No quadro “Conversa de Botequim” de hoje, eu e o Biofá falamos sobre Chico Buarque, que completou 75 anos de idade nessa semana.
Sobre Chico Buarque
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Francisco Buarque de Hollanda OMC, mais conhecido como Chico Buarque (Rio de Janeiro, 19 de junho de 1944), é um músico, dramaturgo, escritor e ator brasileiro. É conhecido por ser um dos maiores nomes da música popular brasileira (MPB). Sua discografia conta com aproximadamente oitenta discos, entre eles discos-solo, em parceria com outros músicos e compactos.
Filho do historiador Sérgio Buarque de Hollanda e de Maria Amélia Cesário Alvim, escreveu seu primeiro conto aos 18 anos, ganhando destaque como cantor a partir de 1966, quando lançou seu primeiro álbum, Chico Buarque de Hollanda, e venceu o Festival de Música Popular Brasileira com a música A Banda. Autoexilou-se na Itália em 1969, devido à crescente repressão do regime militar do Brasil nos chamados “anos de chumbo”, tornando-se, ao retornar, em 1970, um dos artistas mais ativos na crítica política e na luta pela democratização no país. Na carreira literária, foi vencedor de três Prêmios Jabuti: o de melhor romance em 1992 com Estorvo e o de Livro do Ano, tanto pelo livro Budapeste, lançado em 2004, como por Leite Derramado, em 2010.
Foi casado por 33 anos (de 1966 a 1999) com a atriz Marieta Severo, com quem teve três filhas, Sílvia Buarque, Helena e Luísa. Chico é irmão das cantoras Miúcha, Ana de Hollanda e Cristina. Ao contrário da crença popular, o dicionarista Aurélio Buarque de Holanda era apenas um primo distante do pai de Chico.
Em 2 de dezembro de 2012, foi confirmado por Miguel Faria um documentário no qual apresentará um show de Chico organizado para a produção, mesclado com depoimentos dele e de outros nomes da música nacional, além de encenações com personagens das canções mais famosas do artista. O documentário foi lançado em 26 de novembro de 2015, com o nome Chico – Artista Brasileiro.
Em 21 de maio de 2019 Chico Buarque foi distinguido com o Prémio Camões.
Amo, Chico, as músicas são inconfundíveis, e gosto ele cantando tbm. Conheci primeiro Construção, eu tinha uns 14 anos, no colégio, minha professora colocava pra gente analisar, daí me apaixonei. Grande Chico…
Um dos melhores Conversa de Botequim! Obrigado!
Cadê discografia lennon,guys????TÃO VACILANDO KKKKKKKK
Faltou alguma do Julinho do Adelaide
"Lua Cheia" eh Toquinho/Chico, sem Vinícius
Faz alguma coisa de Roberto Carlos.
Parabéns! Foda…
Boooooring
Loui, cade a discografia do John Lennon? Ja passamos de 81 mil inscritosss
Lado A/B do Charlie Brown Jr
Quem quer curti, que não quer comente.
Baita vídeo!! Parabéns, Bio e Louie!
Cadê a cervejinha dos vídeos?? Sempre nos presenteando com bons conteúdos!!!
É preciso ouvir todos os primeiros discos do Chico, os 3 da RGE dos anos 60 e os da Philips dos anos 70. Lá está a nata da grande música do Chico e de boa parte da MPB de todos os tempos. Lado B do Chico é difícil, a obra dele é de muita qualidade, talvez "Umas e Outras" de 68, "Mambembe" de 72… olha o nível de prováveis Lado B. Chico Buarque é o maior compositor brasileiro de todos os tempos sem a menor dúvida.
Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque eca!!! Tem mais uma lista aí 🤢🤢🤢🤢🤮🤮🤮🤮🤮🤮
Meu treino de violão atual é tocar Chico. Tenho os 4 songbooks do Almir Chediak, material pra uma vida de estudos!
Claramente comunistas fazendo vídeo sobre Chico Buarque kkkkkk
Pô Lui pede uma entrevista para o Chico, quem sabe ele aceita, seria antológico. O impossível as vezes acontece. Ótimo vídeo/homenagem .
Nada do Almanaque ? Eu acho o melhor álbum do Chico!
Rico o país que tem um Chico Buarque. Pra nossa sorte, só nós temos.
Chico é o verdadeiro patrimônio brasileiro e de toda língua portuguesa.
Eu tenho aquela coleção da Abril e faço maratona Chico Buarque direto, ouço todos os discos. Esse sim é um patrimônio do Brasil.
Eu também to viciado no disco Vida. Da faixa título que é sensacional, passando por" Deixa a Menina" um samba de responsa, depois vem a ótima "Já Passou" e a melancólica "Bastidores", esta última que o Cauby interpretou de forma mais alto astral. Mais pro fim temos "Morena de Angola" que eu adoro, depois a obra prima "Bye Bye Brasil" e a excelente "Não Sonho Mais" e sua letra hilária. Realmente um discaço.
Maravilhoso.. O Chico e o video..
Sdds de vcs meninos
Entendi
… achei engraçadas as interpretações de algumas letras do Chico.
Em ''Já Passou'' o sentido é outro – o amor não passou, ele fez uma ironia debochada.
O 'já passou' é pura fachada.
E em 'Mil Perdões' a personagem é uma mulher, e sempre será. Não há crueldade ou sadismo nenhuns. Essa mulher foi à forra 'nas suas demoras por aí, etc.'. A brutidão e a estupidez desse homem dela é que a levou a, SUPOSTAMENTE, trai-lo, etc..
Na minha opinião há duas músicas do Chico que passam batidas, quanto aos textos/letras. São ''A Bela E A Fera'' e ''O Malandro 2''.
Mesmo entre seus mais ferrenhos admiradores não vejo a interpretação correta dessa duas letras.
A música mais triste do Chico, em minha opinião, é 'O Circo místico'.
O meu lado A, com ou sem parceria:
Corrente.
A Mais Bonita.
O Circo Místico.
De Volta Ao Samba.
Valsa Dos Clows.
Passaredo.
Não Sonho Mais.
Futuros Amantes.
Meu Lado B, com ou sem parceiros:
Já Passou.
Lua Cheia.
Tango Do Covil.
Doze Anos.
Introdução Para A Turma Do Funil.
Meu Refrão.
O Velho Francisco.
Noite Dos Mascarados.
O problema é que quase todas as músicas do Chico são lado B – de tão pouco que as rádios as tocam.
Meu compositor preferido da MPB! Não sei se o Chico assiste YouTube, mas acho que se visse o carinho que é dispensado a ele e sua obra no canal de vcs, toparia dar uma entrevista na hora. Seria épico né?? Quem sabe um dia? Abração!
Eu tenho dos LP's do Chico e Caetano ao vivo. O 1° achei que estava com defeito, som estranho e tal, ai fui comprar outro e vi que continuava ruim do mesmo jeito. Conclusão: o disco era realmente mau gravado kkk
Vocês são do caralho. Sem mais.