A banda brasileira Loyal Gun está de volta com o segundo capítulo de sua “Trilogia da Transição”. O grupo lança agora “Leitmotif”, um disco que mergulha profundamente na jornada da vida adulta e suas complexidades.
“Leitmotif” é uma exploração sonora dos ciclos da vida e como eles moldam nossa identidade ao longo do tempo. O título do álbum é uma referência à técnica de leitmotif na ópera, onde temas musicais se repetem sempre que uma passagem relacionada a uma personagem ou assunto é encenada. Da mesma forma, nossa vida é marcada por ciclos que se intensificam e nos caracterizam com o passar do tempo.
A cor tema que permeia todo o álbum é o marsala, representando o entardecer, simbolizando a transição do fim da fase adulta para a próxima etapa, muitas vezes chamada de “crise da meia-idade”. As composições abordam as questões, dilemas e desafios que acompanham essa fase da vida. A arte da capa, criada por Rodrigo Lima, reflete essa ideia com círculos que representam a sucessão de ciclos da vida, que se intensificam a ponto de gerar questionamentos em um dado momento.
“Leitmotif” apresenta 10 faixas, cada uma explorando temas e estilos musicais. O recentemente lançado single “Uptight” destaca-se como uma das poucas faixas não compostas durante o distanciamento social da pandemia, com influências folk.
Outras faixas, como “Side By Side,” abordam a necessidade de união em tempos tumultuados e ganharão clipes em breve. “How Are You Feeling?” oferece uma visão pop do cotidiano e das limitações financeiras que muitos enfrentam. “Post-Truth” reflete sobre a crescente popularização do termo “pós-verdade” e o uso de notícias falsas para manipular opiniões. “Comfort Zone” aborda a necessidade de sair da zona de conforto para um melhor entendimento de si mesmo e das relações próximas.
Comente!