A cantora e compositora Joni Mitchell, uma das grandes vozes da época de ouro da música folk, revelou que removerá sua música do Spotify após controvérsia sobre desinformação sobre vacina hospedada na plataforma de streaming.
“Pessoas irresponsáveis estão espalhando mentiras que estão custando a vida das pessoas”, escreveu a cantora canadense em um comunicado publicado em seu site na sexta-feira. “Sou solidário com Neil Young e as comunidades científicas e médicas globais nesta questão”.
A decisão de Mitchell ocorre depois que Young solicitou que seus empresários e gravadora ordenassem a remoção imediata de todas as suas músicas do Spotify, conforme notíciamos, devido à desinformação sobre vacinas propagada pelo comediante e podcaster Joe Rogan.
Mitchell citou uma carta aberta ao Spotify publicada no início deste mês por uma coalizão de cientistas e profissionais médicos solicitando a implementação de uma política anti-desinformação. A carta foi republicada na íntegra no site do cantor de 78 anos, e nela os escritores delinearam uma série de preocupações sobre o podcast de Rogan “The Joe Rogan Experience”, que atualmente é o podcast mais popular nos EUA e Reino Unido, além de fazer enorme sucesso por todo mundo.
Na carta aberta cientísticas acusam Joe Rogan de “desencorajar a vacinação em jovens e crianças, afirmar incorretamente que as vacinas de mRNA são “terapia genética”, promover o uso off-label de ivermectina para tratar o COVID-19 e muito mais.
Apesar de bastante inteligente, Joe Rogan, comediante e ex-lutador, age realmente de forma negacionista e irresponsável ao falar de vacinação e pandemia, porém curiosamente já revelou que apoiou seus pais para serem vacinados. O centro da questão parece para Rogan parece ser a defesa da liberdade individual que os americanos tanto prezam, porém ao se tornar uma das pessoas mais influentes do mundo a cobrança encima do podcaster só aumenta quando ele costuma falar alguma bobagem, o que não é raro em seu programa.
A hashtag #DeleteSpotify se tornou viral em meio a críticas ao podcast de Rogan e não perdendo a oportunidade de promover sua plataforma, a Apple Music twittou na quinta-feira que agora é “a casa de Neil Young”. Young e Mitchell juntos têm quase 10 milhões de ouvintes mensais no Spotify, resta saber agora quantos ouvintes o Spotify irá perder ao se alinhar com a defesa de Rogan.
Questões complexas para um mundo em rápida transformação.
Comente!