhecidas, mas sempre privilegiando as que rendem bem no formato mais intimista. Por isso, o repertório é semelhante ao do Acústico. ’15 Anos’, ‘Girassol’, ‘Tarde Vazia’ e ‘Tolices’ são os sucessos que se encaixam muito bem no modo básico, daí não poderiam mesmo ficar de fora. A grata surpresa desse ficou por conta da inclusão de duas canções do cultuado disco “Psicoacústica”: o ska/rock à La The Clash ‘Receita Para Fazer Um Herói’ e ‘Mesmo Distante’. A faixa mais do disco, ‘Rubro Zorro’, também estava presente.

A versão de ‘Mariana Foi Pro Mar’, do disco “Invisível DJ” de 2007 (que antecedeu o fim da banda), foi a que se adequou mais ao pé da letra ao “Folk” do título da turnê. ‘Culto de amor’ foi a única com Scandurra nos vocais principais. ‘Flores em Você’ até funciona em versão naked , mas a ausência dos arranjos de cordas que tornaram a música famosa é sentida. ‘Mudança de Comportamento’ e ‘Envelheço na Cidade’ encerraram a primeira parte da apresentação.

O bis, clamado efusivamente pelo público, abriu com o cover de ‘Telefone’, do Gang 90, como homenagem ao vocalista Júlio Barroso, falecido em 1984. A música fazia parte do álbum de covers “Isso É Amor”, lançada pelo Ira! em 1999. Em ‘Tanto Quanto Eu’ Kid Vinil foi mais uma vez lembrado com um snipet de ‘Eu Sou Boy’. Atendendo a pedidos de “toca Belchior”, Scandurra emendou um cover de ‘Medo de Avião’, em homenagem ao artista falecido recentemente.

Com o momento político do país em ebulição, não poderiam faltar gritos de “Fora Temer!” (incentivados pela banda) e na última música da noite, ‘Núcleo Base’, Nasi mudou a letra para “Eu quero lutar mas não com Bolsonaro”. Com tradição de contestação e engajamento, o Ira! não podia deixar de manifestar seu repúdio à cena política. O show Ira! Folk mostra a versatilidade da banda, nesse retorno que se deu no último ano depois de sete anos de rompimento. É nítido que o hiato os deixou com fome de palco.

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
CríticasFilmes

A Perfect Love Story: filme bósnio se perde na metalinguagem

A onipresença de Hollywood, nas salas de cinema, serviços de streaming e...

AgendaMúsicaShows

Information Society chega ao Rio para dois shows

Uma das bandas mais festejadas da dance music no final dos anos...

CríticasGames

O que Sucedeu em Next of Kin?

Em agosto de 1990, Thomas Anderson e sua esposa Martha decidiram se...

MúsicaNotíciasShows

Taylor Swift presenteia equipe com dinheiro ao fim da turnê

Com o fim da turnê The Eras Tour, que fez seu ato...

MúsicaNotíciasShows

The Eras Tour de Taylor Swift bate recordes com receita de US$ 2 bilhões

Taylor Swift fez história mais uma vez! Sua turnê ‘The Eras Tour’...

CríticasGames

Rage of the Dragons Neo valhe as bolhas nos dedos!

Houve um tempo, ainda que curto, em que os jogos de luta...

MúsicaSériesTrailersVideos

Série de Raul Seixas compartilha trailer

A minissérie “Raul Seixas, Eu Sou” ganhou uma prévia na CCXP24 durante o...