Começa hoje a edição 2023 do Lollapalooza Brasil. O festival traz os maiores nomes da música pop e alternativa mundial. Lembrando que o festival é transmitido pelos canais Multishow, Bis, pelo streaming Globoplay, e os melhores momentos de cada dia serão exibidos na TV aberta pela Globo (veja todos os horários aqui).
Abaixo você confere os perfis e os horários das principais atrações:
Billie Eilish (HOJE – Palco Bud; 21h15 – 22h45)
Billie Eilish Pirate Baird O’Connell nasceu em Los Angeles em 18 de dezembro de 2001. A cantora ganhou popularidade em 2016, quando lançou o single de estreia ‘Ocean Eyes’ no SoundCloud, posteriormente lançado pelas gravadoras Darkroom e Interscope Records. Ela tem como parceiro de composição seu irmão, Finneas O’Connell, com quem ela colabora em músicas e shows ao vivo.
O estouro aconteceu com seu single ‘Bad Guy’, de 2019, que atingiu o topo da Billboard Hot 100. Ela foi indicada para seis Grammy Awards, incluindo Gravação do Ano, Álbum do Ano, Canção do Ano e Melhor Revelação. Ela é a artista mais jovem a ter sido indicada nas principais categorias do Grammy Awards.
Lil Nas X (HOJE – Palco Chevrolet; 20h10 – 21h10)
Nascido Montero Lamar Hill, em Lithia Springs, no dia 9 de abril de 1999, o rapper e compositor norte-americano ganhou destaque com o lançamento de seu single de country rap ‘Old Town Road’, que viralizou no início de 2019 até dominar as paradas musicais internacionalmente, ficando 19 semanas no topo da tabela Billboard Hot 100 dos EUA. Foi a canção com mais tempo no número um desde que a tabela estreou em 1958.
O seu elogiado álbum de estreia, “Montero”, traz o single número um ‘Montero (Call Me by Your Name)’, assim como ‘Sun Goes Down’ e ‘Industry Baby’.
Lil Nas X foi o artista masculino mais indicado no 62º Grammy Awards,no qual ganhou os prêmios de Melhor Videoclipe e Melhor desempenho de pop em duo ou grupo. Lil Nas X é também o primeiro artista abertamente LGBT negro a ganhar um prêmio da Country Music Association.
Rise Against (HOJE – Palco Adidas; 21h15 – 22h15)
Os veteranos da primeira noite de Lolla são uma banda americana de punk rock/hardcore de Chicago, Illinois, formada em 1999.
Com cerca de 10 milhões de álbuns vendidos (cinco dos quais, chegaram ao Top 10 americano), a banda formada por Tim McIlrath (vocal e guitarra), Zach Blair (guitarra e vocal de apoio), Joe Principe (baixo e vocal de apoio) e Brandon Barnes (bateria e percussão) é um dos grupos punk-rock/hardcore com mais sucesso de todos os tempos.
LUMDMILLA (SÁBADO – Palco Bud; 14h40 – 15h35)
A cantora que começou fazendo funk e foi se tornando mais eclética, abraçando outros gêneros como o samba e uma carreira internacional já se delineia. Em novembro de 2022 ganhou o Grammy Latino com o projeto Numanice #2, na categoria de “Melhor Álbum de Samba/Pagode”. Hoje (24) ela está lançando o novo álbum “Vilã”, que marca seu retorno ao pop. Promete botar o Lolla para balançar.
Pitty (SÁBADO – Palco Adidas; 14h40 – 15h35)
A brasileira Pitty está comemorando seus vinte anos de carreira e segue em uma turnê comemorativa. O show promete ser um dos mais energéticos dessa edição do Lolla
YUNGBLUD (SÁBADO – Palco Chevrolet; 15:40 – 16:40)
O inglês Dominic Richard Harrison, nascido em 5 de agosto de 1997 em Doncaster, South Yorkshire, conhecido como YUNGBLUD, lançou , em 2018, seu primeiro EP, que levava apenas seu nome. Em seguida, veio o álbum “21st Century Liability”. Em 2019, lançou mais um EP, “The Underrated Youth”. Seu segundo álbum, “Weird!”, foi lançado no final de 2020 e alcançou o topo da parada de álbuns do Reino Unido e alcançou a posição 75 na Billboard 200 dos EUA.
Seu terceiro álbum de estúdio autointitulado foi lançado em setembro de 2022 e também alcançou o número 1 nas paradas de álbuns do Reino Unido, bem como o número 45 na Billboard 200 e o número 7 na parada de álbuns de rock dos EUA.
Jane’s Addiction (SÁBADO – Palco Chevrolet; 17:50 – 18:50)
A banda do criador do Lolla, Perry Farrell. A primeira edição foi em 1991, era um festival itinerante nos Estados Unidos até se tornar fixo em um local (Chicago) em 2003, 17 anos após seu fim, e ganhar as edições latino-americanas.
Formado em 1985, o Jane’s Addiction se tornou um dos maiores nomes do rock alternativo. Agora, junto com Farrell, o baterista Stephen Perkins e o baixista Eric Avery, está o guitarrista Josh Klinghoffer, ex-Red Hot Chilli Peppers, que está substituindo Dave Navarro na turnê pelo menos abril.
The 1975 (SÁBADO – Palco Bud; 18h55 –19h55)
A banda inglesa de pop rock e Indie rock formada em Manchester por Matty Healy (Vocalista, guitarrista), Adam Hann (guitarrista), George Daniel (baterista, vocalista) e Ross MacDonald (baixista) lançou seu primeiro disco em 2013, que levava apenas o nome da banda e já teve bastante sucesso na estreia. Nesse segundo Lolla dos rapazes, eles chegam a bordo da turnê de divulgação do ótimo álbum “Being Funny in a Foreign Language”, de 2022, que trouxe uma turnê com muita sofisticação cênica.
Tame Impala (SÁBADO – Palco Chevrolet; 20:00 – 21:25)
Tame Impala é o projeto de música psicodélica do multi-instrumentista australiano Kevin Parker, que escreve, grava, executa e produz todas as músicas. Em turnê, o Tame Impala é composto por Parker (vocal, guitarra, sintetizador), Dominic Simper (guitarra, sintetizador), Jay Watson (sintetizador, vocal, guitarra), Cam Avery (baixo, vocal, sintetizador) e Julien Barbagallo (bateria, voz).
Seu disco mais recente é “The Slow Rush”, o quarto álbum de estúdio, lançado em 14 de fevereiro de 2020. Ele segue o álbum “Currents” de 2015 e os singles de 2019 ‘Patience’ e ‘Borderline’, com o último servindo como o primeiro single do álbum.
Twenty Øne Piløts (SÁBADO – Palco Bud; 21h30 – 23h00)
O duo norte-americano chega substituindo o Blink 182. A dupla alcançou grande sucesso com seu quarto álbum, Blurryface (2015), que trazia os sucessos “Stressed Out” e “Ride” e se tornou o primeiro álbum em que todas as faixas receberam pelo menos uma certificação de ouro da Recording Industry Association of America (RIAA).
O single “Heathens” também fez do grupo o primeiro artista alternativo da história a ter dois singles no top cinco simultâneos no Billboard Hot 100 e a terceira banda de rock na história a ter dois singles simultaneamente no top cinco da Billboard. Hot 100, juntando-se aos Beatles e Elvis Presley.
Atualmente a banda divulga seu sexto álbum, “Scaled and Icy”, lançado em 21 de maio de 2021.
Rosalía (DOMINGO – Palco Chevrolet; 19h40 – 20h55)
Dona de um dos discos mais elogiados de 2022, “Motomami” a espanhola nascida Rosalia Vila Tobella, em 25 de setembro de 1992, em Barcelona, a espanhola chega ao Lolla como uma das atrações mais aguardadas dessa edição.
Drake (DOMINGO – Palco Bud; 21h – 22h30)
O rapper canadense está entre os artistas musicais que mais vendem no mundo, com mais de 170 milhões de discos vendidos. Drake é o artista de singles digitais mais certificado nos Estados Unidos pela RIAA. Ele tem cinco prêmios Grammy, seis American Music Awards, um recorde de 34 Billboard Music Awards, dois Brit Awards e três Juno Awards.
Drake alcançou 11 hits número um na Billboard Hot 100 e detém outros recordes da Hot 100. Ele também tem o maior número de singles nas paradas R&B/Hip-Hop Airplay, Hot R&B/Hip-Hop Songs, Hot Rap Songs e Rhythmic Airplay. Com todos essas marcas, não é de se estranhar que seja uma das atrações mais aguardadas do festival.
Leia também: